Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Jamaica

Ir para baixo

Jamaica Empty Jamaica

Mensagem por Joao Ruiz Seg maio 24, 2010 4:34 pm

Decretado estado de emergência na capital da Jamaica

por Lusa
Hoje

Jamaica Ng1297198

As autoridades jamaicanas decretaram domingo o estado de emergência em Kingston devido a confrontos entre a polícia e bandos de marginais, que tentaram impedir a detenção de um importante traficante de droga, para ser extraditado para os Estados Unidos.

Um polícia e um civil ficaram feridos nas trocas de tiros durante os combates de rua e três esquadras foram atacadas, declarou um porta-voz policial.

O estado de emergência, decretado pelo primeiro ministro Bruce Golding na sequência de uma reunião extraordinária do governo, incide sobre Kingston e Saint-Andrew e entrou em vigor a partir das 18:00 locais (00:00 de hoje em Lisboa), estando previsto que fique em vigor pelo menos durante um mês.

Os marginais ergueram barricadas para protestar contra a extradição de Christopher "Dudus" Coke, considerado o cabecilha do mais importante grupo ligado ao tráfico de droga, o Shower Posse, que dispõe de ramificações nos Estados Unidos, fornecendo marijuana e "crack ".

In DN

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Jamaica Empty Contratações na função pública e cheques bebé suspensos

Mensagem por Joao Ruiz Seg maio 24, 2010 4:42 pm

Contratações na função pública e cheques bebé suspensos

Hoje

Jamaica Ng1297346

As novas contratações para a função pública serão suspensas e os cheques bebé eliminados no plano para reduzir o défice público do Reino Unido em sete mil milhões de euros, anunciou hoje o Ministério das Finanças.

Londres, 24 mai (Lusa) -

Serão poupados mais de mil milhões de libras (1,15 mil milhões de euros) em consultoria e viagens e perto de dois mil milhões de libras (2,3 mil milhões de euros) em informática, material e imobiliário.

O governo espera ainda economizar 700 milhões de libras (810 milhões de euros) na limitação de contratações e eliminação de institutos e organizações públicas e mais meio milhão de libras (579 milhões de euros) em despesas secundárias.

O Ministério da Administração Local britânico terá o orçamento reduzido em 780 milhões de libras (903 milhões de euros) e o Ministério da Economia em 836 milhões de libras (968 milhões de euros).

Os Ministérios dos Transportes, Educação, Trabalho e Pensões e o próprio Ministério das Finanças serão também afectados com cortes entre 451 milhões de libras (522 milhões de euros) e 683 milhões de libras (790 milhões de euros).

Ao todo, afirmou o ministro das Finanças, George Osborne, serão poupados 6,5 mil milhões de libras (7,5 mil milhões de euros) em "despesas inúteis" no sector público mas meio milhão de libras (579 milhões de euros) será "reciclado" e usado noutras áreas.

Numa referência ao facto de o governo de coligação entre conservadores e democratas liberais estar em funções há menos de duas semanas, Osborne congratulou-se por ter feito a "mais rápida e abrangente revisão de despesas na história recente".

Uma das promessas do partido Conservador durante a campanha foi apresentar um orçamento rectificativo no espaço de 50 dias após as eleições, o que será feito oficialmente a 22 de Junho, e implementar cortes no orçamento no valor de seis mil milhões de libros (sete mil milhões de euros).

Reconhecendo que haverá consequências por causa destas medidas, o ministro das Finanças, George Osborne, garantiu que estas foram ponderadas.

"Já tinha garantido que as despesas feitas em Saúde, Defesa e Cooperação serão reinvestidas nos próprios serviços" (...) "hoje estou em condições de proteger também escolas, financiamento aos infantários e despesas na educação entre os 16-19 [anos]", vincou.

Osborne justificou a urgência em implementar estas "medidas difíceis" com a necessidade de "aumentar confiança na economia e proteger empregos".

O governo não confirmou a previsão de 300 mil postos de trabalho eliminados nos próximos anos, adiantada pela imprensa durante o fim de semana, mas afirmou que os empregos serão sobretudo afectados pelos congelamentos nas contratações.

"Estes são apenas os primeiros passos no sentido de criar melhores serviços públicos, uma economia mais forte e uma sociedade mais justa", reivindicou Osborne, em conferência de imprensa.

Advertiu também para decisões duras nos próximos anos.

"Herdámos uma economia em desordem mas nós vamos conseguir sair dela mais fortes", prometeu.

O défice orçamental britânico, revisto recentemente em baixa, atingiu no ano fiscal 2009/2010 um recorde de 145,4 mil milhões de libras (167 mil milhões de euros), o que corresponde a 10,37 por cento do Produto Interno Bruto (PIB).

In DN

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Jamaica Empty Polícia e exército controlam reduto de traficante

Mensagem por Joao Ruiz Ter maio 25, 2010 9:15 am

Polícia e exército controlam reduto de traficante.

por Lusa
Hoje

Jamaica Ng1297828

A polícia e o exército jamaicanos tomaram de assalto o reduto de um padrinho da droga, cuja extradição é reclamada pelos Estados Unidos, após dias de violência que fizeram dois mortos e seis feridos entre as forças de segurança.

"As forças de segurança entraram no Tivoli Gardens", um bairro de Kingston considerado reduto do narcotraficante Christopher "Dudus" Coke, disse hoje à AFP um porta-voz da polícia que pediu o anonimato.

Habitantes aterrorizados fugiram do bairro situado na região ocidental da capital jamaicana, onde se registaram combates de rua entre forças de segurança, apoiadas por helicópteros, e homens de mão do padrinho da droga, que ergueram barricadas para o proteger.

Testemunhas disseram à rádio ter visto cadáveres nas ruas.

"Socorro, venham ajudar-nos", disse à rádio uma habitante do bairro, acrescentando que lhe tinham morto uma filha.

Pelo menos dois polícias foram mortos e seis ficaram feridos, no domingo à noite, em incidentes relacionados com o mandado de prisão passado contra Christopher Coke.

As autoridades jamaicanas instauraram no domingo o estado de urgência em Kingston e arredores.

In DN

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Jamaica Empty 27 mortos e 211 detidos em confrontos na Jamaica

Mensagem por Joao Ruiz Ter maio 25, 2010 3:30 pm

27 mortos e 211 detidos em confrontos na Jamaica

por Lusa
Hoje

Jamaica Ng1297909

Pelo menos 27 pessoas, a maioria civis, morreram durante os confrontos entre as forças de segurança e bandos armados em Kingston, divulgou hoje a polícia jamaicana, acrescentando que 211 pessoas foram detidas.

Perto de 25 pessoas ficaram feridas, de acordo com um porta-voz da polícia, que informou ainda da detenção de um total de 211 pessoas, incluindo quatro mulheres.

Pelo menos três membros das forças de segurança morreram e nove ficaram feridos desde o início dos confrontos.

Os confrontos com as forças de segurança jamaicanas começaram na quinta feira, quando grupos armados ergueram barricadas e atacaram violentamente a polícia, nomeadamente no bairro Tivoli Gardens, para impedir a detenção de um padrinho da droga, Christopher "Dudus" Coque, ameaçado de extradição para os Estados Unidos.

No domingo, as autoridades jamaicanas decretaram o estado de emergência nas cidades de Kingston e Saint-Andrew.

Hoje, vários helicópteros sobrevoaram a capital jamaicana, cujas ruas estão desertas. As principais artérias da cidade, habitualmente congestionadas, continuam sem circulação de carros particulares e de transportes públicos e as escolas permanecem fechadas.

A polícia e o exército continuam a cercar as imediações do bairro Tivoli Gardens, apelando para as pessoas permanecerem em casa, uma vez que a ameaça continua "grave".

"Têm de perceber que estamos no caminho de uma guerra", declarou um responsável da polícia, Glenmore Hinds.

Vários testemunhos locais relatam que existem corpos estendidos nas ruas. Segundo os órgãos de comunicação locais, os bancos de sangue estão à procura de doadores.

O estado de emergência, decretado pelo primeiro ministro Bruce Golding, deverá permanecer em vigor pelo menos durante um mês.

"Dudus" Coke, 42 anos, é considerado o cabecilha do mais importante grupo ligado ao tráfico de droga, o Shower Posse, que dispõe de ramificações nos Estados Unidos, fornecendo marijuana e "crack".

In DN

Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Jamaica Empty Sessenta mortos em Kingston

Mensagem por Joao Ruiz Qua maio 26, 2010 8:22 am

Sessenta mortos em Kingston

por SUSANA SALVADOR
Hoje

Jamaica Ng1298073

Troca de tiros constantes entre autoridades e apoiantes do alegado traficante.

A capital jamaicana está transformada numa zona de guerra. Os confrontos entre as autoridades e os apoiantes de Christopher Dudus Coke estão a espalhar-se para lá de Tivoli Gardens, o reduto do alegado traficante de droga. Pelo menos 60 pessoas terão morrido desde o início dos combates, na segunda-feira, incluindo um rapaz em Spanish Town, fora da zona onde tinha sido declarado o estado de emergência. Há ainda mais de 200 pessoas detidas.

Dudus continua contudo a escapar à polícia, que efectua buscas casa a casa em Tivoli Gardens para tentar deter o alegado líder do gangue Shower Posse e extraditá-lo para os EUA (onde arrisca prisão perpétua por tráfico de droga e de armas). Os seus apoiantes ergueram barricadas com arame farpado e carcaças de carros de forma a impedir a entrada das autoridades, respondendo com tiros às incursões dos militares.

Segundo indicaram fontes hospitalares à AFP, havia ontem 60 mortos. Um dos quatro polícias mortos, Wayne Henriques, de 46 anos, foi chamado na sua folga, no dia em que celebrava 17 anos de aniversário de casamento, segundo o Jamaica Observer. Há ainda muitos feridos, sendo que sete são polícias e o Governo está a apelar às doações de sangue. Num dos hospitais para onde foram levadas as vítimas, testemunhas indicaram à AFP a existência de tiroteios.

"Outras pessoas foram também mortas", disse o porta-voz, sem dar mais pormenores. Entre os 211 detidos há seis mulheres, revelou a mesma fonte. O primeiro-ministro jamaicano, Bruce Golding, ordenou que seja feita uma avaliação precisa da operação e do número de vítimas.

As autoridades aconselham os habitantes da cidade a ficarem em casa, estando as ruas do centro praticamente vazias, e as escolas encerradas. "É uma pena que os media não se possam aventurar dentro da região [Tivoli Gardens] para que possam ver o que se está a passar; são tiros disparados para todo o lado", disse um polícia ferido ao jornal Jamaican Observer.

Cedendo à pressão cada vez maior dos jamaicanos, Golding pôs de lado o argumento que usou durante nove meses - de que as acusações contra Dudus tinham como base escutas ilegais - e autorizou a sua extradição para os EUA. Christopher Coke, que é visto como uma espécie de "Robin dos Bosques" pelos habitantes do seu reduto, tem ligações ao partido do primeiro-ministro (eleito pelo círculo de West Kingston, de que faz parte Tivoli Gardens).

Os combates não se espalharam para os bairros mais ricos da capital jamaicana e estão longe dos destinos turísticos da ilha, como Montego Bay ou Ocho Rios (no lado norte). As autoridades norte-americanas, que ontem encerraram a Embaixada em Kingston, desaconselham as viagens até à capital. Já os britânicos são aconselhados a redobrarem os seus cuidados quando deixam a segurança dos resorts da ilha.

In DN

Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Jamaica Empty Re: Jamaica

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos