Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Alijó

Ir para baixo

Alijó Empty Alijó

Mensagem por Joao Ruiz Ter Out 25, 2011 4:10 am

.
Professor de Educação Musical

«Professor julgado por pedofilia continua a dar aulas»

Um professor de Música vai ser julgado em Alijó por alegados abusos sexuais sobre cinco alunas suas, com idades entre os 9 e os 10 anos. Os factos terão ocorrido numa escola primária, no ano lectivo de 2008/09. O suspeito continua dar aulas na região de Trás-os-Montes.

O docente, de 50 anos, professor de Educação Musical, natural de Paredes mas a residir em Mirandela, foi acusado pelo Ministério Público (MP) de Alijó de cinco crimes de abuso sexual de criança e um de maus-tratos.

Segundo a acusação, a que o JN teve acesso, o professor, contratado em 2008 pela Câmara de Alijó, no âmbito de actividades de enriquecimento curricular, e colocado na Escola EB1 de Pegarinhos, terá abusado de cinco alunas da mesma turma.

JN, 2011-10-25
In DTM

Twisted Evil

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Alijó Empty Banda de Filarmónica de São Mamede de Ribatua tem novas instalações

Mensagem por Joao Ruiz Qua Nov 02, 2011 7:14 am

.
«Apreciada e elogiada»

Alijó Riba_tua

Banda de Filarmónica de São Mamede de Ribatua tem novas instalações

A Bicentenária Banda de Música de São Mamede de Ribatua marcou mais um episódio na sua longa história. No dia 29 de Outubro trocou de sede, deixando o antigo edifício onde se encontravam a sala de ensaios e as salas de aulas, com manifestas deficiências estruturais, pela desativada escola primária daquela localidade.

E que uso mais digno se poderia dar à escola que este ano foi desativada? O local onde até agora se ensinavam as primeiras letras vai continuar ao serviço do ensino, mas das primeiras notas musicais.

O edifício é composto por diversas salas de aulas, onde se processa o ensino e treino musical de vários naipes e escalões da Banda, bem como por uma sala de ensaios gerais que constitui a secção mais apreciada e elogiada por músicos e maestro.

É que novo espaço possui características de uma pequena sala de espetáculo, onde a acústica esta assegurada pela sua arquitetura.
Presentes nesta sessão de entrega estiveram presentes os antigos presidentes de direção anteriores, a atual direção, o Presidente da Junta de Freguesia de São Mamede de Ribatua e o Vereador do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Alijó.

Todos foram unânimes em afirmar que as novas condições favorecerão o trabalho da banda, ficando o apelo para que acarinhem o espaço.
Também ficou no ar uma ideia que poderá ser um desafio para a direção da banda e para os próprios músicos que a compõem. Trata-se da possível criação da Academia de Música da Banda de São Mamede.

Desejada por uns, sonhada por outros, este objetivo tem agora mais e melhores condições para se concretizar. Resta-nos esperar que a união de todos e um esforço conjunto em tempos de austeridade possam apresentar frutos.

, 2011-11-02
In DTM

Alijó Character21

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Alijó Empty Favaios estuda sustentabilidade do Turismo Rural

Mensagem por Joao Ruiz Ter Nov 08, 2011 8:29 am

.
Aldeia vinhateira de Favaios

Favaios estuda sustentabilidade do Turismo Rural

Teve lugar em Favaios, no passado dia 05 de Novembro, a sessão de apresentação «A experiência global em turismo rural e desenvolvimento sustentável de comunidades locais».

Este programa, desenvolvido em parceria entre as Universidades de Aveiro e de Vila Real, visa analisar ao longo de um ano, as potencialidades turísticas da Aldeia Vinhateira de Favaios e da rede das aldeias onde se insere.

O ponto de partida será a identificação das potencialidades dos recursos existentes no território, tendo em vista a melhoria das condições das estadias na rede, permitindo que os turistas possam permanecer durante um maior período nas aldeias vinhateiras, ao mesmo tempo que procura melhorar a vida dos habitantes locais, bem como dinamizar as ofertas aos visitantes.

Para que o estudo possa contribuir para o bem estar das populações locais, os técnicos que vão estar no terreno a realizar estudos e a fazer levantamentos de informações, contam com a ajuda das forças vivas de Favaios que estiveram presentes nesta apresentação, nomeadamente a Junta de Freguesia de Favaios, a Adega Cooperativa e a nível cultural, da OFITEFA a oficina de teatro de Favaios. Os habitantes daquela localidade que estiveram presentes também se disponibilizaram para ajudarem os técnicos das duas Universidades.

Estas duas instituições contam já com o apoio da Fundação de Ciência e Tecnologia e da CCDR-C e esperam criar mais parcerias com outras entidades.
O plano de trabalho apresentado prevê que os primeiros resultados possam ser apresentados em meados de 2012, esperando que possam mostrar os caminhos para o desenvolvimento turístico da aldeia vinhateira de Favaios.


, 2011-11-08
In DTM

Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Alijó Empty Câmara de Alijó está entre as seis mais endividadas do país

Mensagem por Joao Ruiz Seg Fev 13, 2012 11:13 am

.
Dificuldades financeiras

Câmara de Alijó está entre as seis mais endividadas do país

O Município de Alijó, no distrito de Vila Real, é uma das seis câmaras mais endividadas do país, cujo endividamento totalizam 383,4 milhões de euros. Portimão (PS), Setúbal (CDU), Seixal (CDU), Barreiro (CDU), Alijó (PS) e Vila Nova de Poiares (PSD) são os seis dos 308 municípios portugueses com maior passivo.

Só a dívida a fornecedores, superior a 90 dias, ultrapassa os 177 milhões de euros, com empresas municipais incluídas, o que se traduz em 490 mil euros por dia, informou o Correio da Manhã.

Já anteriormente o NVR tinha noticiado as dificuldades financeira da autarquia alijoense que, juntamente com a câmara de Murça e Mondim de Basto, são as mais endividadas do distrito.

NVR, 2012-02-13

Twisted Evil

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Alijó Empty Deputados do PSD preocupados com situação financeira da adega

Mensagem por Joao Ruiz Qui Abr 26, 2012 5:05 am

.
[size=150]Pedro Pimentel e Luís Ramos[/size]

Deputados do PSD preocupados com situação financeira da adega

Os deputados do PSD eleitos por Vila Real querem sensibilizar os responsáveis do Ministério da Agricultura e da Caixa Geral de Depósitos (CGD) para que seja encontrada uma solução para os problemas financeiros da Adega de Alijó.

Pedro Pimentel e Luís Ramos comprometeram-se ainda a levar este assunto à Comissão Parlamentar de Agricultura de 08 de maio, dia em que decorrem audições parlamentares sobre a Região Demarcada do Douro (RDD).

As audições parlamentares foram pedidas pelo PCP e vão levar ao Parlamento o secretário de Estado do Desenvolvimento Rural, Daniel Campelo, e o presidente da Comunidade Intermunicipal do Douro (CIM Douro), Artur Cascarejo.


Lusa, 2012-04-25

Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Alijó Empty Autarcas de Alijó apoiam Direção da Adega Cooperativa

Mensagem por Joao Ruiz Qui Abr 26, 2012 5:10 am

.
Marcharam em Alijó

Alijó Alijo_manif

Autarcas de Alijó apoiam Direção da Adega Cooperativa

Os autarcas com assento na Câmara Municipal de Alijó juntaram-se aos cerca de 300 viticultores, que no dia 22 de abril marcharam em Alijó pela defesa da sua Adega Cooperativa e para chamar a atenção da situação dos pequenos e médios viticultores durienses.

Com uma grave crise que se prolonga há cerca de dez anos, os pequenos e médios viticultores durienses têm desesperado para conseguir vender as suas uvas a quem pague alguma coisa por elas. Desde 2000 que os preços pagos aos produtores têm descido vertiginosamente, colocando as produções e as vidas dos agricultores em risco.

A Adega Cooperativa de Alijó, refúgio para muitos viticultores durante décadas, tem conhecido muitas dificuldades para superar as suas dívidas. A anterior direção, que no domingo foi substituída, queixa-se que a Caixa Geral de Depósitos não quis renegociar a dívida, inviabilizando a possível retoma económica daquela instituição de viticultores. Cabe à nova direção tentar convencer a instituição bancária a conceder mais tempo para o pagamento das dívidas, que rondam os 7 milhões de euros. Diga-se que cerca de 2 milhões de euros dessa dívida é aos pequenos e médios agricultores que, em alguns casos, não recebem nenhum dividendo há quatro ou mais vindimas.

Para tentar ultrapassar este problema, a CIM Douro encomendou um estudo, que já foi entregue ao Secretário de Estado do Desenvolvimento Rural, Daniel Campelo, que aponta para um caminho que poderá ajudar o Douro a reviver dias mais felizes e a tirar da asfixia económica as suas gentes.
Artur Cascarejo, Presidente da Câmara de Alijó e também da CIM Douro, esteve presente no plenário que antecedeu a marcha, deixando uma mensagem de solidariedade e de trabalho na defesa dos pequenos e médios agricultores e na defesa das cooperativas durienses, apelando à união de todos para ultrapassar esta grave crise. Disse ainda que espera desenvolvimentos positivos até ao dia 08 de maio, data em que irá estar presente na Assembleia da República para uma audiência parlamentar sobre este assunto.

Para a história fica a marcha que desceu a Avenida 25 de Abril em Alijó e que contornou a rotunda do Homem do Douro, numa simbólico abraço a todos os durienses que lutaram para fazer desta região um Património de toda a Humanidade.

, 2012-04-26
In DTM

Twisted Evil

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Alijó Empty Alijó aplica plano para poupança de água devido à seca severa

Mensagem por Joao Ruiz Sáb Out 13, 2012 9:25 am

.
Racionalização dos consumos

Alijó Agua-torneira

Alijó aplica plano para poupança de água devido à seca severa

A Câmara de Alijó está a implementar um plano de contingência devido à seca, cortando nos gastos de água nas regas de jardins e fontes e apelando à população para uma racionalização dos consumos.

As chuvas que caíram no Douro neste início de Outono não chegaram para repor os níveis normais de água na albufeira de Vila Chã, localizada no concelho de Alijó, distrito de Vila Real.

Precisamente por causa da falta de precipitação que se registou nos últimos meses, a autarquia alertou nesta quinta-feira para um cenário de “seca severa”.

Nesse sentido, o município, liderado pelo socialista Artur Cascarejo, está a colocar em prática um plano de contingência que tem como objectivo precaver situações que, no limite, podem levar a eventuais falhas no abastecimento de água.

A autarquia está a cortar nos consumos, nomeadamente na redução da quase totalidade das regas de jardins, fontes e demais serviços municipais.

Está também a ser feito um apelo à população, através da distribuição, pelos CTT, de desdobráveis com conselhos de poupança, e ainda através das juntas de freguesias e dos padres, que na hora da missa irão alertar também para o uso mais sensato deste bem.

O objectivo é “sensibilizar, aconselhar e alertar a população para a importância da redução do consumo de água”.

Estas medidas e alertas visam, de acordo com a autarquia, “garantir a normal continuidade do abastecimento de água às populações, procurando estimular a redução do consumo, de modo a não se atingir um ponto de ruptura no sistema que impedisse o normal abastecimento de água”.

Lusa, 2012-10-12

Alijó Images?q=tbn:ANd9GcSjJIrDFiBf2O9sLN68JU6rbVDakt8SbxoS4cUA0ybfdoyNbtEPFvUepA

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Alijó Empty Douro vai receber 90 obras de artistas de 60 países

Mensagem por Joao Ruiz Sáb Ago 31, 2013 11:11 am

.
390 obras de arte gráfica

Douro vai receber 90 obras de artistas de 60 países


O Núcleo de Gravura de Alijó realiza a Global Print 2013, entre 31 de agosto e 30 de outubro, que vai espalhar 390 obras de arte gráfica, de artistas de 60 países, por quatro concelhos durienses.

Nuno Canelas, responsável pela organização, disse hoje à agência Lusa que a Global Print se apresenta como um evento intermédio à Bienal Internacional de Gravura do Douro, que se repete em 2014.

A iniciativa arranca a 31 de agosto e prolonga-se até 30 de outubro.

Por Alijó, Peso da Régua, Lamego e Tarouca vão espalhar-se 390 obras, de 390 artistas de 60 países.

Nuno Canelas referiu que a abertura da mostra ocorre no Mosteiro de Salzedas, em Tarouca, onde se vão por a dialogar as obras de arte antiga com as de gravura contemporânea.

“As gravuras foram colocadas de propósito para estabelecer um choque e diálogo pela harmonia e pelo contraste com as peças existentes no mosteiro”, salientou o responsável.

Haverá ainda exposições no Museu de Lamego, Teatro Ribeiro da Conceição e Museu do Douro.

Nuno Canelas salientou ainda as dificuldades em realizar o evento nesta época de crise, em que o “apoio financeiro é quase inexistente”.

“Consegue-se fazer isto através do esforço e dedicação das pessoas que quiseram arrancar com este projeto”, frisou.

Nuno Canelas destacou ainda o apoio dos municípios envolvidos e algumas instituições.

Para o responsável, a Global Print e a Bienal de Gravura são uma “resposta à crise económica, que teima em acabar com tudo o que simplesmente mexe ou resiste”.

A Bienal de Gravura do Douro, que se realiza desde 2001, tem como objetivo principal "promover, através das artes plásticas, a região duriense", classificada pela UNESCO como Património da Humanidade.

Durante as suas edições, foram realizadas exposições de homenagem a artistas mundialmente reconhecidos como Antoni Tàpies, Paula Rego, Vieira da Silva, Octave Landuyt, Nadir Afonso, Gil Teixeira Lopes ou David de Almeida.

A organização diz que se trata do maior evento cultural e artístico de toda a região de Trás-os-Montes e Alto Douro, que tem conseguido vencer os “desafios da interioridade, da crise económica, da crise cultural, da própria crise da gravura e tem sabido manter vivos os pressupostos da arte e a autonomia da gravura no contexto da arte contemporânea”.

, 2013-08-29
In DTM

Idea Arrow

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Alijó Empty Produtores do Douro juntam-se para fazer vinho do Porto em acção solidária

Mensagem por Joao Ruiz Sáb Set 28, 2013 11:08 am

.
Projecto «O-port-unidade»

Alijó Uvas_brancas

Produtores do Douro juntam-se para fazer vinho do Porto em acção solidária

Vinte e um produtores de vinho do Douro juntam-se no domingo, em Alijó, para pisar o vinho do Porto «O-port-unidade» que será vendido para angariar receitas para a associação Bagos d Ouro, anunciou nesta quinta-feira a organização.

O projecto “O-port-unidade” é organizado pela World of Port, uma escola de formação sobre vinho do Porto, e conta com o apoio do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP). Esta iniciativa partiu de Axel Probst, que lidera esta escola, localizada na Alemanha.

O vinho do Porto “O-port-unidade” será pisado nos lagares redondos de Vale Mendiz, concelho de Alijó, por um representante de cada uma das casas convidadas. Depois, as garrafas deste produto serão vendidas e leiloadas e as receitas do projecto serão doadas à Associação Bagos d Ouro, uma organização de solidariedade que apoia crianças e jovens desfavorecidos do vale do Douro.

A organização refere que o nome “O-port-unidade” exprime a unidade dos produtores de vinho do Porto na manufactura de um Porto “muito especial”, assim como "a oportunidade de fazer algo, no plano criativo e solidário, na Região Demarcada do Douro".

A Bagos d Ouro intervém junto das crianças e jovens, acompanhando o seu percurso escolar e apostando na criação de oportunidades para o desenvolvimento de projectos de vida de sucesso. Esta organização escolheu o Douro para a actuar porque a região está entre as 30 mais pobres das 254 regiões da Europa.

O índice médio de poder de compra no Douro é 32% inferior à média nacional e, em Trás-os-Montes e Alto Douro, encontram-se as maiores taxas de consumo de álcool do país (65%).

Lusa, 2013-09-23

Alijó Images?q=tbn:ANd9GcSZ6Q7c6qk37vib0bAQ1mLwR_wop5yoGp7Smp-o9qjSfkMsRkwM

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Alijó Empty XII Grande Concurso Pecuário dos Reis em Vila Verde

Mensagem por Joao Ruiz Ter Jan 28, 2014 8:29 am

.
Freguesia de Vila Verde

XII Grande Concurso Pecuário dos Reis em Vila Verde


A freguesia de Vila Verde, concelho de Alijó, celebrou a habitual festa dos Reis, no passado dia 6 de Janeiro. Integrado nas festividades, teve lugar de destaque o XII Grande Concurso Pecuário. Este evento foi, mais uma vez, promovido pelo Centro Social, Recreativo e Cultural de Vila Verde e organizado pela…

…AGRIREAL Consultadoria, Produção e Comercialização Lda., em parceria com o Centro de Gestão Agrária do Cima Corgo (CGACC). As questões técnicas e burocráticas estiveram a cargo dos técnicos: Eng.º Nelson Viana, Eng.ª Maria João Antunes, Engª Neida Ferreira e ainda do Médico Veterinário Municipal - Dr. João Manuel Gonçalves - na qualidade de Autoridade Sanitária Veterinária. O júri de classificação foi composto pelo Pecuário Sr. Jorge Jales Barreira. O Concurso decorreu conforme estipulado no regulamento, tendo tido a presença de muitos participantes, o que, engrandeceu o certame, enchendo de orgulho não só os criadores, pelo raro brilho que ofereceram às festividades, mas, também, quem teve o privilégio de assistir a tão empolgante festa.

A Câmara Municipal de Alijó mostrou mais uma vez total interesse, disponibilidade e simpatia por este evento, tendo estado presente o Senhor Presidente da Câmara Municipal, Dr. Carlos Jorge Vilela da Rocha Magalhães. Igualmente, esteve presente o Senhor Presidente do Centro Social, Cultural e Recreativo de Vila Verde, Sr. Domingos Aurélio Henriques, grande impulsionador e dinamizador do Concurso Pecuário. O Concurso terminou com a extasiante distribuição dos prémios, não só aos vencedores das várias secções, mas também aos restantes participantes, os quais foram galardoados pela Comissão de Festas, que não deixou ninguém voltar para casa sem um merecido prémio de presença.

, 2014-01-20
In DTM

Alijó Images?q=tbn:ANd9GcTRRfB8jjP9l-JX9ZvtS8TLXwi6aKOiTX14kNPffig2izN43IYMcA

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Alijó Empty Associação retoma actividade regular Alijó

Mensagem por Joao Ruiz Sáb Mar 15, 2014 12:29 pm

.
Associação retoma actividade regular

Alijó Carmen_Lucia

Centro Recreativo e Cultural de Castedo elegeu novos órgãos sociais

No acto eleitoral de 25 de Janeiro concorreu apenas uma lista, liderada por Carmen Rodrigues, que foi eleita por unanimidade.

Com uma equipa renovada e maioritariamente feminina, algo inédito na associação, a nova Direcção inicia o mandato com alguma “folga” financeira, já que transita da anterior gerência um saldo positivo de 11.500€.

Carmen Rodrigues, de 28 anos, enfrenta o desafio de liderar a Instituição, que pretende que de imediato retome o funcionamento regular, depois de um período de menor actividade. Assegura, ainda, que deseja "concretizar várias iniciativas de âmbito cultural na aldeia", começando, desde já, pela "organização da Festa Anual", que se realiza no último fim de semana de Julho.

ASSEMBLEIA GERAL
Presidente: João Vilela
1º Secretário: André Pinto
2º Secretário: Eva Lopes

DIRECÇÃO
Presidente: Carmen Lúcia Rodrigues
Vice-Presidentes: Isabel Pereira, Olindina Rodrigues, Ermelinda Jesus e Alexandra Ribeiro
Tesoureiro: Acácia Rodrigues
Secretário: Alípio Gouveia

CONSELHO FISCAL
Presidente: Paulo Teixeira
Relator: Sónia Borges
Vogal: António Vasques

Paulo V., 2014-02-06

Alijó Smilie34

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Alijó Empty Re: Alijó

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos