Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Merci, Mr Trump

Ir para baixo

Merci, Mr Trump Empty Merci, Mr Trump

Mensagem por Vitor mango Qua Jan 18, 2017 2:19 am

Merci, Mr Trump
18 de Janeiro de 2017, 7:12

Trump ainda não percebeu que já não é um outsider ou contrapoder. Ele agora é o poder e tem poder:  não pode ter no saco e no papo ao mesmo tempo. É o presidente dos Estados Unidos. Fala pelos Estados Unidos. Tem, à disposição dele os poderes brutais e físicos da coacção militar e económica.

PUB

Ele é agora o statu quo. Já não é o rebelde que quer conquistar a fortaleza. Está instalado na fortaleza. E agora, quando fala, já não fala só por ele. Posto doutra maneira, herdou todas as antipatias dos Estados Unidos como grande potência.
Quando ele diz mal da União Europeia já não é uma opinião pessoal de quem gosta de ser politicamente correcto. Está a dizer mal, como Presidente duma superpotência, doutra superpotência que é, mais do que amiga, rival. Politicamente não poderia ser mais diferente.


O efeito Trump agora é ao contrário. A União Europeia fica fortalecida quando ele a ataca. Acontece o mesmo com a indústria automóvel da Alemanha. Quanto mais Trump marra contra ela mais os europeus torcem por ela.
A oposição oficial dos EUA, na pessoa do presidente Trump, vai ser uma injecção de adrenalina no coração da UE. Ao colocar os EUA como mais isolacionistas e proteccionistas do que sempre, Trump está a desafiar e a estimular directamente o projecto político da UE, dando-lhe um impulso de unidade e de exemplo de que a própria UE carecia dramaticamente.
Mais facilmente a UE aprende a viver sem os EUA ou o Reino Unido do que vice-versa. Afinal são só dois países cada vez mais fechados e monocórdicos.

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Merci, Mr Trump Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117360

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos