Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tolerância nas democracias

4 participantes

Ir para baixo

Tolerância nas democracias Empty Tolerância nas democracias

Mensagem por Viriato Seg Set 13, 2010 2:59 am

Tolerância nas democracias

João Marques de Almeida

A intolerância em relação a algumas minorias está a crescer no mundo ocidental. Nos Estados Unidos, os sectores cristãos mais radicais têm mostrado a sua intolerância em relação as muçulmanos.

Em França, cerca de metade da população concorda com a expulsão das populações ciganas. Na Holanda, o partido populista de direita, que se opõe à entrada de mais imigrantes muçulmanos, ficou em segundo lugar nas últimas eleições. Na Suécia, um partido semelhante pode eleger pela primeira vez deputados para o Parlamento nas eleições do próximo fim-de-semana. A convivência com algumas minorias de imigrantes tornou-se um dos problemas mais complicados da política dos países ocidentais. E a tendência é para o problema se agravar.

Por exemplo, em Bruxelas, percebe-se perfeitamente que a situação é muito mais explosiva hoje do que era há uns anos atrás.

Gostaria de discutir duas questões que têm sido frequentemente referidas. Em primeiro lugar, muitos admiram-se com o facto de estes comportamentos surgirem em países democráticos e respeitadores dos direitos humanos. Esta surpresa leva-nos a um dos pressupostos fundadores das teses multiculturais. A democracia altera, para melhor, a natureza humana o que permitiria a convivência pacífica entre etnias e culturas diferentes. Mais uma das ilusões destruídas pela primeira década do século XXI. A democracia é simplesmente a forma mais correcta e justa de organizar a vida política de um país. Mas não muda a natureza humana, nem acaba com alguns dos piores instintos das pessoas. Os cidadãos das democracias não se tornam, como resultado do seu regime político, modelos de virtudes. Continua a existir racistas, intolerantes e xenófobos. E são cidadãos normais, que pagam os seus impostos, que são a favor do Estado social, e que votam em partidos democráticos. Não se peça à democracia o que ela não pode dar.

O segundo ponto é o contrário do primeiro e já tem a ver com o que se deve esperar da democracia. Antes de mais, devemos exigir uma grande contenção e responsabilidade por parte dos líderes políticos. Em vez de estimularem o racismo e a xenofobia, devem combatê-los. Dito de um modo mais claro, e tendo em conta o que aconteceu nos últimos dias, Sarkozy mostra um comportamento populista na questão da expulsão dos ciganos, e Obama demonstrou uma elevada responsabilidade política no seu discurso do aniversário do 11 de Setembro.

Continuando com as expectativas que devemos ter em relação aos regimes democráticos, discordo daqueles que fazem uma leitura muito negativa dos resultados eleitorais dos chamados partidos "anti-imigrantes". Apesar do discurso político ser negativo, as votações obtidas devem ser vistas como a expressão da insatisfação do eleitorado através de mecanismos democráticos. É muito melhor exprimir a raiva através do voto do que através da violência. E há raiva entre muitos cidadãos normalmente pacatos nas sociedades ocidentais. Convém tentar percebê-la antes que seja tarde.
____

João Marques de Almeida, Professor universitário


Aí está um tema que pode iniciar esse tópico de debates. Vamos a ele. Qual deve ser o comportamento dos governos em relacção ás minorias....
Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Ir para o topo Ir para baixo

Tolerância nas democracias Empty Re: Tolerância nas democracias

Mensagem por Viriato Seg Set 13, 2010 3:05 am

Cuidado que eles irritam-se

por FERREIRA FERNANDES

A posição das autoridades americanas sobre a mesquita perto das Torres Gémeas tem sido a que deve ser. A liberdade religiosa (e, portanto, a da construção de lugares de culto) é um valor defendido na América. Ela não é a Arábia Saudita, não é de religião única - e ainda bem. Os construtores da mesquita naquele local é que deveriam ter o bom senso de a achar inoportuna. Afinal, milhares de pessoas acabaram de ser mortas em nome do islão, ali, no quarteirão vizinho (foi há nove anos, está na memória dos pais, irmãos e amigos). O imã que está na origem do projecto da mesquita, Feisal Abdul Rauf, homem moderado, deu ontem uma entrevista à cadeia televisiva americana ABC. Disse que cancelar a construção agora enviaria uma mensagem errada ao mundo muçulmano: "A minha maior preocupação com a mudança [do local] é que no mundo muçulmano as manchetes serão: 'Islão foi atacado nos Estados Unidos'." E acrescentou: "E isso também fortalecerá os radicais do mundo muçulmano, e os ajudará a recrutar militantes." O imã Rauf está certo, a não construção iria mesmo irritar os irritadiços. Portanto, vai mesmo ter de se construir, mesmo que a construção irrite também uns quantos. Mas esses não contam. Raramente vi do mundo actual tão boa definição como esta do moderado Rauf: há parte do mundo que espera que lhe passem a mão pelo pêlo e há o resto do mundo para ser refém e calar.
Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Ir para o topo Ir para baixo

Tolerância nas democracias Empty Re: Tolerância nas democracias

Mensagem por Joao Ruiz Seg Set 13, 2010 3:36 am

Penso que não estão em causa, nem o racisno, nem a questão das minorias e sim as condições económico-financeiras de cada país, que nem conseguem satisfazer os seus naturais, quanto mais estendê-las a quem chega de fora.

São teorias muito bonitas no papel, mas que não resultam e levam, na prática, ao conflito, pela disputa de um posto de trabalho, um naco de pão.

Os governos têm, por isso, o dever de estancar essas hemorragias demográficas, controlando firmemente as condições de permanência ilegal de estrangeiros (não importa a procedência), devolvendo-os aos seus países de origem, quando e se não integrados na sociedade (com trabalho e residência fixa).

Se assim não for, como querem que os estados consigam cumprir com o seu dever, para com os seus concidadãos?!?!

Shocked




Última edição por João Ruiz em Seg Set 13, 2010 6:15 am, editado 1 vez(es)

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Tolerância nas democracias Empty Re: Tolerância nas democracias

Mensagem por Vitor mango Seg Set 13, 2010 4:36 am

edu torcia o assunto pelo outro lado
Porque existem minorias ?
Porque eles querem mesmo ser minorias ou as maiorias chateiam-se
vamos aos ciganos
------------------------------------

Um Pai gostara necessariamente de ver a sua filha casada com um cigano e nao com um marmanjo cheio de guita
Sera ?
Porque ?

Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117360

Ir para o topo Ir para baixo

Tolerância nas democracias Empty Re: Tolerância nas democracias

Mensagem por Viriato Seg Set 13, 2010 8:46 am

Este assunto tem pano para mangas. E, se tiverem paciência, gostaria de me explicar melhor. Sempre houve minorias em todos os países. E o tratamento que lhes foi dispensado variou conforme a situação económica dos países visitados. Houve mesmo países que se construiram com a emigração em massa. E dou alguns exemplos:

EUA – não foram os índios que construram esse país. Foram emigrantes de todo o mundo a começar pelos perseguidos religiosamente pelo mundo dito civilizado. Que, como primeira obra, eliminaram os que já lá viviam.

ISRAEL – país criado também com a eleminação ou tentativa disso de quem lá vivia por gente de todo o mundo.

BRASIL - Também não foram os índigenas que lá existiam. Nem tãopouco os portugueses que não tinham população para dominar e desenvolver um país que é quase um continente. Foram povos de todo o mundo. Leia-se a obra de Jorge Amado para se compreender quem fez o Brasil.

AUSTRÁLIA – País socialmente bem desenvolvido e com um padrão de vida invejável. Não foram os aborígenes. Foram os presos degredados que para lá foram mandados.

E a lista continuaria. E constato que, quando os emigrantes vêm preencher funcões que os naturais não gostam, são bem vindos. Isso passou-se em Portugal. Quando há crise, pontapé no rabo que são uns calões.

Não gosto. Portugal passou por várias fases. Fomes endémicas e economia débil. Partiram para todo o mundo. Quando são maltratados, não gostamos. Mas também fomos capazes de integrar na nossa sociedade centenas de milhares de pessoas vindas das colónias. Dir-me-ão: Não eram emigrantes, eram portugueses. Mas de facto eram emigrantes. Muitos (como eu) nascidos lá e com um estigma grave de “retornados”. Odiados pelos continentais. E o que fizemos agrada-me. Este estigma desapareceu. Fizemos o que os franceses não conseguiram com a independência da Argélia no que respeita aos “pieds noirs”.

Hitler ganhou as eleições. Era um país dito civilizado e culto. E começou com um discurso muito parecido com Sarkosy. Acabou com a “Noite das facas longas”. E daí para a frente escuso de contar a história. Todos a sabemos. E até sabemos quem aprendeu bem a licção e a segue.

É por isso que admiro Obama. A construção de uma mesquina na “Zona zero” pode não ser uma ideia inteligente. Mas ele (que muitos dão por muçulmano por causa do nome) não hesita em seguir a Constituição. Que é talvez o grande trunfo da América.

Essa é a minha opinião. Os ciganos não são fáceis de gerir. Creio que em Espanha existem já programas de reintegração com bons resultados. Talvez adaptar os nossos serviços sociais. Ser exigente nas entradas. Há um espaço Shegen. Mas cuidado.. Um dia próximo talvez tenhemos que pedir aos emigrantes que voltem em massa. É que a nossa demografia a isso obrigará. E se não sabemos fazer meninos alguém que os faça.


Para teminar gostaria que nossa recém chegado colaboradora Stefanivs se pronunciasse. É um convite. De uma cidaã de um país aqui referido. Força Stefanivs...
Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Ir para o topo Ir para baixo

Tolerância nas democracias Empty Re: Tolerância nas democracias

Mensagem por stefanivs Seg Set 13, 2010 9:46 pm

Eu gosto da democracia, fico feliz do meu país (Brasil) ter adotado a mesma. Mas as pessoas se enganam com os brasileiros, existe preconceito no Brasil, e não é pouco. O curioso é que há mais entre pessoas da mesma cor, em relação ao racismo. No sentido de sexualidade também há muita discriminação. Porém acho que temos capacidade de superar isso.
Aproveito o tópico para dizer que estamos em eleição aqui, e é o primeiro ano em que exercerei cidadania, então resolvi pesquisar sobre os canditados. Confesso que me preocupei com as ideias, mesmo que ocultas, de socialismo por parte do PT (partido trabalhista), sendo que a canditada Dilma também tem seus ideais que podem regredir nosso país.
É inquietante saber que a faixa de desigualdade social está menos afastada, que cada vez mais pessoas têm internet e que as mesmas não tem saneamento básico.
O Brasil tem características boas no Sistema Internacional, basta agora as internas conciliarem.
stefanivs
stefanivs

Pontos : 13

Ir para o topo Ir para baixo

Tolerância nas democracias Empty Re: Tolerância nas democracias

Mensagem por Vitor mango Ter Set 14, 2010 1:36 am

stefanivs escreveu:Eu gosto da democracia, fico feliz do meu país (Brasil) ter adotado a mesma. Mas as pessoas se enganam com os brasileiros, existe preconceito no Brasil, e não é pouco. O curioso é que há mais entre pessoas da mesma cor, em relação ao racismo. No sentido de sexualidade também há muita discriminação. Porém acho que temos capacidade de superar isso.
Aproveito o tópico para dizer que estamos em eleição aqui, e é o primeiro ano em que exercerei cidadania, então resolvi pesquisar sobre os canditados. Confesso que me preocupei com as ideias, mesmo que ocultas, de socialismo por parte do PT (partido trabalhista), sendo que a canditada Dilma também tem seus ideais que podem regredir nosso país.
É inquietante saber que a faixa de desigualdade social está menos afastada, que cada vez mais pessoas têm internet e que as mesmas não tem saneamento básico.
O Brasil tem características boas no Sistema Internacional, basta agora as internas conciliarem.

Parabens stefanivs

Não tenha medo das desigualdades no Brasil O seu pais é e será um dos maiores paises no Mundo Futuro
E porque ?
Repare no Lula que quando eu ai estive era como um " diabo " se fosse para o Governo . Como trabalhador metalúrgico ele subiu toda a estrutura social e demonstrou saber
Conheço bem o Parana e em parte S, Catarina
A stefanivs esta mais a Sul
Ou seja Este tres estados nada teem a ver quando nos situamos noutras latitudes em que a vegetação e o clima se altera
Quem vive em climas frios tem que se organizar para o Inverno mas quem vive debaixo de uma bananeira pouco tem que se preocupar com alimentação ou vestuário
O que o Brasil demonstrou ao mundo é que no Brasil havia possibilidade de emigrantes do mundo inteiro se integrarem dentro do Brasil sem qualquer problema
Assim é que nos dois estados citados ha cidades polacas alemãs japonesas holandesas e em S. Catarina quase uma copia das ilhas Açorianas onde a paisagem marítima é quase igual e as expressões sao tipicamente Açorianas . As casas os jardins são outra copia Açoriana

E como o Viriato ai em cima cita sempre foram os perseguidos e os injustiçados a fazer paises e nunca os intelectuais ou poderosos
Quando das invasoes Francesas 30.000 de intelectuais fugiram com o Rei para o Brasil
Foi o povo que sofreu martírios com este exercito furioso
Aqui onde escrevo a cidade de Leiria tinha 30.000 habitantes O exercito de Napoleão esfomeado assaltava tudo e matava tudo ate mulheres com crianças ao peito e de tal modo que nos registo depois da invasão aparecem escassos milhares 3.000 ?
os ingleses vieram ajudar e aconselhar as populações a queimar tudo e a seguir o exercito ate Lisboa ( Linha defensiva de Torres Vedras )
napoliao teve em Portugal a 1ª derrota
A fome era tanta que os Ingleses tomando consciência da situação se organizaram para enviarem vacas e animais para reconstruir Portugal
na minha opinião um pais só o é quando sabe aguentar as adversidades estoicamente
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117360

Ir para o topo Ir para baixo

Tolerância nas democracias Empty Re: Tolerância nas democracias

Mensagem por Viriato Ter Set 14, 2010 3:13 am

stefanivs escreveu:Eu gosto da democracia, fico feliz do meu país (Brasil) ter adotado a mesma. Mas as pessoas se enganam com os brasileiros, existe preconceito no Brasil, e não é pouco. O curioso é que há mais entre pessoas da mesma cor, em relação ao racismo. No sentido de sexualidade também há muita discriminação. Porém acho que temos capacidade de superar isso.
Aproveito o tópico para dizer que estamos em eleição aqui, e é o primeiro ano em que exercerei cidadania, então resolvi pesquisar sobre os canditados. Confesso que me preocupei com as ideias, mesmo que ocultas, de socialismo por parte do PT (partido trabalhista), sendo que a canditada Dilma também tem seus ideais que podem regredir nosso país.
É inquietante saber que a faixa de desigualdade social está menos afastada, que cada vez mais pessoas têm internet e que as mesmas não tem saneamento básico.
O Brasil tem características boas no Sistema Internacional, basta agora as internas conciliarem.

Antes de mais nada agradeço-lhe a sua presença. E, embora muito ocupada, quando quiser e achar oportuno, não se acanhe.

Quando me referi ao Brasil e a outros países não me queria referir directamente aos perconceitos raciais que se mantém. Queria frisar que, da parte do poder político, deve haver a preocupação de não segregar minorias, quer expulsando quer isolando (são conhecidos os casos de muros construídos um pouco por todo o mundo). A segregação não resolve os problemas porque os muros caem. E cada muro que cai reforça o poder moral e não só dos povos emparedados.

Sobre o Brasil e seus problemas, não conheço muito. Há 5 anos, fui líder de um projecto de desenvolvimento de um sistema informático complexo. Porque a linguagem de programação não era muito comum em Portugal, contratámos cerca de 15 brasileiros e brasileiras. Foi um prazer essa minha experiência profissional. Encontreo gente de várias cores e meio social de um profissionalismo inesperado. O Brasil, como país imergente, já marca pontos.

Dilma não a conheço embora saiba do seu passado. Mas acompanhei desde há muito Lula. E temia que esse passado sindicalista e de lutador dos "sem terra" marcasse a sua acção de uma forma radical, demagógica e populista. Foi com espanto que verifiquei que, no seu reinado, O Brasil disparou para os grandes do mundo. Vou aguardando com atenção e curiosidade os próximos anos. Mas penso que para traz já não vão.

Para terminar só lhe diraei uma coisa. Esse forum é aparentemente desorganizado. Mas também é criativo. Algumas vezes aparecem uns imbecis a tentar emporcalhá-lo. Até há uns tempos tolerávamos. Agora não. São corridos.

Volte sempre
Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Ir para o topo Ir para baixo

Tolerância nas democracias Empty Re: Tolerância nas democracias

Mensagem por Joao Ruiz Ter Set 14, 2010 4:17 am

Aproveito o tópico para dizer que estamos em eleição aqui, e é o primeiro ano em que exercerei cidadania, então resolvi pesquisar sobre os canditados.

Parabéns e aproveite bem o seu voto, que é uma arma preciosa, sobretudo se bem utilizado.

Os candidatos devem ser bem escrutinados, pelo que os deve mesmo pesquisar intensamente e, sobretudo, votar em consciência e sem clubites.

Espero que o Brasil continue na senda do desenvolvimento e que o sucessor(a) siga os passos de Lula, que me parece terem sido dos mais acertados, até hoje. Claro que os problemas se não resolvem por um passe de mágica, mas a perseverança e o acreditar fazem as suas vezes.

Tolerância nas democracias 00020666

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Tolerância nas democracias Empty Re: Tolerância nas democracias

Mensagem por Vitor mango Ter Set 14, 2010 4:53 am


Para terminar só lhe direi uma coisa. Esse forum é aparentemente desorganizado. Mas também é criativo. Algumas vezes aparecem uns imbecis a tentar emporcalhá-lo. Até há uns tempos tolerávamos. Agora não. São corridos.

o VIRIATO ESCREVEU justamente o cerne da questao ,,,optimo para a gente escovar o assunto , em que afinal todos estamos envolvidos

Nasci e comi e bebi aguentando toda a ditadura de Salazar e Caetano ( modelo em soft ) E ai tudo era controlado
Em 1974 veio a ditadura e ninguem sabia estar em Liberdade e poucos sabiam como funcionava
Nos foruns passa.se ou passou-se o mesmo
Neste forum ha uma total liberdade e não é por ameaçarem a admin que são corridos ( e temos exemplos reias )
O que o forum ja não suporta sao spams , boçalidades gratuitas ,ameaças ,ataques gratuitos sem qualquer suporte
Eu suportei e fui ate ao máximo tentando didacticamente conseguir algo
Impossível
falhei redondamente nos meus cuidados
O anarca tenta o mesmo ja porque o forum tem por base uma liberdade sem regras , ,as aqui para nós sem ninguém nos ouvir ele já reconheceu que lhe "kilharam " o forum
O mango e o Viriato juramos diante de um garrafão de puro Dao e eu de Cartaxo que não vamos responder a boçalidades ou a provocações menos que ...e isto no forum do anarca que neste momento esta a dar bronze ao umbigo na Grecia
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117360

Ir para o topo Ir para baixo

Tolerância nas democracias Empty Re: Tolerância nas democracias

Mensagem por Viriato Ter Set 14, 2010 5:03 am

Corrija lá. Não é Dão. É Douro que eu bebo.... a verdade acima de tudo.
Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Ir para o topo Ir para baixo

Tolerância nas democracias Empty Re: Tolerância nas democracias

Mensagem por Vitor mango Ter Set 14, 2010 5:13 am

Viriato escreveu:Corrija lá. Não é Dão. É Douro que eu bebo.... a verdade acima de tudo.

em vez de Ouro de Ouro nao pode ser de prata ou platina
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117360

Ir para o topo Ir para baixo

Tolerância nas democracias Empty Re: Tolerância nas democracias

Mensagem por Joao Ruiz Ter Set 14, 2010 5:37 am

Vitor mango escreveu:
Viriato escreveu:Corrija lá. Não é Dão. É Douro que eu bebo.... a verdade acima de tudo.

em vez de Ouro de Ouro nao pode ser de prata ou platina

Vá lá, toca a fazer a publicidade, sempre devida ao nosso ex-libris mais poderoso - o vinho do Porto.

Tolerância nas democracias Criacao72

Tolerância nas democracias 2081999380094876754S600x600Q85

Tolerância nas democracias Vinho_do_Porto_1

Tolerância nas democracias VinhoDoPortoIII_1

Tolerância nas democracias Vinho-do-porto-1

E vou parar por aqui, que o Vagueando não é adega...nem hospital... para supostos posts mais cambaleantes...

lol! lol! lol! lol! lol! lol! lol!

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Tolerância nas democracias Empty Re: Tolerância nas democracias

Mensagem por Viriato Seg Set 20, 2010 2:53 am

CITAÇÃO, 294


Vasco Pulido Valente, E os direitos do homem?, ontem no Público. Excertos, sublinhado meu:


«Há ou não há fundamento para comparar a expulsão dos ciganos da Roménia e da Bulgária, ordenada por Sarkozy, com o que os nazis fizerem durante a II Guerra Mundial [...] e com a deportação para a Alemanha de 75.000 judeus [...] de que o regime de Vichy se encarregou por conta do III Reich? [...]

[...] há outra face em que a política de Sarkozy se aproxima e até às vezes se confunde com a política de Hitler. Não é por acaso que a França resolveu escolher os ciganos como objecto do seu rigor e não escolheu, por exemplo, os portugueses. [...] Promover colectivamente um pequeno grupo de “estranhos”, sem protecção, a bode expiatório de uma crise grave e à superfície irresolúvel é uma antiga técnica do populismo, que Sarkozy (como Hitler) não hesitou em usar. Só que, por força, ela estabelece sempre sem exame uma culpa colectiva e aponta ao cidadão comum os “culpados” de um “crime” imaginário.

Qual é o verdadeiro “crime” dos ciganos? [...] E aqui Viviane Reding não se engana, a II Guerra mostrou a que extremos pode chegar e com que rapidez se pode espalhar o estigma imposto por uma autoridade nacional a uma minoria étnica. Berlusconi já permitiu 315 “intervenções” do Estado em acampamentos de ciganos. Pior ainda, consta que a santificada Angela Merkel se prepara para expulsar 12.000. Onde fica nisto e para onde vai a “Europa” dos direitos do homem?»


posted by Eduardo Pitta
Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Ir para o topo Ir para baixo

Tolerância nas democracias Empty Re: Tolerância nas democracias

Mensagem por Viriato Seg Set 20, 2010 9:36 am

Ai Europa, Europa!

A Europa está, outra vez, a enlouquecer, como lhe aconteceu no final dos anos 30 do século passado. A cultura democrática, liberal à moda antiga, esvai-se com medo das minorias. Perde o respeito à maior riqueza que possui: o respeito pela diversidade. Teme que os homossexuais lhe destruam a reputação, porque preferem o segredo das casas de banho e das sacristias; teme que lhe roubem o emprego, como se desejasse ardentemente trabalhar na construção civil e afins; teme que os muçulmanos lhe levem a mulher para a cama, como se tivesse mulheres que valesse a pena o esforço; teme o modo de vida dos ciganos, como se pretendesse vaguear por aí sem raízes, sem ordenado fixo e sem destino. As crises financeiras e económicas antecedem sempre estes recuos. Foi assim no passado. E é assim, agora. Até os suecos se deixaram embalar pelo medo das minorias ao dar expressão eleitoral a uma extrema-direita troglodita, para não falar na deriva do senhor Sarkozy. A Europa está a caminho de uma pobreza que há muitas décadas não conhecia. Mas, ao menos, que mantenha a dignidade democrática. Que não se prepare para queimar livros.

Por Tomás Vasques
Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Ir para o topo Ir para baixo

Tolerância nas democracias Empty Re: Tolerância nas democracias

Mensagem por Viriato Seg Set 20, 2010 3:03 pm

Socialismo, mas pouco...

[Publicado por AG]

No dia 9 de Setembro, no Parlamento Europeu, todos os deputados socialistas portugueses votaram sem hesitações a favor de uma resolução que "expressava profunda preocupação pelas medidas tomadas pelas autoridades francesas e de outros Estados Membros tendo por alvo os ciganos", instando tais autoridades a imediatamente suspender as expulsões e apelando à Comissão, Conselho e a outros Estados Membros que interviessem nesse sentido.
Tratou-se de uma resolução activamente promovida pelo Grupo dos Socialistas e Democratas, em que se integram os socialistas portugueses. Com linguagem moderada, em resultado de intensas negociações entre todos os grupos políticos. Nos debates com Durão Barroso e Viviane Reding, na manhã e na tarde do dia 7, todos os intervenientes socialistas, encabeçados pelo líder Martin Shultz, não pouparam na invectivação das expulsões colectivas estigmatizantes de Sarkozy e de outros governos europeus e na condenação da inacção da Comissão Europeia diante de tão acintosas violações do Tratado de Lisboa e dos direitos humanos fundamentais.

Incredulidade e apreensão - foram as minhas primeiras reacções às notícias de que o Grupo Parlamentar do PS, na 6a.feira passada, se dividira no voto de um texto proposto pelo BE, que visava associar a AR ao voto do PE. Por não ser o PS a tomar a iniciativa e por revelar descoordenação entre o que o PS faz na AR e no PE, ainda por cima num assunto de excepcional sensibilidade política (ao ponto de, finalmente, levar Durão Barroso a engrossar a voz face ao seu correlegionário de direita Sarkozy no último Conselho Europeu).

Vergonha e amargura - é o que expresso agora, depois de ter falado com deputados socialistas na AR para apurar o que se passou: "ordens de cima!" E só um socialista - Sérgio Sousa Pinto, a quem presto homenagem - teve a coragem de votar de acordo com a sua consciência, além de mais 14 que encontraram formas menos afirmativas de se dissociar de tão indecorosas instruções.

Ordens que terão sido inspiradas por instâncias governamentais. Instâncias tacanhas no entendimento do que é a política externa, pois ainda que se justificasse uma demonstração de "real politik" (e não se justificava, estando em causa a lei europeia e direitos humanos fundamentais), tal exercício não caberia a parlamentos, mas sim a governos.
Ordens insuportáveis, por serem politicamente indefensáveis ("o Sarko é amigo"...); por contradizerem o património histórico e político do PS, quer quanto ao respeito pelos direitos humanos em geral, quer quanto ao empenhamento dos seus governos - incluindo este - na inclusão da comunidade cigana em Portugal; e, finalmente, por serem ofensivas do que deve corresponder à consciência política de um/uma socialista.
Para registo: diante de tais ordens, eu desobedeço.
Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Ir para o topo Ir para baixo

Tolerância nas democracias Empty Re: Tolerância nas democracias

Mensagem por Vitor mango Ter Set 21, 2010 1:56 am

No dia 9 de Setembro, no Parlamento Europeu, todos os deputados socialistas portugueses votaram sem hesitações a favor de uma resolução que "expressava profunda preocupação pelas medidas tomadas pelas autoridades francesas e de outros Estados Membros tendo por alvo os ciganos", instando tais autoridades a imediatamente suspender as expulsões e apelando à Comissão, Conselho e a outros Estados Membros que interviessem nesse sentido.

Do que me disseram about romenos
é que os romenos que se passeiam pela europa pertenceram á PIDE do Ceauscesco ( nao sei escrever romeno ) e sao portanto odiados pela população
Se eles forem devolvidos á Romenia sao mortos
Assim a vinda de reles e baixos cidadaos da romenia na Europa nao é petisco apetecivel
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117360

Ir para o topo Ir para baixo

Tolerância nas democracias Empty Re: Tolerância nas democracias

Mensagem por Viriato Ter Set 21, 2010 2:57 am

Vitor mango escreveu:
No dia 9 de Setembro, no Parlamento Europeu, todos os deputados socialistas portugueses votaram sem hesitações a favor de uma resolução que "expressava profunda preocupação pelas medidas tomadas pelas autoridades francesas e de outros Estados Membros tendo por alvo os ciganos", instando tais autoridades a imediatamente suspender as expulsões e apelando à Comissão, Conselho e a outros Estados Membros que interviessem nesse sentido.

Do que me disseram about romenos
é que os romenos que se passeiam pela europa pertenceram á PIDE do Ceauscesco ( nao sei escrever romeno ) e sao portanto odiados pela população
Se eles forem devolvidos á Romenia sao mortos
Assim a vinda de reles e baixos cidadaos da romenia na Europa nao é petisco apetecivel


Devemos exterminá-los????? Olhe que essa de serem da PIDE é bem apanhada. Naturalmente também são pedófilos, que nestes tempos, convence mais. A PIDE já há muita gente que esqueceu o que é....
Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Ir para o topo Ir para baixo

Tolerância nas democracias Empty Re: Tolerância nas democracias

Mensagem por Joao Ruiz Ter Set 21, 2010 6:52 am

Devemos exterminá-los????? Olhe que essa de serem da PIDE é bem apanhada. Naturalmente também são pedófilos, que nestes tempos, convence mais. A PIDE já há muita gente que esqueceu o que é....

Claro que essa comparação é, no mínimo, idiota, mas isso não justifica, que tenham de ser outros países a "levar" com os que não estão legais e só aumentam o índice de pobreza de um país, para além da imagem degradante que dão.

Shocked


_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Tolerância nas democracias Empty Re: Tolerância nas democracias

Mensagem por Vitor mango Ter Set 21, 2010 8:15 am

a pide deles chamava-se

???
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117360

Ir para o topo Ir para baixo

Tolerância nas democracias Empty Re: Tolerância nas democracias

Mensagem por Joao Ruiz Ter Set 21, 2010 9:36 am

Vitor mango escreveu:a pide deles chamava-se

???

Era a Securitate, seu Mango!!!!

Laughing

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Tolerância nas democracias Empty Re: Tolerância nas democracias

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos