Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Um ódio de estimação da direita

Ir para baixo

Um ódio de estimação da direita  Empty Um ódio de estimação da direita

Mensagem por Vitor mango Seg Out 28, 2013 5:15 am

Por Tomás Vasques
publicado em 28 Out 2013 - 05:00

Um ódio de estimação da direita
Um ódio de estimação da direita  156587




  • 3




A Direita convive bem com questões graves e mal explicadas, como as compras e vendas de acções da SLN, com lucros chorudos, desde Cavaco Silva a Rui Machete

1 - O ex-primeiro-ministro José Sócrates, agora comentador num canal de televisão (essa bizarria das televisões portuguesas de alcandorar a "comentadores políticos" ex-dirigentes partidários, de Marques Mendes a Francisco Louçã, mas excluindo cirurgicamente Carlos Carvalhas, ex-secretário-geral dos comunistas), esteve no olho do furacão mediático durante a semana passada. O pretexto para o reboliço foi, aparentemente, o lançamento de um livro - um trabalho académico que, independentemente do interesse e da oportunidade do tema, é maçudo e com uma argumentação afuniladamente afrancesada (que se compreende em função da Escola em que foi apresentado o trabalho), o qual poucos se darão ao trabalho de ler na íntegra. De facto, a verdadeira razão que levou a comunicação social - televisão, jornais e rádios - a dedicarem a José Sócrates grandes entrevistas, extensas notícias diárias, crónicas diversas e editoriais, não foi a apresentação do livro, mas a figura política incontornável de José Sócrates na vida política portuguesa e o seu recente regresso ao país e à ribalta política através dos comentários semanais. E José Sócrates sabe isso, melhor do que ninguém, transformando a apresentação do livro, feita com pompa e circunstância por dois ex-presidentes, de Portugal e do Brasil, Mário Soares e Lula Inácio da Silva, num acto exclusivamente político.
A Direita voltou a destilar, por estes dias, o velho ódio que dispensa a José Sócrates. Nalguns casos, regressou às batidas questões com que o perseguiram durante anos. Até a licenciatura veio de novo à baila. Mas, notoriamente, não são estas as questões que "incomodam" a Direita. Ela convive bem com questões de muito maior gravidade: estranhas e mal explicadas compras e vendas de acções, com lucros chorudos, desde Cavaco Silva a Rui Machete, que Passos Coelho convidou para ministro dos Negócios Estrangeiros; com um conselheiro de Estado afundado até à raiz dos cabelos no banditismo financeiro do BPN, como Dias Loureiro; com um ministro "licenciado" através de uma fraude académica, como Miguel Relvas, e muito mais. O que incomodou (e incomoda) a Direita foi a facilidade com que José Sócrates entrou no eleitorado que tradicionalmente vota PSD e CDS-PP, o que lhe permitiu obter a primeira e única maioria absoluta para os socialistas, em 2005. E, nas eleições de 2009, já com a crise em cima da mesa e após quatro anos a enlamear, diariamente e com voracidade, o carácter do então primeiro-ministro, o PSD apenas subiu quatro décimas em relação a 2005, enquanto o PCP não saía do mesmo sítio - sete por cento nas últimas três eleições legislativas. Este ódio da Direita a José Sócrates é explicado na literatura desde a Eneida, de Virgílio: é um amor-ódio. E quanto mais intensa é a paixão, mais o ódio é avassalador. O próprio José Sócrates explicou isso numa entrevista recente: "Sou o chefe democrático que a direita sempre quis ter". Agora que ele regressou, mais vale prevenir do que remediar.
2 - O ministro dos Negócios Estrangeiros de Angola, Georges Chikoti, declarou há dias que Portugal deixou de ser uma "prioridade estratégica" para aquele país africano, na sequência do que já tinha dito o presidente Eduardo dos Santos, e como represália contra a investigação judicial, que ocorre em Portugal, contra altas figuras do Estado angolano. Na ocasião, Georges Chikoti acrescentou que o Brasil e a China constituíam alternativas a Portugal. No dia seguinte, as autoridades judiciais brasileiras acusavam o general angolano Bento dos Santos Kangamba de chefiar uma quadrilha dedicada ao tráfico de mulheres e de prostituição, emitindo a Policia Federal brasileira um mandato de captura internacional contra o visado. Espera-se a todo o momento que o ministro dos Negócios Estrangeiros de Angola venha excluir também o Brasil das sua "prioridades estratégicas". Resta a Angola a China, mas sabemos que a famosa paciência dos chineses também se esgota.
Jurista
Escreve à segunda-feira

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Um ódio de estimação da direita  Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117360

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos