Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Mulheres de tomates Portugueses lutando contra o invasor D.Filipa Vilhena

Ir para baixo

Mulheres de tomates Portugueses lutando contra o invasor  D.Filipa Vilhena Empty Mulheres de tomates Portugueses lutando contra o invasor D.Filipa Vilhena

Mensagem por Admin Seg Jan 05, 2009 1:48 pm

Filipa de Vilhena
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Fiipa de Vilhena (morreu em Lisboa, a 1 de Abril de 1651) era filha e herdeira de D. Jerónimo Coutinho, nomeado vice-rei da Índia, que não aceitou a nomeação, conselheiro de Estado e Presidente do Desembargo do Paço, e de D. Luísa de Faro. Casou com o 5º conde de Atouguia, D. Luís de Ataíde, que veio a morrer antes de 1640.

Já viúva, teve conhecimento de todos os preparativos da revolução da restauração da independência, e aconselhou os seus filhos a aderir.

Na madrugada de 1 de Dezembro de 1640, por ser viúva, cingiu ela própria as armas aos seus dois filhos, e mandou-os combater pela pátria, dizendo-lhes que não voltassem senão honrados com os louros da vitória. Contudo, o seu primogénito não era uma criança como a tradição e a peça de Almeida Garrett indicam, mas um homem feito, que pois pouco tempo depois foi nomeado governador de Peniche e mais tarde vice-Rei do Brasil.

D. Filipa foi chamada ao paço pela rainha D. Luísa de Gusmão, recebeu o cargo de camareira-mor e de aia do príncipe D. Afonso, futuro D Afonso VI.

É de realçar que D. Mariana de Lencastre também armou os seus filhos, mas apenas o nome de D. Filipa de Vilhena se gravou na memória colectiva.
Admin
Admin
Admin

Pontos : 5709

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos