Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Jardim Gonçalves condenado a pagar 1 milhão de euros

Ir para baixo

Jardim Gonçalves condenado a pagar 1 milhão de euros Empty Jardim Gonçalves condenado a pagar 1 milhão de euros

Mensagem por Joao Ruiz Qui maio 13, 2010 10:57 am

Jardim Gonçalves condenado a pagar 1 milhão de euros

por Dn.pt
Hoje

Jardim Gonçalves condenado a pagar 1 milhão de euros Ng1293071
O Banco de Portugal condenou Jardim Gonçalves, presidente do BCP desde 2005, a pagar 1 milhão de euros e à inibição de exercer qualquer cargo na área financeira durante 9 anos.

Segundo avançou o Expresso online, o Banco de Portugal condenou Jardim Gonçalves, Filipe Pinhal, Christopher de Beck, António Rodrigues, Alípio Dias, António Castro Henriques e Luís Gomes a pagar coimas elevadas e à inibição do exercício de actividade financeira, no âmbito de um processo de contra-ordenação sobre prestação de informações falsas relativas a sociedades sedeadas em offshores (paraísos fiscais).

As coimas aplicadas, tal como informa o Expresso online, variam entre 1 milhão e 230 mil euros e a inibição do exercício de actividade financeira entre 9 e 3 anos. A Jardim Gonçalves, fundador e presidente do BCP desde 2005, foi aplicada a coima máxima (1 milhão de euros) e a inibição por 9 anos de exercer qualquer cargo na área financeira.

Apesar de também acusados, Paulo Teixeira Pinto e Filipe Abecassis não foram condenados porque o Banco de Portugal não considerar ter ficado provado que os dois administradores tivessem tido conhecimento das matérias em causa, adianta ainda o Expresso online

In DN

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Jardim Gonçalves condenado a pagar 1 milhão de euros Empty BCP e ex-gestores multados em 9,4 milhões

Mensagem por Joao Ruiz Sex maio 14, 2010 11:08 am

BCP e ex-gestores multados em 9,4 milhões

por PAULA CORDEIRO
Hoje

Jardim Gonçalves condenado a pagar 1 milhão de euros Ng1293414

Banco de Portugal condenou o banco, seis administradores e um director. Jardim Gonçalves fica inibido nove anos

O Banco Comercial Português (BCP), seis ex-administradores e um director foram condenados a pagar coimas totais de 9,4 milhões de euros e com inibições de exercício de funções no sector financeiro que vão até nove anos. Jardim Gonçalves, ex-presidente e fundador do banco, foi notificado com a condenação mais pesada em termos individuais: um milhão de euros de coima e inibição durante nove anos, por nove infracções. O banco foi condenando com uma coima de cinco milhões de euros.

Em causa está a utilização irregular de sociedades offshores e a sua ocultação da autoridade de supervisão.

As notificações foram enviadas no final da tarde de quarta-feira, tendo a maioria dos ex-gestores já anunciado que vai recorrer da sentença. O BCP está a estudar se avançará ou não com o recurso.

Ontem, Jardim Gonçalves anunciava que iria recorrer, não se mostrando surpreendido com a decisão. Dizendo que os discursos "acusatórios" do governador, do ministro das Finan- ças e do presidente da CMVM já indiciavam estas condenações, Jardim refere que "o BCP deu um grande contributo a todo o sistema financeiro, que o Banco de Portugal não acompanha".

Dos dez acusados inicialmente, o Banco de Portugal ilibou dois: Paulo Teixeira Pinto, ex-presidente, e Filipe Abecassis, director-geral.

Além de Jardim Gonçalves, foram ainda condenados com a inibição de nove anos Christopher de Beck, ex-vice-presidente do BCP, que foi notificado a pagar uma coima de 750 mil euros. Também António Rodrigues, que à data dos acontecimentos (2007) era administrador financeiro do banco, viu ser-lhe aplicada uma inibição de nove anos e uma coima de 875 mil euros. Cada um destes ex-gestores incorreram igualmente em nove infracções.

O advogado de Antó-nio Rodrigues, Rogério Alves, em declarações ao Negócios, considerou a condenação "profundamente errada e injusta".

Filipe Pinhal, o anterior presidente do BCP, foi contemplado com inibição durante sete anos e 425 mil euros de coima, por seis infracções. Ao DN, disse "ir recorrer", por não se "conformar com a decisão".

Luís Gomes, director do banco, foi condenado a cinco anos de inibição e uma coima de 650 mil euros, seguindo-se-lhe Alípio Dias, com quatro anos e 540 mil euros, e Castro Henriques, com quatro anos e 230 mil euros

In DN

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos