Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Wikileaks

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Wikileaks - Página 2 Empty Wikileaks

Mensagem por Joao Ruiz Seg Nov 29, 2010 9:44 am

Relembrando a primeira mensagem :

.
Jornais justificam publicação de documentos

por Lusa
Hoje

Wikileaks - Página 2 Ng1390002

Os jornais The Guardian, El Pais e The New York Times justificaram hoje com o interesse público a decisão de publicar detalhes de alguns dos mais de 250 documentos facilitados às publicações pelo «site» Wikileaks.

Todos os diários explicaram a forma como estão a analisar os documentos -- recebidos "há várias semanas" -- e como decidiram, individualmente, que material usar ou não no seu noticiário.

Na fonte está um lote de documentos enviado ao Wikileaks no início deste ano e distribuído depois aos três jornais referidos e ainda ao Le Monde e Der Spiegel, na condição de todos respeitarem a mesma data de publicação.

Os documentos -- o terceiro grande lote divulgado pelo Wikileaks, depois de informação sobre as guerras no Afeganistão e no Iraque -- incluem telegramas enviados por mais de 250 embaixadas e consulados norte-americanos, incluindo a embaixada em Lisboa.

Trata-se de documentos classificados segundo vários níveis de segurança e que incluem 90 mil confidenciais e 11 mil secretos.

Apesar da fonte dos documentos distribuídos ser a mesma, no caso o Wikileaks, todos os jornais garantiram que não teve qualquer influência na preparação, edição ou publicação nas versões impressa e «online».

Todos os jornais referiram acordos "muito específicos" com o Wikileaks que impedem, por exemplo, que a informação seja canalizada directamente para outros órgãos de informação.

Coube a cada jornal escolher e destacar os componentes que consideraram relevantes, da muita informação disponível.

Em alguns casos os próprios jornais optaram por censurar parte da informação dos documentos que publicaram na íntegra, nomeadamente para proteger fontes ou para respeitar regras específicas de cada país.

Os jornais explicaram terem dado avisos antecipados da publicação ao governo norte-americano e notaram, como é o caso do The Guardian, que em nenhum caso a autenticidade dos documentos foi questionada.

O Governo norte-americano, referiu o jornal inglês, detalhou "preocupações específicas e gerais" sobre os documentos.

In DN

Embarassed Rolling Eyes


Última edição por Joao Ruiz em Dom Abr 22, 2012 4:34 pm, editado 2 vez(es)

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo


Wikileaks - Página 2 Empty CD com contas "offshore" entregues a Julian Assange

Mensagem por Joao Ruiz Seg Jan 17, 2011 9:32 am

.
CD com contas "offshore" entregues a Julian Assange

por Lusa
Hoje

Wikileaks - Página 2 Ng1429706

A informação foi dada ao fundador da Wikileaks pelo banqueiro suíço Rudolf Elmer. O conteúdo será divulgado após ser analisado, eventualmente dentro de duas semanas ou mais tarde.

Dois CD com detalhes sobre as contas bancárias de cerca de dois mil clientes e companhias usadas para alegada evasão fiscal foram hoje entregues por um ex-bancário suíço ao fundador do Wikileaks, Julian Assange.

Rudolf Elmer recorreu ao portal responsável pela publicação de vários documentos secretos por considerar que o sistema das contas 'offshore' "prejudica a sociedade", explicou numa conferência de imprensa em Londres.

O antigo bancário recusou revelar nomes, embora, numa entrevista ao The Observer, tenha referido possuir detalhes sobre cerca de dois mil clientes, que descreve como indivíduos e empresas com "muito dinheiro". Entre estes estarão, de acordo com o semanário, "aproximadamente 40" do Reino Unido, Estados Unidos e Ásia.

In DN

Embarassed

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Wikileaks - Página 2 Empty Zapatero rejeita submissão do Governo aos EUA

Mensagem por Joao Ruiz Qua Jan 26, 2011 10:06 am

.
Zapatero rejeita submissão do Governo aos EUA

por Lusa
Hoje

Wikileaks - Página 2 Ng1436560

O primeiro-ministro espanhol rejeitou hoje qualquer submissão do Governo a pressões dos Estados Unidos em casos como os voos da CIA ou a morte do jornalista José Couso no Iraque, como sugerem alguns documentos revelados pela Wikileaks.

José Luis Rodríguez Zapatero respondia a duas questões do deputado da Esquerda Unida (IU) Gaspar LLamazares, que acusou hoje o executivo de se ter vergado a pressões sobre casos "que afectam a responsabilidade dos Estados Unidos em Espanha".

LLamazares, que falava na sessão de controlo ao Governo no Congresso, referiu-se em especial ao caso do jornalista espanhol José Couso, morto por um bombardeamento dos Estados Unidos em Bagdad e cujo processo tem estado nos últimos meses a entrar e a sair do sistema judicial espanhol.

"No relacionamento com os Estados Unidos tem havido elementos de grande transcendência. Face aos interesses dos EUA, o Governo tem sido sempre respeitador com o que dizia, mas sempre respeitando mais a lei e o ordenamento jurídico do nosso território", afirmou Zapatero.

"Nunca houve submissão, nem vulneração, nem intromissão na justiça. No caso do espanhol José Couso a posição do Governo foi de apoio inequívoco às investigações, colaborou permanentemente com a justiça", disse, recordando que o processo penal continua aberto.

Zapatero rejeitou ainda que o contido nos documentos diplomáticos norte-americanos revelados pela Wikileaks seja "informação", tratando-se apenas "da opinião de um parte, que escreve os seus argumentos para dar conta aos seus superiores do seu desemprego e eficácia de trabalho".

In DN

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Wikileaks - Página 2 Empty Julian Assange vestiu-se de mulher para fugir à CIA

Mensagem por Joao Ruiz Seg Jan 31, 2011 8:18 am

.
Julian Assange vestiu-se de mulher para fugir à CIA

por Dn.pt
Hoje

http://www.dn.pt/storage/DN/2011/big/ng1441010.tif

Segundo excertos da biografia do fundador do site WikiLeaks hoje, segunda-feira, revelados, este vestiu-se de mulher enquanto esteve fugido das autoridades.

O "Guardian" revela algumas passagens do livro "WikiLeaks: Inside Julian Assange's War on Secrecy," escrito pelos jornalistas do jornal David Leigh and Luke Harding, que revelam ainda que Assange só conheceu o pai ao 27 anos.

Foi em Novembro de 2010 que o site WikiLeaks começou a revelar 250 mil documentos diplomáticos norte-americanos. Foi nessa época que Julian Assange, segundo o livro, se convenceu de que estava a ser perseguido por agente da CIA, ainda que não houvesse sinais óbvios de que isso estivesse de facto a acontecer.

"Não imaginam como era ridículo. Ele andou vestido de mulher mais de duas horas", afirmou James Ball, colaborador do WikiLeaks, aos autores do livro, citado pela AFP.

O livro revela ainda detalhes acerca da sua vida familiar. "O pai de Julian Asssange esteve ausente durante a maior parte do tempo", diz. Os pais apaixonaram-se em 1070, em Sydney, durante uma manifestação contra a guerra do Vietname. Quando a relação treminou deixou de haver contacto entre pai e filho. "Mais tarde conheceram-se e Assange percebeu que herdara o intelecto lógico e desapaixonado do pai", diz o livro.

In DN

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Wikileaks - Página 2 Empty Adiada a conclusão do processo de extradição de Assange

Mensagem por Joao Ruiz Ter Fev 08, 2011 4:33 pm

.
Adiada a conclusão do processo de extradição de Assange

por Lusa
Hoje

Wikileaks - Página 2 Ng1448088

O fim do julgamento do processo de extradição de Julian Assange, que estava previsto para hoje, terça-feira, foi adiado para sexta-feira porque as audições de testemunhas demoraram mais tempo do que o esperado.

"À saída da audiência do segundo dia do julgamento, o fundador do portal Wikileaks comentou aquele que "foi um longo dia". "O que vimos foi abuso de processo atrás de abuso de processo, hora após hora", queixou-se o australiano, acusado de um acto de coerção, dois actos de agressão sexual e um de violação no mandado de detenção europeu emitido pela justiça sueca. O fundador do Wikileaks deixou uma crítica à ausência da procuradora sueca Marianne Ny, a quem o advogado de Assange, Mark Stephens, desafiou a vir a Londres na sexta-feira e submeter-se ao contra-interrogatório da defesa.

As ações da magistrada sueca foram colocadas novamente em causa hoje por testemunhas da defesa, nomeadamente Sven-Erik Alhem, um antigo procurador sueco, que defendeu uma audição a Assange antes de ser emitida a ordem de detenção. Todavia, a acusação, feita pelo ministério público britânico em representação da justiça sueca, argumentou que foram feitas várias tentativas para ouvir Assange e que não tiveram sucesso. A outra testemunha ouvida hoje foi Björn Hurtig, o advogado sueco que defende Assange no país onde foram feitas as alegações e que reivindicou ter visto cópias de mensagens escritas das duas mulheres que podem por em causa a credibilidade das acusações que fizeram.

"Há informação nas mensagens escritas que não era boa para as queixosas", nomeadamente o desejo de vingança, de ganhar dinheiro à conta de Assange através da imprensa e de difamá-lo, contou, citado pelo Daily Telegraph. Todavia, lamentou o causídico sueco, não foi autorizado a fazer cópias destes documentos para mostrar ao cliente. O juiz Howard Riddle marcou uma audiência final para sexta, quando deverão ser ouvidas as conclusões da defesa e acusação. Todavia, a decisão sobre o pedido de extradição poderá só ser tomada e tornada pública na próxima semana.

In DN

Embarassed

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Wikileaks - Página 2 Empty Livro acusa Assange de ser paranóico

Mensagem por Joao Ruiz Qui Fev 10, 2011 6:55 am

.
Livro acusa Assange de ser paranóico

por DN.pt
Hoje

Wikileaks - Página 2 Ng1449432

Antigo colega de Julian Assange lançou um livro onde o fundador do Wikileaks deixa de ser "imaginativo, energético e brilhante" para passar a ser "paranóico, cego de poder e megalómano".

Daniel Domscheit-Berg é um antigo editor do Wikileaks e sublinha que quando saiu do seu posto, o site deixou de ter um software que permitia aos utilizadores enviar documentos de forma anónima. O que quer dizer que agora o site não pode garantir que não se descubra a identidade das pessoas que colaboram para o Wikileaks.

O Wikileaks já fez saber que o ex-editor "danificou" a infraestrutura e "roubou material" do site.

In DN

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Wikileaks - Página 2 Empty Assange denuncia por difamação jornalistas do The Guardian

Mensagem por Joao Ruiz Seg Abr 11, 2011 10:36 am

.
Assange denuncia por difamação jornalistas do The Guardian

por Lusa
Hoje

Wikileaks - Página 2 Ng1499271

O fundador do «site» Wikileaks, Julian Assange, indicou hoje à televisão australiana que denunciou por difamação os jornalistas David Leigh e Luke Harding, do jornal britânico The Guardian.

Numa entrevista a partir do Reino Unido ao programa "7:30 report" da cadeia ABC da televisão australiana, Assange afirmou que as declarações, que ambos lhe atribuíram no livro que editaram recentemente, "são completamente falsas". No livro "Wikileaks e Assange", Leigh e Harding, respetivamente editor de investigação e correspondente em Moscovo, atribuem ao informático australiano o comentário de que se os informadores mencionados nos documentos sobre a guerra do Iraque forem assassinados isso não deverá ser uma surpresa.

O entrevistado insistiu que tudo é falso e adiantou que há muito veneno "na cúpula do negócio da imprensa e muitos apunhalamentos". "Infelizmente parece que estamos no lado dos que os recebem por parte destes indivíduos", adiantou Assange sem mencionar nomes. "Existem políticos de direita nos Estados Unidos, como Sarah Palin, que pedem a nossa morte, sequestro, rendição, etc", afirmou Assange. Assange, que enfrenta um processo de extradição pedido pela Suécia por suspeitos de delitos sexuais, assegurou que o Wikileaks divulgou cerca de sete mil telegramas das embaixadas norte-americanas e que aumentou a publicação destes desde o ano passado.

Nomeado para personalidade do ano pela revista norte-americana Time, Assange assegurou que o Wikileaks realiza "um bom trabalho" e que os processos que enfrenta representam um "preço pequeno" que deve pagar por "algo que é profundamente significativo".

In DN

Embarassed

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Wikileaks - Página 2 Empty "Terramoto" que demonstra "falta de cuidado"[/size][/color]

Mensagem por Joao Ruiz Sab Abr 16, 2011 4:47 pm

.
"Terramoto" que demonstra "falta de cuidado"

por Lusa
Hoje

Wikileaks - Página 2 Ng1504011

O tenente-general Garcia Leandro, antigo governador de Macau, disse à Agência Lusa que o Wikileaks "é um terramoto" que demonstra "falta de cuidado" no relacionamento entre países e a necessidade de se alterar este panorama.

"O Wikileaks é, de facto, um terramoto, pois trabalha ou explora fragilidades dos sistemas de arquivo e de comunicações do país mais avançado tecnologicamente do mundo", salientou Garcia Leandro em declarações à Lusa em Macau à margem de uma visita ao território a convite do executivo local.

Para o ex-presidente do Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo (2007-2009) e ex-director do Instituto de Altos Estudos Militares, o "site" criado pelo australiano Julian Assange especializado na publicação de informações confidenciais, designadamente telegramas das embaixadas norte-americanas, revela uma "enorme irresponsabilidade" por parte de diplomatas.

"Acho que há documentos que apareceram publicados que são de uma enorme irresponsabilidade", considerou ao realçar que com isto "ficou demonstrada alguma falta de cuidado no modo como os países e os seus representantes se tratam entre si".

Garcia Leandro realçou que o Wikileaks demonstrou ainda "que não há grande segurança nas comunicações e que, de repente, o que eram considerados segredos de estado é tudo posto em causa".

"É um facto novo, enorme, e tem de se mudar algo não só no relacionamento entre os países e os seus representantes como na segurança das comunicações", concluiu.

Para Garcia Leandro, a "hecatombe" que é o Wikileaks revela que "tem de haver segurança na tecnologia e na forma como se escreve".

In DN

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Wikileaks - Página 2 Empty Governo não terá violado lei no caso dos voos da CIA

Mensagem por Joao Ruiz Sex Ago 26, 2011 10:09 am

.
Governo não terá violado lei no caso dos voos da CIA

por Lusa
Ontem

A embaixada norte-americana em Lisboa considerou, em 2007, que "não há indicação de que alguém do governo português tenha violado a lei" no caso dos alegados voos ilegais da CIA em Portugal, revelou hoje a WikiLeaks.

Num telegrama com data de 07 de Fevereiro de 2007, hoje divulgado pela WikiLeaks, a diplomacia dos Estados Unidos em Lisboa considera que, "a menos que a informação dada aos magistrados em privado seja significativamente mais substancial do que as acusações dadas publicamente, é difícil acreditar que esta fase preliminar vá gerar acusações criminais".

Isto porque - reporta o telegrama com referência 07LISBON345 - "não há qualquer indicação de que alguém do governo português tenha violado a lei portuguesa". Em 2007, a socialista Ana Gomes reportou ao Ministério Público "indícios relevantes" de conivência do Estado português com "ilegalidades e graves violações dos direitos humanos" no transporte ilegal de prisioneiros.

Também o jornalista Rui Costa Pinto apresentou uma participação à Procuradoria-Geral da República sobre o mesmo assunto, depois de ter recolhido informação para uma reportagem na ilha Terceira, nos Açores, onde está situada a Base norte-americana das Lajes. No mesmo telegrama, a embaixada dos Estados Unidos da América considera que "nem [Ana] Gomes nem [Rui] Costa Pinto apresentaram provas em público que possam contradizer as declarações dos oficiais do Governo português", que sempre negou qualquer infração, acrescentando que "as suas alegações foram vagas".

No entanto, "o assunto vai continuar nas primeiras páginas dos jornais num futuro próximo", acrescenta.

In DN

Wikileaks - Página 2 Doh

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Wikileaks - Página 2 Empty EUA preocupados após encontro de Sócrates com Chávez

Mensagem por Joao Ruiz Qua Set 07, 2011 4:33 pm

.
EUA preocupados após encontro de Sócrates com Chávez

por Lusa
Hoje

A embaixada norte-americana em Lisboa manifestou, em 2006, ao Governo português "fortes preocupações" relativamente a um encontro entre o então primeiro-ministro José Sócrates e o Presidente venezuelano Hugo Chávez, segundo um telegrama diplomático divulgado pelo portal WikiLeaks.

Num documento datado de 28 de julho de 2006, a representação diplomática norte-americana relata que o então embaixador dos EUA na capital portuguesa, Alfred Hoffman, se reuniu com o chefe da diplomacia portuguesa, pasta na altura assumida por Luís Amado, para expressar as "fortes preocupações" de Washington em relação ao "crescente reforço militar" de Caracas. A conversa ocorreu depois de um encontro entre Sócrates e o chefe de Estado venezuelano, que decorreu a 23 de julho no aeroporto de Lisboa, durante uma escala de reabastecimento do avião do líder venezuelano, de acordo com o mesmo telegrama.

O embaixador norte-americano indicou então que a imagem transmitida do encontro terá sido "infeliz", uma vez que Chávez estava a realizar um périplo que incluía países como a Bielorússia, Irão e a Rússia. No mesmo documento, a representação norte-americana frisa que o Governo português "acredita que cativar Chávez é mais eficaz que isolar [o líder venezuelano], e que ouvir uma mensagem de senso comum de países como Portugal irá desviar a atenção dos disparates populistas que ouve de líderes como o Presidente bielorusso [Alexander] Lukachenko e do Presidente iraniano [Mahmud] Ahmadinejad".

A embaixada norte-americana sublinha ainda no documento que Portugal trata com particular cuidado o relacionamento com o líder venezuelano, uma vez que 600 mil cidadãos portugueses vivem na Venezuela, "a maior comunidade portuguesa fora da Europa". O telegrama diplomático acrescenta que José Sócrates terá transmitido algumas destas mensagens durante o encontro, bem como terá sublinhado o forte relacionamento de Portugal com os Estados Unidos.

In DN

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Wikileaks - Página 2 Empty Assange deve ser extraditado para a Suécia

Mensagem por Joao Ruiz Qua Nov 02, 2011 5:19 pm

.
Assange deve ser extraditado para a Suécia

por Lusa
Hoje

Wikileaks - Página 2 Ng1694174

O fundador da Wikileaks deverá ser extraditado para a Suécia para ser interrogado devido a alegados crimes sexuais, depois de ter perdido o recurso no Reino Unido.

O tribunal superior britânico recusou hoje o recurso do fundador do portal WikiLeaks, Julian Assange, contra um pedido de extradição das autoridades suecas por alegações de violação.

Dois juízes tornaram hoje pública a decisão, três meses e meio depois das audiências no mesmo tribunal, perante o qual Assange refutou novamente as acusações de coerção sexual e violação por parte de duas mulheres suecas.

A sentença confirma a deliberação do tribunal de Belmarsh, em primeira instância, de dar provimento em Fevereiro ao mandado de detenção europeu emitido pela justiça sueca.

O australiano de 40 anos tem agora 14 dias para pedir um recurso ao Supremo Tribunal britânico, mas só se este considerar que a questão é de "importância pública".

No eventualidade de ser rejeitado pelo tribunal de última instância, a lei determina que a extradição para a Suécia seja efectuada no espaço de dez dias.

Julian Assange pode ainda pedir que o caso seja analisado pelo Tribunal Europeu dos Direitos Humanos.

O fundador do WikiLeaks tornou-se numa figura pública depois de o portal ter publicado no ano passado milhares de documentos secretos, nomeadamente telegramas diplomáticos norte-americanos.

O australiano encontra-se sob medidas de coacção que implicam o uso de uma pulseira electrónica e que permaneça numa residência no oeste de Inglaterra, a cerca de 200 quilómetros de Londres.

In DN

Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Wikileaks - Página 2 Empty Assange mais perto de ser extraditado para a Suécia

Mensagem por Joao Ruiz Qua Maio 30, 2012 11:37 am

.
Assange mais perto de ser extraditado para a Suécia

por DN.pt
Hoje

Wikileaks - Página 2 Ng1959614

Supremo Tribunal do Reino Unido decidiu hoje que o fundador da WikiLeaks, o australiano Julian Assange, deverá ser extraditado para a Suécia, onde é acusado por violação e abusos sexuais, apesar de garantir que é inocente

Chega assim ao fim uma novela de 18 meses no Reino Unido, tendo agora o ex-pirata informático a hipótese de recorrer para a justiça europeia como último recurso.

Cinco dos sete juízes daquela que é a a mais alta jurisdição britânica rejeitaram o último recurso apresentado por Assange. este foi interpelado em Londres, em dezembro de 2010, tendo-se batido desde então contra a sua extradição.

Dinah Rose, advogada de Assange, que segundo o 'site' 'Guardian' não esteve hoje em tribunal, conseguiu mais 15 dias para avaliar a sentença e ver se poderá ou não pedir a reabertura do caso.

Assange é acusado por duas mulheres na Suécia de violação e agressão sexual, factos que sempre contestou, alegando que as relações foram consensuais.

Os apoiantes alegam que o processo é uma conspiração arquitetada por Washington, em represália pela publicação pelo WikiLeaks de dezenas de milhares de documentos militares secretos sobre o Iraque e o Afeganistão e de telegramas diplomáticos norte-americanos.

O ministro australiano dos Negócios Estrangeiros da Austrália, Bob Carr, disse, no entanto, que o seu Governo não tem nenhuma prova de que os Estados Unidos pretendam a extradição do fundador do WikiLeaks , Julian Assange.

"Não temos informação de que os Estados Unidos tenham qualquer intenção de extraditar Assange", disse Bob Carr em declarações citadas pela agência local AAP

In DN

Wikileaks - Página 2 Images?q=tbn:ANd9GcQq7AhjLskXOuFIFVuw_rOuXoDCKjveyMBXNE08wLopOwOSibbA3LUs6A

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Wikileaks - Página 2 Empty Ex-juiz espanhol Garzón vai liderar defesa de Assange

Mensagem por Joao Ruiz Qua Jul 25, 2012 8:33 am

.
Ex-juiz espanhol Garzón vai liderar defesa de Assange

por Lusa
Hoje

O ex-juiz espanhol Baltasar Garzón vai liderar a equipa de defesa que representa o portal WikiLeaks e o seu fundador, Julian Assange, foi ontem anunciado. Assange encontra-se atualmente na embaixada do Equador em Londres, procurando asilo político naquele país da América Latina, depois de ter perdido a batalha legal para evitar a extradição.

Garzón, mais conhecido por ter emitido um mandado de prisão internacional contra o antigo ditador chileno Augusto Pinochet, reuniu-se recentemente com o fundador do portal WikiLeaks na embaixada para discutir uma nova estratégia de defesa, segundo indica uma declaração conjunta.

Segundo o mesmo comunicado, citado pela agência noticiosa AFP, o objetivo é "defender tanto o WikiLeaks como Julian Assange do atual processo de abuso e expor as ações arbitrárias extrajudiciais do sistema financeiro internacional" contra o ex-pirata informático e o seu portal eletrónico.

Baltasar Garzón vai também tentar "demonstrar como os processos dos serviços secretos norte-americanos contra Julian Assange e o WikiLeaks comprometeram e contaminaram outros processos legais, incluindo o processo de extradição contra Assange". O ex-magistrado já tinha manifestado a sua preocupação no tocante à alegada falta de garantias e de transparência envolvendo as ações contra Assange.

Assange é alvo de um mandado de detenção europeu para responder às acusações de duas mulheres na Suécia de violação e agressão sexual em 2010, as quais sempre contestou alegando que as relações foram consentidas. A extradição do australiano foi aprovada pelo tribunal de primeira instância e pelo Tribunal Superior. O Supremo Tribunal, a última instância judicial britânica, rejeitou um recurso de Assange.

O fundador do WikiLeaks receia que se for extraditado para a Suécia possa depois ser extraditado para os Estados Unidos para ser julgado por espionagem, pela publicação de 250 mil documentos diplomáticos norte-americanos pelo seu portal.

Em fevereiro, Baltazar Garzón foi proibido pelo Tribunal Supremo de Madrid de exercer magistratura durante 11 anos por ordenar escutas ilegais num processo de corrupção, uma deliberação que confirmou o anterior veredito. O antigo magistrado espanhol foi acusado de ordenar escutas ilegais numa prisão a conversas entre arguidos no âmbito de um megaprocesso de corrupção, conhecido como "caso Gurtel", e advogados.

In DN

Wikileaks - Página 2 Images?q=tbn:ANd9GcQFXiPrdib1zZ8bV-tS1MB63xSuOSyeK9b8EmMEWnKXd-QekhhrhNIrtA

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Wikileaks - Página 2 Empty Mãe de Assange teme torturas se filho for extraditado

Mensagem por Joao Ruiz Dom Jul 29, 2012 8:52 am

.
Mãe de Assange teme torturas se filho for extraditado

por Lusa, publicado por Ricardo Simões Ferreira
Hoje

Christine Assange, mãe do fundador do portal WikiLeaks, Julian Assange, afirmou, este sábado, temer a pena de morte ou possíveis torturas, caso o filho seja extraditado para os Estados Unidos.

A australiana chegou, no sábado, a Quito, onde tem agendado para segunda-feira um encontro com o ministro dos Negócios Estrangeiros do Equador, Ricardo Patiño, para tratar do pedido de asilo efetuado pelo filho ao país sulamericano.

Julian Assange "poderá enfrentar pena de morte ou muitíssimos anos na prisão com torturas, como estão a fazer atualmente com Bradley Manning", afirmou em declarações citadas pela edição eletrónica do jornal "El Ciudadano".

Manning, um soldado norte-americano de 24 anos, é acusado de ter transmitido ao Wikileaks, entre novembro de 2009 e maio de 2010, documentos militares norte-americanos sobre as guerras no Iraque e Afeganistão.

O jovem está preso há mais de dois anos, arriscando uma pena de prisão perpétua se for declarado culpado de ajudar o inimigo, a mais grave das 22 acusações que pendem contra si.

Segundo a mãe do fundador do portal WikiLeaks, Manning tem sido alvo de torturas na prisão. "Se o fazem a um cidadão americano, terão mais escrúpulos em fazê-lo a um estrangeiro?", questionou.

Christine Assange agradeceu ainda ao Equador por tratar bem do filho. "Estou grata pelas instalações que o Equador ofereceu ao meu filho em Londres", disse, sem adiantar detalhes sob o pedido de asilo de Julian Assange.

"Isso será uma decisão do governo do Equador. Certamente que o presidente [Rafael Correa] e os seus colaboradores tomarão a melhor decisão", aditou.

O Equador está a ainda a avaliar o pedido de asilo formulado pelo fundador do WikiLeaks, que permanece há mais de um mês na sua embaixada em Londres, onde se refugiou para evitar a extradição para a Suécia.

Assange é alvo de um mandado de detenção europeu para responder a acusações de duas mulheres na Suécia de violação e agressão sexual em 2010, as quais sempre contestou alegando que as relações foram consentidas.

O fundador do WikiLeaks receia que se for extraditado para a Suécia possa depois ser extraditado para os Estados Unidos para ser julgado por espionagem pela

In DN

Wikileaks - Página 2 Images?q=tbn:ANd9GcQNh85LjS8efxcvHqnZEsQ4ppC9lALHDhlB95pO_BByCjhb7uFJVnvQcQ

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Wikileaks - Página 2 Empty Assange compara embaixada onde vive a "nave espacial"

Mensagem por Joao Ruiz Dom Set 30, 2012 9:00 am

.
Assange compara embaixada onde vive a "nave espacial"

por Graciosa Silva
Hoje

Wikileaks - Página 2 Ng2143479

Julian Assange está refugiado na embaixada do Equador em Londres e decidiu mostrar as suas condições de vida e trabalho aos jornalistas.

"É como viver numa nave espacial", diz Assange, falando sobre o pequeno quarto da embaixada onde passa os seus dias. "Há espaço para pouco mais do que um colchão no chão, uma estante raquítica e uma pequena mesa redonda com cadeiras em pele".

O jornalista dispõe ainda de uma passadeira de corrida e corre entre cinco a oito quilómetros por dia. Para além disso vê um personal trainer quase todos os dias, mantendo um regime rígido de exercício.

Assange instalou ainda uma luz UVB para que pudesse parecer que tinha sol no quarto: "Coloquei-a para ficar com melhor aparência, não tão pálido", contou aos jornais.

"Tenho saudades de muitas coisas, de ir às compras ou de jantar com os meus amigos. Tenho saudades do horizonte, de por os dedos dos pés no mar, de ir à pesca, de subir uma montanha", disse ainda o cibercrime-ativista australiano.

Assange tem estado refugiado na Embaixada do Equador em Londres desde junho, para evitar a sua extradição para a Suécia, onde é acusado por duas mulheres de abuso sexual e violação. O jornalista diz que as acusações são politicamente motivadas.

In DN

Wikileaks - Página 2 Images?q=tbn:ANd9GcR5M6Quc7mX9lJimpc-qKkZ4oDF3mkzoywTkJGDTbpV0sEwQRSd2AKlGA

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Wikileaks - Página 2 Empty Re: Wikileaks

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo


 
Permissão neste fórum:
Você não pode responder aos tópicos