Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Conselho Europeu

Ir para baixo

Conselho Europeu Empty Conselho Europeu

Mensagem por Joao Ruiz Ter Jun 21, 2011 4:23 pm

.
Portas recebe amanhã partidos e parceiros sociais

por Lusa
Hoje

Conselho Europeu Ng1558808

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, recebe amanhã, quarta-feira, os representantes dos partidos políticos e dos parceiros sociais, no âmbito da preparação do próximo Conselho Europeu.

Questionado pela Lusa sobre a razão de ser o ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros e não o primeiro-ministro a realizar estas audiências - como era habitual no anterior executivo -, fonte do gabinete de Passos Coelho disse tratar-se de "uma situação excepcional", já que o novo chefe de Governo está a concluir a composição do executivo e a preparar o seu primeiro Conselho Europeu, que se realiza quinta e sexta-feira.

De acordo com uma nota enviada pelo Gabinete de Informação e Imprensa do Ministério dos Negócios Estrangeiros, as audiências começam às 10:30 com Paulo Portas a receber uma delegação do PSD.

Seguem-se, em audiências sucessivas de 30 minutos cada, representantes do PS, CDS, PCP, BE e "Os Verdes".

A partir das 15:00, são recebidos os parceiros sociais, começando pela UGT, seguindo-se a CGTP e as confederações patronais (CCP, CIP, CAP e CTP).

Pedro Passos Coelho participa pela primeira vez num Conselho Europeu, depois de ter tomado hoje posse. Entre os temas a abordar nesta reunião vão estar os "desenvolvimentos mais recentes" na zona euro e uma discussão "aprofundada" sobre temas económicos que terá a presença do presidente do Banco Central Europeu, Jean-Claude Trichet.

Os líderes europeus irão ainda "confirmar o acordo" sobre a nomeação do italiano Mario Draghi como próximo presidente do BCE e aprovar o pacote de governação económica dos 27.

Na sexta-feira, os líderes europeus irão passar em revista temas como as Migrações, a gestão das fronteiras externas dos 27, as parcerias com países do norte de África e ainda passar em revista a situação na Líbia, Síria e o processo de paz no Médio Oriente.

In DN

Conselho Europeu Notsure

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Conselho Europeu Empty Conselho da Europa defende direito de voto aos 16 anos

Mensagem por Joao Ruiz Sex Jun 24, 2011 9:29 am

.
Conselho da Europa defende direito de voto aos 16 anos

por Lusa
Hoje

A Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa aprovou hoje um relatório em que defende a redução da maioridade eleitoral para os 16 anos nos 47 Estados membros da organização, segundo um comunicado.

O relatório, aprovado com 19 votos a favor e sete contra, sustenta que perante as actuais tendências demográficas, corre-se o risco de o envelhecimento da população "marginalizar os jovens ao concentrar o debate eleitoral em questões que dizem respeito sobretudo às pessoas idosas". "Uma tal evolução poderia por em perigo a estabilidade da democracia numa altura em que a coesão social é mais necessária que nunca", acrescenta o texto, redigido pelo deputado sérvio Milos Aligrudic.

O texto pede aos Estados que "estudem a possibilidade de baixar a idade de voto para os 16 anos em todos os países e para todos os tipos de eleições". O documento aponta, por outro lado, "uma subida do abstencionismo eleitoral em toda a Europa", em particular na faixa etária dos 18-24 anos, e frisa que "estudos mostram que quanto mais os jovens esperam para participar na vida política, menos se envolvem na idade adulta".

Para a grande maioria dos países europeus, a idade mínima para votar é 18 anos. Em 2007, a Áustria tornou-se o primeiro país a fixar a maioridade intelectual nos 16 anos para todas as eleições municipais, regionais e nacionais. Algumas regiões da Alemanha, um cantão da Suíça e três dependências da Coroa britânica também baixaram a idade de voto para os 16 anos.

In DN

Idea Arrow

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissão neste fórum:
Você não pode responder aos tópicos