Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A segunda vida de Fidel em defesa do seu legado

Ir para baixo

A segunda vida de Fidel em defesa do seu legado Empty A segunda vida de Fidel em defesa do seu legado

Mensagem por Viriato Sex Set 10, 2010 9:41 am

A segunda vida de Fidel em defesa do seu legado

Fidel Castro está a viver uma segunda vida, depois da grave doença que o afastou da Presidência de Cuba e que o fez estar às portas da morte. E está a aproveitar este segundo fôlego para limar algumas arestas do seu legado, seja lamentando a perseguição aos homossexuais no início do seu regime, há mais de meio século, seja, mais surpreendentemente, confessando agora a um espantado jornalista americano que "o modelo cubano está esgotado".

Como ninguém duvida da inteligência extrema do homem que fez frente a uma dezena de presidentes dos Estados Unidos, e que aos 84 anos não dá quaisquer sinais de senilidade, a defesa do seu legado passa também por um apoio claro às reformas que o seu irmão e sucessor Raúl terá de fazer na ilha comunista. Forçada a abraçar o comunismo por causa da hostilidade dos americanos, a revolução cubana tornou-se subsidiária da União Soviética até ao desaparecimento desta em 1991, e desde então procura um novo rumo. E, sem abdicar do controlo político absoluto, o Partido Comunista Cubano ensaia tímidas reformas económicas, essenciais ao bem-estar de um povo que agradece aos frutos da revolução mas quer mais.

Fidel, para garantir que o legado lhe sobrevive, precisa que a revolução cubana continue, ainda que transformada para se adaptar aos tempos. Um modelo sempre pode dar lugar a outro.

Parte do Editorial do DN de hoje


Não gosto de ditadores. Algumas vezes reconheço que foram ditadores á força. Não houvesse bloqueio económico nem a Baía dos Porcos e Cuba já estaria alinhada com a América Latina. Não tivessem tentado apear Chavez através de um golpe Bushiano e Chavez já tinha caído. A política da canhoeira ás vezes dá resultados ao arrepio do esperado.

Fidel é inteligente. Ao contrário dos Jerónimos, Louçãs e arredores, Fidel já viu que a nacionalização dos meios de produção cria vícios piores que a corrupção capitalista. E aí está a tentar emendar a mão. Parabéns...
Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissão neste fórum:
Você não pode responder aos tópicos