Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Vila Nova de Foz Coa

Ir para baixo

Vila Nova de Foz Coa Empty Vila Nova de Foz Coa

Mensagem por Joao Ruiz Seg Jun 21, 2010 8:36 am

Altar de pedra em Chãs

Gaiteiros, tambores e rituais assinalam Solstício do Verão

O Solstício do Verão vai ser celebrado na segunda-feira ao pôr-do-sol, entre as 20:00 e as 20:45, num antigo altar de pedra em Chãs, concelho de Vila Nova de Foz Côa.

Pelas 18:30, um cortejo alegórico partirá, com várias personagens, em representação dos antigos sacerdotes druidas, do adro da aldeia, até ao local das celebrações, ao som de gaiteiros de Miranda - Anda Camino.

O ato será antecedido com leitura de poemas e rituais de xamanismo, dedicados à cura da terra, ao som de tambores e gaitas de foles e interpretações de viola de arco pelo actor e músico, João Canto e Castro.

A Pedra do Solstício, situada nos arredores da aldeia de Chãs, no monte dos Tambores, trata-se de um imponente bloco granítico arredondado, com três metros de diâmetro, que se supõe ter sido posto de observação astronómico e local de culto, desde o neolítico e calcografia, por antigos povos que habitaram esta área.

O local fica a curta distância de outro templo solar, o Santuário da Pedra da Cabeleira, onde são celebrados os Equinócios, ambos os locais sobranceiros a alguns dos principais núcleos de gravuras rupestres classificados como Património da Humanidade.

Segundo estes "adoradores do Sol", há já quem classifique aqueles alinhamentos sagrados como o "Stonehenge português", visitado por inúmeros especialistas e investigadores.

Para o professor catedrático e investigador, Moisés Espírito Santo, que considera que "os livros de história têm ignorado a cultura dos nossos antepassados lusitanos, procurando fazer crer que estes eram uma horde de selvagens, atrasados e ignorantes", estes santuários revelam antes, um povo "libertário e ocioso da sua independência e cultura, e que se opôs aos seus colonizadores".

Do programa consta ainda uma romagem à "Pedra Fernando Assis Pacheco", onde será depositada uma coroa de flores, e um espectáculo, pelas 22:00, com animação do grupo musical - Toca a Cantar.

A iniciativa da Comissão Organizadora das Celebrações do Solstício, nos Alinhamentos Sagrados dos Tambores, conta com o apoio da Autarquia e da Junta de Freguesia locais, e da CALCATERRA - Agroturismo em Mêda.

O verão começa segunda feira, dia 21 de Junho, às 11:28, naquele que será o dia maior do ano, em termos de horas de Sol.


DN, 2010-06-21

Vila Nova de Foz Coa 0002044C

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Vila Nova de Foz Coa Empty Prática de dois crimes de escravidão

Mensagem por Joao Ruiz Sáb Set 21, 2013 8:37 am

.
Em «flagrante delito»

Prática de dois crimes de escravidão

A Polícia Judiciária da Guarda anunciou hoje a detenção, em Vila Nova de Foz Côa, de um agricultor, de 43 anos, pela presumível autoria da prática de dois crimes de escravidão.

O Departamento de Investigação Criminal da PJ da Guarda refere, em comunicado, que a detenção do suspeito ocorreu em "flagrante delito".

"A investigação, iniciada em finais de 2012, permitiu a localização e libertação de dois indivíduos, pai e filho, de 45 e 22 anos, respetivamente, que, privados da liberdade e em condições que indiciavam fortes indícios de escravatura, eram utilizados na execução de vários trabalhos agrícolas", refere a nota da PJ.

O detido vai ser presente às autoridades judiciárias para interrogatório e aplicação de medidas de coação tidas por adequadas, indica a mesma fonte.

Lusa, 2013-09-16

Twisted Evil

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Vila Nova de Foz Coa Empty «Vale do Côa inspira» soluções inovadoras para a região

Mensagem por Joao Ruiz Sex Dez 20, 2013 3:56 pm

.
«Côa Criativo»

«Vale do Côa inspira» soluções inovadoras para a região


Estimular o espírito criativo e empreendedor do Vale do Côa, bem como a identidade da região é o mote de mais uma iniciativa “Côa Criativo”.

A associação de desenvolvimento regional Territórios do Côa promove esta terça-feira a segunda edição do "Côa Criativo", um projecto que quer fomentar o potencial criativo e a competitividade dos dez municípios dos distritos de Bragança e da Guarda que constituem a associação.

O programa contempla a apresentação de dois suportes comunicacionais da região, “para transmitir uma mensagem positiva e demonstrativa do potencial do Vale do Côa”, refere à Renascença a coordenadora do projecto, Dulcineia Moura.

A mensagem é transmitida através de um vídeo promocional, de um "e-book" (“Vale do Côa, uma região que inspira”) e dois "workshops", que visam “estimular a arte de empreender”, adianta.

Os responsáveis pela Territórios do Côa pretendem assim “promover a competitividade do território como destino turístico, soluções inovadoras que respondam à problemática do desenvolvimento sustentável em territórios de baixa densidade e valorizar os recursos endógenos para o desenvolvimento das actividades turísticas e a dinamização local”, explica ainda Dulcineia Moura.

A associação Territórios de Côa abrange os concelhos de Almeida, Figueira de Castelo Rodrigo, Freixo de Espada à Cinta, Mêda, Mogadouro, Pinhel, Sabugal, Torre de Moncorvo, Trancoso e Vila Nova de Foz Côa.

Olímpia Mairos in RR, 2013-12-13

Vila Nova de Foz Coa Images?q=tbn:ANd9GcTfdUhQNVU3sdzS69LN2QhH3kRCId7027Bx5JucN5sn8ngGgNjw

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Vila Nova de Foz Coa Empty Re: Vila Nova de Foz Coa

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos