Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sacos de plástico leves desapareceram,

Ir para baixo

Sacos de plástico leves desapareceram, Empty Sacos de plástico leves desapareceram,

Mensagem por Vitor mango Ter Set 06, 2016 8:30 am

Sacos de plástico leves desapareceram, mas há quem tenha deixado de separar o lixoNegócios | jng@negocios.pt | 06 Setembro 2016, 11:10
Sacos de plástico leves desapareceram, Img_890x500$2015_02_16_17_49_15_245488
Bruno Simão



As lojas e supermercados deixaram praticamente de usar sacos de plástico leves desde que entrou em vigor a nova taxa. Há mais gente a separar lixo, mas também quem admita que deixou de o fazer por já não ter os sacos de plástico gratuitos, diz o Público.
Um ano e meio depois de ter entrado em vigor a taxa dos sacos de plástico, que incide sobre os chamados sacos leves, de 0,05 milímetros de espessura, apenas 9% do grande comércio ainda continua a usá-los. A maioria substituiu-os por sacos de papel ou por sacos de plástico mais grossos e reutilizáveis.
 
Os dados são da Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição (APED) e são citados esta terça-feira, 6 de Setembro, pelo jornal Público.
 
Antes da reforma da fiscalidade verde, que entrou em vigor no início de 2015, 74% das lojas usava sacos leves e só 19% optava pelo papel. Segundo a APED, verificou-se uma redução de 95% de sacos leves em número de unidades introduzidas no mercado. Por outro lado, registou-se uma diminuição de 71% na utilização de sacos, incluindo os de lixo. Segundo a directora-geral da APED, Ana Isabel Trigo, em declarações ao Público, a redução em peso do plástico foi de 40%.
 
Não havendo sacos de plástico leve, também não há taxa para o Estado. As pessoas compram os novos sacos ou reutilizam.
 
Também o Primeiro Grande Inquérito sobre Sustentabilidade em Portugal, divulgado esta terça-feira pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, indica que 69% dos inquiridos acreditam que a taxa sobre os sacos de plástico incentivou a reutilização de sacos para compras e 56,3% indicam que diminuiu o volume de lixo de plástico.
 
Por outro lado, 63,5% das pessoas admite ter passado a comprar sacos específicos para o lixo. Contudo, se 57,5% dos inquiridos diz que continua a fazer separação do lixo e 17,9% até afirma ter aumentado essa prática, uma fatia de 11% reconhece que a diminuiu, porque antes usava os sacos de plástico gratuitos para o fazer.

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Sacos de plástico leves desapareceram, Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117438

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos