Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

António Costa e Santana Lopes taco-a-taco na corrida à Câmara de Lisboa

Ir para baixo

António Costa e Santana Lopes taco-a-taco na corrida à Câmara de Lisboa Empty António Costa e Santana Lopes taco-a-taco na corrida à Câmara de Lisboa

Mensagem por Admin Seg Jul 06, 2009 10:38 am

António Costa e Santana Lopes taco-a-taco na corrida à Câmara de Lisboa
06.07.2009 - 08h50 PÚBLICO
António Costa e Pedro Santana Lopes estão empatados na corrida à Câmara de Lisboa, encontrando-se separados apenas por um ponto percentual. Segundo uma sondagem feita pela Universidade Católica para o JN/DN/RTP/Antena 1, o candidato do PS, António Costa, recolhe 38 por cento das intenções de voto dos lisboetas e Pedro Santana Lopes, da coligação Lisboa com Sentido, que congrega PSD, CDS-PP, MPT e PPM, 37 por cento.

O BE sobe para terceira força mais votada na capital recebendo 9 por cento das intenções de voto e CDU cai para o quarto lugar com 7 por cento da votação (menos 2,5 por cento dos votos alcançados nas eleições intercalares de 2007).

O Movimento Cidadãos por Lisboa, liderado por Helena Roseta, regista 6 por cento da votação, uma posição que se altera quando os inquiridos são questionados sobre a pessoa com mais qualidades para presidir à Câmara de Lisboa. Perante a pergunta em que contam os nomes e não os símbolos partidários, a actual vereadora, Helena Roseta, surge em terceiro lugar (com 12 por cento) como a pessoa mais indicada para ser um bom presidente de Câmara, à frente de Ruben de Carvalho (CDU) e de Luís Fazenda (BE). António Costa, que se recandidata, alcança 30 por cento e Pedro Santana Lopes 27 por cento.

Apesar de algumas decisões polémicas que marcaram os últimos meses do seu mandato na autarquia, o actual presidente merece uma avaliação globalmente positiva por parte de 36 por cento dos inquiridos. Apenas 15 por cento dos lisboetas inquiridos avaliam de forma globalmente negativa a sua prestação e 42 por cento consideração que a sua actuação não é nem uma coisa nem outra.

Tal como o Movimento "Cidadãos por Lisboa", também a CDU cai nas intenções de voto, sendo ultrapassada pelo BE pela primeira vez em eleições autárquicas. O cabeça de lista desta força política, um histórico em Lisboa, é reconhecido por 4 por cento dos inquiridos, um terço de Helena Roseta.

Em termos globais, os partidos de Esquerda reforçam a sua posição, mas graças ao crescimento do PS. Quando comparado com os resultados eleitorais de 2007, BE, CDU e Movimento "Cidadãos por Lisboa" perdem votos.

"A vitória é possível", diz Costa
Em declarações ao "Jornal de Notícias" António Costa afirma que esta sondagem “é um sinal de confiança, uma clara subida em relação aos resultados de há dois anos (29,5 por cento) e a indicação de que mesmo contra a coligação de toda a direita, a vitória é possível”. “Vamos continuar a trabalhar para continuar a merecer a confiança dos lisboetas”, promete.

Pedro Santana Lopes afirma: “A evolução positiva que se vai verificando desde há meses (a última sondagem, de Dezembro, dava-nos uma desvantagem de cerca de 15 por cento), mas não quero fazer qualquer comentário ou análise política”. “Tenho a minha estratégia delineada. As sondagens são um indicador a ter em conta, a ser estudado, mas há ainda muito trabalho a fazer”, afirma mo ex-presidente da Câmara de Lisboa.

"Há uma disputa muito próxima das forças políticas em relação à presidência da Câmara, com vantagem para o actual presidente, António Costa. Há ainda um reforço das forças à esquerda do PS, com especial destaque para o Bloco de Esquerda”, declara, por seu lado, Luís Fazenda. Quanto às principais preocupações apontadas - criminalidade e degradação dos edifícios -, são aqueles que têm a ver com a decadência da cidade de Lisboa. São aspectos extremos”, sublinha o cabeça de lista dos bloquistas.

Os candidatos Helena Roseta e Ruben de Carvalho não comentaram a sondagem.

Com as eleições à porta, as principais preocupações dos lisboetas são degradação dos edifícios, criminalidade, excesso de trânsito, falta de habitação a preços acessíveis e sujidade nas ruas e espaços verdes.

Esta sondagem foi realizada pelo Centro de Estudos e Sondagens e Opinião da Universidade Católica para o JN/DN/RTP/Antena 1 entre os dias 28 de Junho e 4 de Julho de 2009. O universo é composto pelos cidadãos recenseados eleitoralmente residentes em domicílios com telefone fixo na cidade de Lisboa. A amostra inicial dos números de telefone foi aleatoriamente seleccionada da lista telefónica de Lisboa. Em cada domicílio foi seleccionado o último aniversariante pertencente ao universo e a taxa de cooperação foi de 43 por cento. Foram registados716 inquéritos válidos e destes 56 por cento eram mulheres, 9 por cento tinham idades entre os 18 e os 24 anos e 72 por cento entre os 25 e os 64 anos e 19 por cento com 65 ou mais anos. A margem de erro desta sondagem situa-se entre os 3,6 e os 4,3 por cento para um nível de confiança de 95 por cento.

comentários
1 a 5 de um total de 163 Escrever comentário Escrever comentário Diminuir Tipo de Letra Aumentar Tipo de Letra
Loading
Comentário 06.07.2009 - 17h25 - Adoro Lisboa eu quero-lhe bem, Lisboa
Investigue-se este enorme interesse de Santana Lopes nos túneis, ou na construção dos mesmos ou em quem os vai construir.
Comentário 06.07.2009 - 17h20 - J Alfacinha, Lx, Portugal
Tão doidos? Costa&Companhia são outra louça! Já se esqueceram do que foi antes do Carmona? Ou estão com Altzeimer?
Comentário 06.07.2009 - 17h18 - J de Justiça, Marinhais, Portugal
Coligação Lisboa - psd, cds-pp, mpt e ppm = 37%, para ficar completo só falta mesmo acrescentar o pnr, assim conseguiram mais 1% e empatam com o ps.
Comentário 06.07.2009 - 17h06 - Mutante, Portugal
Sr. Zé Paulo comparar o partido socialista aos Nazis é de muito muito mau gosto! Então prefere ter a Direita de Santana do que a esquerda unida (como em tempos diga-se de passagem) na câmara de Lisboa. O PS o Bloco e o PC podem não ter visões comuns para o país, mas para Lisboa deviam unir esforços em prol da cidade. O António Costa é um líder diferente de Sócrates, a questão de Lisboa é diferente da politicas do país. E já não vou comentar as tais politicas de extrema-direita que do ponto de vista nacional o senhor afirma que o PS tem pois estaria a divergir do tema aqui expoto que é pura e simplesmente Lisboa e o facto de mesmo tendo a vasta maioria do eleitorado a esquerda perder para a direita (ah e só uma coisa acha que o PSD e o CDS defendem as mesmas coisas? Não, mas ao menos têm o mérito de percebem que chegando a um acordo podem parcialmente executar o seu projecto para Lisboa).
Comentário 06.07.2009 - 16h45 - Sman, Porto
Lisboetas, abram os olhos. Santana Lopes veste-se de cordeiro, mas no fundo é um lobo... um lobo cheio de fome por poder, negócios escuros, casinos, túneis... novamente túneis!!! Lisboetas não deixem transformar a capital numa grande aldeia como o Porto. Lisboetas não deixem a baixa de Lisboa transformar-se num cenário de Hollywood e pouco mais. Lisboetas é preciso rasgar os cartazes de Santana Lopes... pra começar; aproveitem estas belas noites de verão para dar um passeio e rasga-los de imediato. (Mas depois coloquem o lixo no Ecoponto, coisa que é impossível de fazer com Santana Lopes)
Admin
Admin
Admin

Pontos : 5709

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos