Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

De pastel a acarajé, livro reúne mais de 80 receitas de comidas de rua do mundo inteiro

Ir para baixo

De pastel a acarajé, livro reúne mais de 80 receitas de comidas de rua do mundo inteiro Empty De pastel a acarajé, livro reúne mais de 80 receitas de comidas de rua do mundo inteiro

Mensagem por Vitor mango Ter Set 09, 2008 8:52 am

De pastel a acarajé, livro reúne mais de 80 receitas de comidas de rua do mundo inteiro

da Folha Online

Em Cingapura, uma das principais iguarias de rua é um pastel de frango, chamado de Rôti Prata, que costuma ser servido com molho curry. Ao viajar para o Líbano, o turista pode encontrar nas ruas Homus com cordeiro e canela. E ir à Bahia sem provar o acarajé vendido em barraquinhas é um verdadeiro pecado.
Reprodução
Livro apresenta receitas com os sabores mais autênticos do mundo
Livro apresenta receitas com os sabores mais autênticos do mundo

Todas estas receitas estão reunidas no livro "Comidinhas de Rua", editado pela Publifolha. O autor, o chef Tom Kime, viajou por vários países em busca de novos sabores e receitas. Dividido entre as anotações de bordo do autor --que contam sobre a descoberta dos pratos--, o livro apresenta mais de 90 sugestões de comidas de rua, como a moqueca sul-vietnamita, a sopa de flor de abóbora, pastéis de tâmara e muito mais.

A primeira parte do livro divide as receitas de acordo com sua origem: Índia e Sri Lanka; Sudeste asiático; América do Sul, Caribe e México; Sul da Europa; Oriente Médio e África do Norte. Nos países asiáticos, Kime apresenta pratos bem apimentados e intensos, que mesclam sabores "opostos" como salgado e azedo.

No continente americano, ele encontrou vários ingredientes e petiscos exóticos, como o acarajé baiano, os espetinhos de queijo coalho e o molho de pêssegos mexicano. Em suas anotações sobre a América Latina, o chef conta alguns momentos inusitados pelos quais passou, como o dia em que optou por provar receitas mexicanas a cada 30-45 minutos ao invés de dormir, e de como passou mal ao comer uma pimenta em Salvador (BA) --"para grande divertimento do dono da barraca", como conta o autor.

No sul da Europa, ele explorou especialmente a Sicília (na Itália) e experimentou receitas como alcachofras grelhadas com alho, pimenta e pinhole e o frango de leite recheado com azeitona, cebola e alecrim. E na África e no Oriente Médio o chef topou com especiarias exóticas e com barracas que vendiam abóbora tostada, figos secos, tâmaras suculentas, damascos e ameixas.

Ao final do livro, o autor organiza os petiscos de rua em cardápios para seis ocasiões especiais: piqueniques, churrascos, almoços, jantares informais e festas.

Na seção "Endereços úteis", o livro apresenta ainda uma lista de lojas brasileiras onde é possível encontrar utensílios e ingredientes especiais para o preparo dos alimentos.
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117360

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos