Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Porto Rico

Ir para baixo

Porto Rico Empty Porto Rico

Mensagem por Joao Ruiz Qui Out 07, 2010 9:51 am

.
FBI: maior operação da história contra corrupção policial

por Lusa
Hoje

Porto Rico Ng1350628

A polícia federal dos Estados Unidos (FBI, na sigla em inglês) realizou hoje, em Porto Rico, a maior operação da sua história contra a corrupção policial relacionada com o tráfico de drogas.

A acção do FBI traduziu-se na detenção de mais de uma centena de agentes e funcionários, incluindo agentes da polícia de Porto Rico, polícias municipais, agentes do Departamento das Prisões, membros da Guarda Nacional e ex-funcionários do sector da lei e da ordem.

A operação mobilizou mais de mil agentes do FBI, que chegaram à ilha das Caraíbas provenientes de vários locais dos EUA.

As acusações contra os detidos incluem conspiração com intenção de distribuir droga e utilização de armas de fogo.

O grande júri encarregado do caso acusou 133 polícias, funcionários públicos, militares, ex-oficiais do Exército e civis, dos quais 130 foram detidos ao longo do dia.

Os três restantes deverão ser detidos nas próximas horas, prevê o FBI.

O ministro da Justiça dos Estados Unidos, Eric Holder, salientou, durante uma conferência de imprensa realizada em Washington, que a operação é considerada a mais importante realizada até agora pelo FBI, pelo número de detidos, pela quantidade de agentes envolvidos e pela logística que envolveu.

Por sua parte, a dirigente do Ministério Público em Porto Rico, Rosa Emilia Rodríguez, afirmou que hoje é "um dia muito positivo para os comprometidos com a lei e a ordem", uma vez que "o tráfico de droga invadiu os gabinetes da polícia municipal e estatal em Porto Rico".

E acrescentou: "Faço um apelo aos cidadãos de Porto Rico para que não guardem silêncio. Hoje é um dia de esperança para o povo de Porto Rico."

O chefe do FBI em Porto Rico, Luis Fraticelli, explicou, numa conferência de imprensa realizada em simultâneo com a de Holder, em Washington, que as acusações resultaram de investigações realizadas entre Julho de 2008 e Setembro de 2010.

O governador de Porto Rico, Luis Fortuño, prometeu continuar a luta contra a corrupção policial, depois de sublinhar que os acusados usaram o uniforme para cometer os crimes.

O modus operandi dos acusados consistia em registar os compradores de droga, proteger com armas de fogo os traficantes e vigiar os locais onde se realizavam as operações de compra e venda de estupefacientes.

Os acusados forneciam ainda informações sobre a presença da polícia perto dos locais das transacções em troco de pagamentos entre 500 (350 euros) e 4500 dólares (3264 euros).

In DN

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissão neste fórum:
Você não pode responder aos tópicos