Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Papa: Um em cada 50 clérigos são pedófilos

Ir para baixo

Papa: Um em cada 50 clérigos são pedófilos Empty Papa: Um em cada 50 clérigos são pedófilos

Mensagem por Vitor mango Dom Jul 13, 2014 11:13 am

Papa: Um em cada 50 clérigos são pedófilos

Numa entrevista publicada no diário italiano "La Repubblica", o Papa Francisco mostra-se empenhado em resolver o problema do celibato dos padres e os casos de pedofilia na Igreja Católica.

10

Cristina Pombo |
16:09 Domingo, 13 de julho de 2014

Papa: Um em cada 50 clérigos são pedófilos Papa-francisco-fbd3 O Papa Francisco diz numa entrevista a um jornal italiano que um em cada 50 clérigos são pedófilos / NICOLA LANESE/EPA
O Papa Francisco afirmou numa entrevista ao jornal italiano "La Repubblica", publicada este domingo, que "cerca de 2%" dos sacerdotes católicos são pedófilos, ou seja, um em cada 50. O sumo pontífice disse estar disposto a enfrentar este problema "com a severidade exigida" e acredita que existem soluções para os problemas colocados pela proibição do casamento de padres.

"Entre os 2% que são pedófilos há padres, bispos e cardeais. Outros, mais numerosos, sabem-no mas mantêm-se em silêncio. Punem sem denunciarem porquê", explicou o Papa Francisco. "Considero este estado de coisas intolerável", concluiu.

O Papa explicou que a estimativa de 2% foi avançada pelos seus conselheiros, e representa cerca de 8000 padres num universo de aproximadamente 414 mil.

Numa frase que antecede a entrevista, "La Repubblica" escreveu: "O Papa diz: Como Jesus, usarei um pau contra os padres pedófilos". O líder máximo do Vaticano referiu-se ao escândalo do abuso sexual de menores no interior da Igreja Católica a algo semelhante a "lepra dentro da própria casa".

No ano passado o líder da Igreja Católica endureceu as leis do Vaticano contra o abuso de crianças e no início deste mês pediu perdão às vítimas de abuso sexual por padres, num encontro que manteve com algumas delas.

 

Papa quer encontrar soluções para o celibato

Quando questionado sobre a lei do celibato dos padres, o Papa Francisco recordou que aquela foi adotada 900 anos após a morte de Jesus Cristo e que a Igreja Católica no Leste permite que os seus padres se casem. "O problema existe, seguramente, mas não em larga escala. Será preciso tempo mas as soluções estão lá e vou encontrá-las", referiu.

De acordo com a "Time", o Papa foi entrevistado pelo célebre ateu Eugenio Scalfari, de 90 anos, um dos fundadores de "La Repubblica", que transcreveu a entrevista apenas de memória, não tendo gravado ou tirado quaisquer notas durante as várias conversas que tiveram.

Entretanto, o Vaticano elogiou Scalfari por ter mantido "o sentido e o espírito da conversa" mas fez um reparo à transcrição da entrevista, que não foi exata, e questionou-se sobre se o formato do artigo não poderia conduzir a uma "manipulação dos leitores mais ingénuos".

Palavras-chave celibatopedofilia[url=http://expresso.sapo.pt/gen.pl?p=kwds&words=igreja cat%C3%B3lica]igreja católica[/url][url=http://expresso.sapo.pt/gen.pl?p=kwds&words=Papa Francisco]Papa Francisco[/url]
Ler mais: http://expresso.sapo.pt/papa-um-em-cada-50-clerigos-sao-pedofilos=f880932#ixzz37MyaB5Zx

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Papa: Um em cada 50 clérigos são pedófilos Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117325

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos