Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Capitais europeias da cultura

Ir para baixo

Capitais europeias da cultura Empty Capitais europeias da cultura

Mensagem por Joao Ruiz Qui Dez 15, 2011 4:35 am

.
«Entusiasmo o desafio»

Douro quer ser Capital Europeia da Cultura

O Douro, que assinalou o décimo aniversário da elevação a Património Mundial da UNESCO na quarta-feira, quer ser Capital Europeia da Cultura, numa ideia lançada na Régua e bem acolhida pelo presidente da Comunidade Intermunicipal do Douro (CIM Douro).

No final do dia comemorativo, o presidente da companhia de teatro Filandorra, David Carvalho, lançou a ideia de candidatar o Douro a Capital Europeia da Cultura.

O presidente da CIM Douro, Artur Cascarejo, acolheu com entusiasmo o desafio e garantiu que vai apresentar uma proposta à estrutura que preside.

Na quarta-feira foi apresentada a programação artística da Capital Europeia da Cultura (CEC) Guimarães2012. O Porto também já foi Capital da Cultura e, agora, David Carvalho pergunta: “Porque não a cidade do Douro?”.

O responsável considerou que a candidatura poderia ter como base o eixo de cidades do Douro, composto por Vila Real, Régua e Lamego, ou todo o território classificado pela UNESCO, numa área que abrange 13 municípios.

O director da Filandorra disse que já está construído o tecido cultural deste território, com teatros, museus, escritores e investigadores da cultura popular da região.

Para Artur Cascarejo, esta ideia não podia vir em melhor altura.

“Era a melhor homenagem que poderíamos fazer ao Douro, ao rio, à região e à sua população”, frisou.

É um processo difícil mas que, na opinião do autarca, “pode ser alcançado”.

“Temos um conjunto de requisitos prévios que podem potenciar esta candidatura, desde a cultura do vinho e as tradições que são os pilares da Região Demarcada do Douro”, salientou.

O grande objectivo seria mesmo reforçar internacionalmente a imagem do Douro: o Douro rio, o Douro socalcos e vinhas, as suas orlas pintadas de oliveiras, amendoeiras, laranjeiras ou cerejeiras, que constitui uma gigantesca obra conjugada da natureza e do homem que liga Foz Côa ao Porto, também eles Património Mundial.

Lusa, 2011-12-15

Capitais europeias da cultura Smilie_fluester

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissão neste fórum:
Você não pode responder aos tópicos