Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Natal 2013

Ir para baixo

Natal 2013 Empty Natal 2013

Mensagem por Joao Ruiz Qua Dez 18, 2013 10:48 am

.
16º ano consecutivo
Vila Real


Almoço de Natal com os Idosos do concelho de Vila Real

Pelo 16º ano consecutivo, o Município vai organizar mais um almoço convívio de Natal para os idosos do concelho, dia 14 de dezembro, pelas 13h00, nas instalações do Regimento de Infantaria nº 13, em Vila Real.

Este almoço convívio de Natal contará com a presença de cerca de 2000 idosos oriundos de todo o concelho, um número bem revelador da importância da dinamização desta iniciativa por parte da Câmara Municipal, junto desta franja da nossa população.

Esta festa de Natal contará ainda com um espaço de animação, cujo ponto alto será a distribuição do tradicional presente de Natal.

, 2013-12-11
In DTM

Natal 2013 Images?q=tbn:ANd9GcTcvT8iEVHPrPyD99gNEQW0cWvf5r1kBE-ks4XVtwgV3eoxjw3eBg

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Natal 2013 Empty “Vais ficar sozinho na noite de Natal? Janta com o bispo de Bragança-Miranda”

Mensagem por Joao Ruiz Qua Dez 18, 2013 10:54 am

.
Missão de ser profética
Bragança


Natal 2013 DJose_matrecos

“Vais ficar sozinho na noite de Natal? Janta com o bispo de Bragança-Miranda”

A iniciativa é dirigida à comunidade de estudantes estrangeiros a residir em Bragança.

O bispo de Bragança-Miranda vai passar a noite de Natal na casa episcopal com os estudantes que, por qualquer motivo, não têm possibilidade de viver esta época festiva junto das suas famílias.

A iniciativa surgiu “com muita simplicidade”, refere à Renascença D. José Cordeiro. “Alguns deles vão à missa da catedral ao domingo à tarde, sobretudo, aqueles que estão no programa Erasmus, e não têm possibilidade de passar o Natal com a sua família, nas suas próprias terras. Então, lançámos essa ideia de celebrarmos o Natal juntos - cearmos juntos nessa noite tão significativa - e depois celebrarmos a fé juntos, também na catedral”, explica o prelado.

Não se sabe o número de estudantes que vai aderir ao convite, uma vez que as inscrições ainda decorrem. Mas não é a primeira vez que D. José Cordeiro tem esta ideia. Quando era capelão no Instituto Politécnico de Bragança e na paróquia escolar, o agora bispo de Bragança-Miranda fez a mesma experiência. “Eram muitos menos e fizemos uma experiência conjunta e também nas famílias que aqui, em Bragança, os acolheram”, recorda.

A ideia surgiu “também para dar o arranque a um grupo - o Grupo Isaías - que é um grupo de resposta à vocação e às interpelações ao serviço do bem comum”, refere o bispo. Um grupo que, também à semelhança de Isaías, é chamado a ser profético.

“A Igreja tem essa missão de ser profética no mundo de hoje e, sobretudo, de viver a vida como um dom e viver a alegria do Evangelho em todas as circunstâncias da existência e, de modo especial, nestes momentos particularmente significativos”, frisa D. José Cordeiro.

Com a ceia de Natal, o prelado deseja que “ninguém fique esquecido, que ninguém possa ser privado do ambiente de Paz, de Amor e de Fraternidade”.

Olimpia Mairos in RR, 2013-12-13
In DTM

Natal 2013 Images?q=tbn:ANd9GcTlMe2f6cb5T9HuHu2FjaA3pXV8wASIVnXZKrEOPj-2JVZR_m5Y

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Natal 2013 Empty Iniciativa «fotografar» Distrito de Bragança

Mensagem por Joao Ruiz Qua Dez 18, 2013 11:00 am

.
Iniciativa «fotografar»

Diocese desafia fiéis a fotografarem coroas de Advento e presépios

O Secretariado Diocesano das Comunicações Sociais de Bragança-Miranda, em parceria com a Pastoral do Turismo, desafiou os diocesanos a fotografarem coroas de Advento e presépios como iniciativa do tempo de Advento e de Natal.

As fotografias das Coroas de Advento “estarão em votação até ao Natal” e devem ser enviadas para o correio eletrónico comunicacao.diocesebm@gmail.com, até ao dia 22 de dezembro, e serão publicadas no facebook da Diocese Bragança-Miranda.

A iniciativa fotografar «o Presépio de sua casa, rua, paróquia ou instituição» começou este domingo e decorre até à Solenidade da Epifania do Senhor, a 5 de janeiro de 2014.

Os dois secretariados informam que “serão destacadas diariamente no facebook de D. José Cordeiro”, bispo de Bragança-Miranda, até ao “máximo” de 30 fotografias por dia com “ênfase aos presépios da Diocese” e devem ter como identificação o nome do autor e local.

“Admite-se a participação de presépios das comunidades lusas espalhadas pelo globo, desde que os autores das imagens tenham ligação natal a Bragança-Miranda”, acrescenta o Secretariado Diocesano das Comunicações Sociais.

“Os autores das três fotografias mais votadas em cada passatempo receberão uma lembrança da Diocese”, explica o jornal ''''Mensageiro de Bragança''''.

, 2013-12-17
In DTM

Natal 2013 Images?q=tbn:ANd9GcRUudH7YDmJPd9xVQ1HyXs9F4jtNQelcK_t0JWENkm-B0ZrOaJp


Última edição por Joao Ruiz em Qua Dez 18, 2013 11:29 am, editado 1 vez(es)

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Natal 2013 Empty Colecção de presépios de Maria Cavaco Silva ganhou novos exemplares em Bragança

Mensagem por Joao Ruiz Qua Dez 18, 2013 11:28 am

.
Exposição com de 200 presépios

Natal 2013 Presepio_museu

Colecção de presépios de Maria Cavaco Silva ganhou novos exemplares em Bragança

A colecção de presépios de Maria Cavaco Silva ganhou hoje três novos exemplares oferecidos em Bragança na inauguração de uma exposição com a presença do presidente da República na qualidade de convidado.

Cavaco Silva foi hoje acompanhante da mulher na inauguração da exposição com cerca de 200 presépios da colecção pessoal da primeira-dama que podem ser visitados até 26 de Janeiro, no Museu Abade de Baçal, em Bragança.

Maria Cavaco Silva não sabe ao certo o número dos que compõem a sua colecção pessoal. "São talvez três vezes mais" do que os expostos em Bragança, e hoje cresceu com mais três exemplares.

Um deles é "particularmente caro" à primeira-dama portuguesa por ter sido elaborado em xisto e doado pelas meninas do Lar de São Francisco de Bragança, para quem vão reverter as receitas da exposição.

Os outros dois presépios foram oferecidos, um pela Câmara Municipal de Bragança, com representações da ruralidade e das tradições locais, também presentes no terceiro construído com o barro de Pinela, das famosas Cantarinhas de Bragança, em forma de pombal e onde a sagrada família foi substituído pelos típicos Caretos, os mascarados das festas de inverno.

Maria Cavaco Silva realçou "o carácter solidário" que as exposições da sua colecção têm sempre inerente e ela própria comprou o bilhete e o catálogo da que inaugurou hoje, em Bragança.

A inauguração de hoje foi acompanhada por parte da família, nomeadamente alguns dos netos que já são autores de presépios desta colecção que vai aumentando há décadas, como a própria contou.

"A vida que eu tenho tido tem-me permitido alargar muito o leque, tenho um gosto muito especial pelo presépio português, o presépio de artesão, mas também erudito", partilhou com os jornalistas.

Nas viagens que faz aumenta também a colecção com ofertas e compras pessoais.

"Não compro mais nada, mas quando regresso trago sempre presépios", contou.

Não consegue eleger um em particular e considera que a sua colecção já é de todos os portugueses, tantas foram as vezes que já foi mostrada, também lá fora, nomeadamente em Espanha.

Faz questão de estar sempre presente na inauguração destas exposições e hoje foi uma das poucas vezes em que o marido, o presidente da República, foi acompanhante, papel que habitualmente lhe pertence.

Também na colecção de presépios há "uma parceria", como partilhou a primeira-dama, mencionado alguns exemplares oferecidos pelo marido.

"Ele também gosta imenso de presépios", garantiu, falando em nome de Cavaco Silva que hoje não fez declarações públicas, em Bragança.

Lusa, 2013-12-09

Natal 2013 Images?q=tbn:ANd9GcQs9NhECJYeSUelvkORFxwdtItgppoSw_LUFAjSguOXm7ND_Mbu

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Natal 2013 Empty Natal de Vila Real animado com árvore de 25 metros e 80 mil lâmpadas

Mensagem por Joao Ruiz Qua Dez 18, 2013 12:05 pm

.
«Natal da Bila»

Natal de Vila Real animado com árvore de 25 metros e 80 mil lâmpadas

Vila Real festeja este ano o «Natal Da Bila» com uma árvore de 25 metros e iluminada por 80 mil lâmpadas, uma montra de presépios, uma mostra de sabores, uma iniciativa que visa promover o comércio tradicional.

A Câmara de Vila Real, conquistada em setembro pela primeira vez pelo PS, manteve para este ano o orçamento de 11 mil euros destinado às atividades de Natal.

Entanto, segundo afirmou o presidente do município, Rui Santos, a ideia foi "fazer mais com menos".

Por isso mesmo, à iniciativa pública juntou-se a privada, com alguns empresários da cidade patrocinarem a instalação da "maior árvore de sempre", na zona da Araucária, local onde nunca teve iluminações natalícias.

Esta árvore de Natal ergue-se a 25 metros de altura, é iluminada por 80 mil lâmpadas e possui 2,5 quilómetros de fios de luzes.

Mais no centro histórico da cidade foram colocadas também mais iluminações "em locais nevrálgicos".

Segundo o vereador José Maria Magalhães, a programação do "Natal da Bila" incluiu ainda uma montra de presépios de grandes dimensões, entre 16 dezembro e 07 de janeiro, feitos pela iniciativa de 16 juntas de freguesia do concelho que serão também espalhados por vários locais do centro.

Depois, entre os 20 e 22 decorrerá uma mostra de sabores, com as freguesias a trazerem à cidade o melhor que se produz e faz em cada uma. Esta iniciativa vai envolver 12 juntas.

Dezassete ranchos, tunas, coros e grupos musicais irão atuar durante a quadra, pela zona histórica

No dia 21, 70 ciclistas vestidos de Pai Natal irão promover um passeio e, no dia a seguir, é a vez dos atletas da corrida de São Silvestre saírem à rua.

José Maria Magalhães salientou a criação de sinergias que se fez este ano, mostrando que juntos "são mais fortes".

O presidente da Associação Comercial e Industrial de Vila Real (ACIVR), José Ricardo Fonseca, destacou a importância deste tipo de iniciativas para ajudar o comércio tradicional, que atravessa uma "grave crise".

O objetivo do "Natal da Bila" é atrair mais pessoas ao centro histórico.

No entanto, José Ricardo Fonseca salientou que o comércio tradicional não conseguirá sobreviver "apenas de festas" e, por isso mesmo, reivindicou de novo a instalação de lojas âncora ou serviços no centro, como a Loja do Cidadão.

O responsável falou numa "debandada de serviços" desta zona da cidade, como bancos ou até a abertura de um balcão dos CTT do outro lado do rio, e por isso salientou a necessidade de se fazer "mais qualquer coisa" pelo centro histórico.

Para ajudar nesta época, o presidente da ACIVR apelou às compras de Natal no comércio tradicional e garantiu que haverá sempre animação pelas ruas e música natalícia.

Lusa, 2013-12-09

Natal 2013 Images?q=tbn:ANd9GcRZVWkKtzmWCcymis8A1CWwCOfuaRlWED1RNoeG0oCWZOkCZgPy

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Natal 2013 Empty Re: Natal 2013

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos