Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Paris Match | Postado em 05/04/2018 às 10:45 Do nosso enviado especial à Síria Régis Le Sommier

Ir para baixo

Paris Match | Postado em 05/04/2018 às 10:45 Do nosso enviado especial à Síria Régis Le Sommier Empty Paris Match | Postado em 05/04/2018 às 10:45 Do nosso enviado especial à Síria Régis Le Sommier

Mensagem por Vitor mango Qui Abr 05, 2018 5:59 am

Paris Match | Postado em 05/04/2018 às 10:45
Do nosso enviado especial à Síria Régis Le Sommier

O reduto rebelde de Ghouta caiu. Após o bombardeio de Bashar al-Assad e a opressão de grupos armados, os moradores são aliviados do fim dos combates.

Eles têm rostos de estudantes, mas carregam suas armas como se tivessem nascido com eles. Com seu rosto cor-de-rosa e seu cabelo no mato, o sargento russo que supervisiona a evacuação desse grupo de rebeldes no leste de Ghouta não é muito mais velho do que eles. Talvez seja por causa dessa juventude, seu único ponto em comum, que não há estranha animosidade entre eles nessas horas decisivas. Nenhum fala a língua do outro. Eles pertencem a dois campos que lutam entre si há sete anos. Mas se alguém é um rebelde sírio ou um soldado de Moscou, quando um tem 18 anos e tem um Kalashnikov na mão, um deles geralmente tem um toque feliz.

Leia também: Putin e Rohani recebidos por Erdogan para uma cimeira sobre a Síria

Não era a mesma atmosfera agora, com um primeiro grupo. Jihadistas puros, esses. Antes de partir para Idlib, a província para a qual o governo sírio envia as formações armadas que fazem a escolha, eles pediram para descer de ônibus para o almoço. Com capuz para alguns, eles estavam em filas, braços cruzados, no lado da estrada. Então eles se ajoelharam para descansar as testas no chão. As condições estabelecidas para sua rendição estipulavam que nenhuma câmera as filmaria. Cheirando nossos objetivos, um deles caiu sobre nós. Um oficial russo nos sinalizou para sairmos.

Leia também: Síria: a reconquista no sangue

Os jovens combatentes, por outro lado, têm o prazer de poder conversar com um estranho que não usa uniforme. Alguns nunca saíram de Ghouta, onde nasceram e onde acabaram de ter cinco anos de sítio. Eles parecem aliviados em abandonar o inferno, mesmo que eles ainda digam o nome de sua cidade, Erbin ou Zamalka, como se fosse o paraíso. Os mais jovens mal se lembram dos dias em que não havia guerra. Se eles escolheram sair, um deles nos diz, porque "as pessoas estavam queimando em porões por causa do napalm. Nós estamos indo para Idlib porque temos medo dos xiitas vindo do Iraque, e também de sermos alistados no exército sírio. Um oficial sírio o detém: "Napalm? Realmente, você recebeu? O rebelde não parece mais muito seguro de si mesmo. Ele está falando sobre cloro agora. "Xiitas", mas do que você está falando? Você vê alguns xiitas ao nosso redor? E te machucamos desde que você saiu? Algumas horas atrás, esse adolescente teria, sem a menor hesitação, pressionado o gatilho se o policial estivesse em seu visor. E vice-versa, a propósito.
O exército sírio ativou seus espiões e seus defensores

À distância, Hamad Abed escuta o soldado com um ar pensativo. Com uma mão, ele segura seu AK-47. Do outro, a filha, de 6 meses, que mastiga a chupeta. Deve ser dito que o exército, ele lembra de memórias. Ele era parte disso. No início da guerra, ele tinha 20 anos e estava fazendo seu serviço militar. Ele desertou, mas - não é incomum entre os rebeldes - ele manteve o uniforme camuflado que ainda usa hoje. "Eu nasci em Erbin", disse ele. Quando tudo isso acabar, pretendo voltar, porque é lá que quero morrer. Deixo meu pai e minha mãe atrás de mim. Eles não tiveram forças para sair. "

Erbin é uma daquelas grandes cidades que pontilham o leste de Ghouta. Em 2011, ela havia se levantado contra o poder. Desde então, a cidade fez as manchetes por causa dos ataques aéreos dos quais muitas vezes era o objeto. A força aérea e a artilharia síria não a pouparam. Sua vizinha, Harasta, era conhecida por sua rede de túneis que permitia aos rebeldes apoiar o cerco. Sob a pressão do exército, mais de 40.000 combatentes e famílias finalmente concordaram em deixar Ghouta. A ofensiva matou 1.600 pessoas, deslocou 150.000 civis.
29 de março. Lançamento do Ghouta. Um soldado sírio tenta convencer um grupo de rebeldes a depor as armas.
29 de março. Lançamento do Ghouta. Um soldado sírio tenta convencer um grupo de rebeldes a depor as armas. © Noël Quidu / Paris Match

Erbin, Zamalka, Harasta, Ain Terma e Jobar, o distrito de onde centenas de foguetes foram disparados para atacar o centro de Damasco: as fortalezas de Ghouta caíram. Tudo o que restou foi a cidade de Douma, sua capital, para ainda manter o poder, mas uma boa parte da rendição foi encontrada. Estava nas mãos de Jaïch al-Islam (o Exército Islâmico), um grupo notoriamente rival de Hamad e seus companheiros, Faylaq al-Rahman (a Legião do Misericordioso), que o controlava. ao sul do bolso. Armado e financiado por milhões de dólares pela Arábia Saudita

_________________
Só discuto o que nao sei ...O ke sei ensino ...POIZ
Paris Match | Postado em 05/04/2018 às 10:45 Do nosso enviado especial à Síria Régis Le Sommier Batmoon_e0
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117360

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos