Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Libéria

Ir para baixo

Libéria Empty Libéria

Mensagem por Joao Ruiz Ter Fev 08, 2011 10:40 am

.
Charles Taylor ausentou-se do próprio julgamento

por Lusa
Hoje

Libéria Ng1447840
O antigo Presidente da Libéria, Charles Taylor, ausentou-se hoje do próprio julgamento, no Tribunal especial para a Serra Leoa (TSSL, sigla em francês), em Haia, na Holanda, por "precisar de descansar". O seu advogado também abandonou a sala de audiências.

Após uma pausa nos trabalhos, o ex-chefe de Estado não compareceu na sala do tribunal. "O acusado não se encontra na sala de audiência", constatou a juíza Teresa Doherty, que preside ao colectivo de juízes. Também o advogado de Charles Taylor abandonou esta manhã a sala de audiências, como forma de protesto contra a decisão dos juízes de não aceitar a entrega de um novo documento da defesa.

Taylor "disse que estava muito abalado e precisava de descansar", indicou uma responsável do tribunal, Claire Carlton-Hanciles. "O tribunal ordenou esta manhã que ele [Charles Taylor] permanecesse na sala de audiência", disse a juíza, sublinhando que o arguido "ignorou deliberadamente" a indicação. A juíza decidiu prosseguir a audiência mesmo na ausência do arguido.

O antigo Presidente da Libéria, de 62 anos, é acusado de ter fornecido armas e munições em troca de diamantes aos rebeldes da Frente Revolucionária Unida durante a guerra civil na Serra Leoa (1991-2001). É ainda acusado dos crimes de assassínio, violação, mutilação, escravatura sexual e utilização de crianças como soldados. O julgamento de Taylor, o primeiro chefe de Estado africano perseguido pela justiça internacional, teve início em Janeiro de 2008 na Holanda. O antigo governante liberiano declarou-se inocente. A sentença é aguardada para meados deste ano.

Uma das testemunhas mais mediáticas deste julgamento foi a modelo internacional Naomi Campbell. Em Agosto passado, Campbell confirmou perante o colectivo de juízes ter recebido diamantes da mão de dois desconhecidos depois de um jantar onde também esteve presente o ex-líder da Libéria, episódio que contou às pessoas que a acompanhavam.

In DN

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Libéria Empty Charles Taylor é "culpado", diz Tribunal de Haia

Mensagem por Joao Ruiz Qui Abr 26, 2012 10:42 am

.
Charles Taylor é "culpado", diz Tribunal de Haia

por Lusa
Hoje

Libéria Ng1914899

O ex-presidente da Libéria Charles Taylor considerado culpado dos crimes de guerra durante a guerra civil da Serra Leoa (1991-2002), avança a Reuters.

O Tribunal Especial para a Serra Leoa deteminou que o veredicto seria lido numa sessão pública cerca das 11:00 (10:00 em Lisboa) e que, se o antigo presidente liberiano fosse considerado culpado, será marcada uma nova audiência para determinar a pena.

Os estatutos do tribunal não preveem a prisão perpétua, embora não estabeleçam um limite para a duração da pena.

Decidido está que, se for condenado a uma pena de prisão, Taylor, de 64 anos, vai cumprir a sentença no Reino Unido. O ex-presidente declarou-se inocente e classificou o processo de "um logro".

Presidente da Libéria de 1997 a 2003, Charles Taylor foi acusado de ter criado e aplicado um plano para obter o controlo da Serra Leoa, através de uma campanha de terror, com o objetivo de explorar as reservas diamantíferas do país. Os crimes que lhe foram atribuídos terão sido cometidos entre 30 de novembro de 1996 e 18 de janeiro de 2002.

A acusação sustentou que Taylor armou os rebeldes da Frente Unida Revolucionária em troca dos designados "diamantes de sangue" extraídos ilegalmente. Terá ainda enviado forças armadas liberianas para combaterem ao lado daqueles rebeldes.

In DN

Twisted Evil

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos