Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fim do intervalo de 20 minutos para sonhar

Ir para baixo

Fim do intervalo de 20 minutos para sonhar Empty Fim do intervalo de 20 minutos para sonhar

Mensagem por Vagueante Qua Out 07, 2015 4:51 pm

Pedro Santos Guerreiro

Fim do intervalo de vinte minutos para sonhar

 

O título parte de Raul Brandão, “escreveu na parede a lápis: intervalo de vinte minutos para sonhar”. O intervalo da campanha eleitoral acabou, Cavaco apagou com borracha o sonho a lápis. Que a economia estava bem, o emprego prosperando, que as contas públicas e externas estavam controladas. Mas o que era a salvação é afinal uma aflição. Livrámo-nos do último resgate, não nos livrámos do próximo. Acudam!

Percebe-se agora por que razão o Presidente da República não quis discursar no 5 de Outubro. Para Cavaco, o dia de reflexão não foi antes, foi depois das eleições. E assim bastaram dois dias para acordar quem quis dormir.

É “necessário assegurar a sustentabilidade da dívida pública, o equilíbrio das contas externas, a redução do endividamento para com o estrangeiro e a competitividade da nossa economia”. Então mas não estava a correr bem? É preciso uma “trajetória sustentável de crescimento da economia e criação de emprego, que permita a eliminação dos sacrifícios que foram exigidos aos portugueses e o combate às situações de pobreza.” Mas porque não disse isto há um mês? Para não condicionar a campanha mas condicionar o seu desfecho?

Cavaco Silva disse a verdade, a propaganda feita na campanha é que era mentira. O “Portugal, caso de sucesso” é uma história que inventámos para nós próprios, satisfazendo pelo caminho a frágil política de Bruxelas, que ainda esta segunda feira pediu... um acordo político para as pensões.

Fez-se muito em Portugal nos últimos quatro anos, o que nos levou à “saída limpa”, a aumentar exportações de forma espetacular e que aparecessem novos projetos e empresas. Mas aqui chegados continuamos dependentes de cortes de salários para baixar o défice, de reduzir pensões para equilibrar a Segurança Social, de impostos altos que aniquilam a economia. Dizê-lo não é uma crueldade para a coligação de Direita. A crueldade é sobre o povo. Abateram-se os portugueses, não se abateu a dívida. A pública; a privada; a externa.

Cavaco suplica um acordo entre o PS, PSD e CDS que traga estabilidade política e condições de governabilidade. Que evite um governo fraco e eleições antecipadas. Repete a proposta falhada de salvação nacional feita, e desfeita, em 2013. Teria sido bom ter havido esse acordo, não houve. Seria bom havê-lo agora, haverá? E serve para quê? Serve para prolongar cortes da despesa pública. Serve para reformar o mercado de trabalho. Serve para mudar a Constituição, se não na letra, no espírito. Serve para uma reforma da Segurança Social que corte pensões, atuais ou futuras, aumentando os anos de trabalho e incentivando poupanças no privado. Serve para tentar conseguir o que falhou nestes quatro anos: condições perenes de sustentabilidade das contas públicas que permitam finalmente baixar impostos para libertar os contribuintes do esbulho e a economia das algemas.

Passos Coelho e António Costa pareciam saber ou adivinhar o repto quando, no domingo, discursaram, na vitória de um e derrota do outro. O que disseram assenta na perfeição na proposta do Presidente. E os programas económicos que propuseram encaixam um no outro como duas peças de puzzle imperfeitas, não é preciso limar muito. O que não encaixa é o que disseram um do outro. O que não encaixa é o poder que António Costa perdeu no PS e que o PS perdeu no Parlamento.

Nenhum cenário pode ser excluído, mas o de constituir uma coligação governativa a três é muito mais improvável do que passar semanas a negociar um acordo parlamentar, que permita aprovar Orçamentos de Estado e inclua a reforma das pensões para resolver o buraco de 600 milhões que o governo se recusou a explicar na campanha. Daí talvez a explicação detalhada do caso sueco, feita num artigo de opinião ontem publicado, de dois consultores de Cavaco Silva. Só que Portugal não tem uma cultura de acordos políticos. O Pacto de Justiça, por exemplo: foi celebrado entre PS e PSD há uma dúzia de anos, para fazer a reforma estrutural do sistema. Foi rasgado pouco depois.

O que Cavaco Silva quer não é uma reforma do sistema político, é uma mudança de mentalidades dos partidos. A sua argumentação, e a dos seus conselheiros, tanto estimula um pacto entre PS/PSD/CDS como justifica um governo PS/PCP/BE, pois entre os 13 países europeus citados que são governados por pelo menos três partidos, quase metade são-no com partidos que não venceram as eleições. Só que juntar PS, BE, PCP e Cavaco é como juntar carbono, hidrogénio, oxigénio e nitrogénio: dá uma combinação química explosiva, nitrogénio político. E juntar PS, CDS e PSD é reduzir o espaço político de quem governa o país há 40 anos, o que dificilmente os partidos aceitarão, começando pelo esfrangalhado PS.

O Presidente da República endossou a negociação para o PSD e colocou o ónus da governabilidade e da estabilidade política no PS, que sintomaticamente foi o único dos maiores partidos que não comentou imediatamente a declaração do Presidente. Só com muito rasgo o PS não se deixará rasgar neste processo. Só com uma negociação complexa se conseguirá o acordo mínimo que evite eleições mais ou menos antecipadas. Fim do intervalo de vinte minutos para sonhar, acordámos nós para a realidade, acordarão eles chegar a acordo? Vão ser umas ricas semanas. Ou como escreve Raul Brandão, “e como eIe ficasse absorto, de olhar perdido, n’um esforço de imaginação para ver”…

Vagueante

Pontos : 1698

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos