Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Eslovénia

Ir para baixo

Eslovénia Empty Eslovénia

Mensagem por Joao Ruiz Qui Jan 19, 2012 8:01 am

.
Presidente esloveno propõe banqueiro para primeiro-ministro

por Lusa
Hoje

O presidente da Eslovénia, Danilo Türk, propôs hoje de forma informal o banqueiro Marko Voljc para o cargo de primeiro-ministro, depois de Zoran Jankovic, vencedor das legislativas, não ter conseguido uma maioria no parlamento.

Um despacho da agência AFP adianta que face à recusa do parlamento em nomear o presidente da Câmara de Ljubljana, o milionário Zoran Jankovic, o chefe de Estado Danilo Türk optou pelo banqueiro Marko Voljc.

Com 62 anos, Voljc dirigiu o banco esloveno mais importante, o Nova Ljubljanska Banka (NLB), entre 1992 e 2004. Atualmente é diretor para a Europa de Leste e a Europa Central do grupo financeiro belga KBC (banca e seguros). Trabalhou ainda entre 1979 e 1992 para o Banco Mundial, tendo chefiado a representação na América Central.

Em conferência de imprensa na capital eslovena, Danilo Türk afirmou que Marko Voljc tinha aceite com a condição de receber um amplo apoio dos partidos políticos.

"É um homem que goza de boa reputação, excelentes referências e é capaz de enfrentar as dificuldades e resolver os problemas", referiu o presidente, adiantando que cabe agora os partidos políticos manifestarem a sua posição.

O primeiro dirigente político a manifestar-se sobre o assunto foi precisamente Zoran Jankovic, que declarou estar pronto a apoiar Marko Voljc.

Até dia 25, deverá ser proposto ao parlamento um novo candidato a primeiro-ministro, o que poderá ser feito pelo chefe de Estado ou por um grupo de pelo menos dez deputados.

O parlamento tem de votar no candidato até ao final deste mês

Embarassed

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Eslovénia Empty Assembleias de voto abertas para as presidenciais

Mensagem por Joao Ruiz Dom Nov 11, 2012 8:11 am

.
Assembleias de voto abertas para as presidenciais

por Lusa, publicado por Luís Manuel Cabral
Hoje

Mais de três mil assembleias de voto abriram esta manhã na Eslovénia para que 1,7 milhões de eleitores escolham o Presidente do seu país para os próximos cinco anos.

As sondagens indicam que o favorito na corrida é o atual Presidente, o independente Danilo Turk, de 60 anos, mas que deverá ganhar sem a maioria dos votos, o que obrigará a uma segunda volta das eleições, a 02 de dezembro.

Em segundo lugar surge o ex-primeiro-ministro Borut Pahor, candidato social-democrata, que poderá vencer Turk na segunda volta.

Turk, diplomata e especialista em direito internacional, apresenta-se como independente, à semelhança das eleições anteriores, mas conta com o apoio dos partidos centro-esquerda.

Em terceiro lugar e com menos possibilidades de vencer está Milan Zver, de 50 anos, deputado no Parlamento Europeu e ex-ministro da Educação, candidato do conservador Partido Democrata Esloveno (SDS) do primeiro-ministro, Janez Jansa.

Os eslovenos poderão depositar o seu voto até às 19:00 (18:00 em Lisboa), conhecendo-se pouco depois as primeiras projeções à boca das urnas, sendo que os primeiros resultados oficiais só são esperados cerca das 20:00 (21:00 em Lisboa).

In DN

Eslovénia Images?q=tbn:ANd9GcTPI_azUVc0WEc9u9WvAlWj37Mci9PeNUmrrkF2B4VDyL7DZ2wHkOml

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos