Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

JAPÃO QUER MEDIDAS INTERNACIONAIS PARA CONTER PROGRAMA NUCLEAR DO IRÃ

Ir para baixo

JAPÃO QUER MEDIDAS INTERNACIONAIS PARA CONTER PROGRAMA NUCLEAR DO IRÃ Empty JAPÃO QUER MEDIDAS INTERNACIONAIS PARA CONTER PROGRAMA NUCLEAR DO IRÃ

Mensagem por Vitor mango Ter Jul 07, 2009 1:33 am

JAPÃO QUER MEDIDAS INTERNACIONAIS PARA CONTER PROGRAMA NUCLEAR DO IRÃ

TÓQUIO, 6 JUL (ANSA) - O primeiro-ministro japonês, Taro Aso, declarou hoje que seu país "reconhece a necessidade de adotar medidas em âmbito internacional" para conter o programa nuclear iraniano.
Em entrevista exclusiva à ANSA, o premier defendeu sua posição "seja pela influência que a questão iraniana exerce sobre o problema nuclear da Coreia do Norte, seja do ponto de vista da estabilidade no Oriente Médio".
Aso participará da Cúpula do G8, que será realizada entre os dias 8 e 10 de julho na cidade italiana de L'Aquila, que foi devastada por um terremoto de 5,8 graus na escala Ritcher em abril deste ano.
Ao comentar o abalo sísmico, o premier anunciou que o Japão "está pronto para fornecer ajuda e tecnologias para a reconstrução de L'Aquila e para a prevenção de terremotos".
"O Japão é um país sujeito a terremotos e temos um relevante know-how. Queremos cooperar para utilizar o nosso conhecimento o quanto antes em L'Aquila", sustentou.
Essa contribuição do Japão viria "tanto do setor público quanto do privado". Os detalhes do plano serão expostos por Aso durante a sua visita às áreas devastadas pelo terremoto, que deixou 297 mortos e milhares de desabrigados.
Um dos principais temas da Cúpula do G8 será a crise econômica mundial. Nesse sentido, o primeiro-ministro japonês afirmou que em seu país a crise "é centrada particularmente no setor do emprego, da produção".
"Por um lado, em março, abril e maio, houve uma retomada na produção e nas exportações por causa de uma melhora nas condições econômicas externas. Por outra parte, ainda existe o risco de uma nova contração", pontuou.
Aso ainda defendeu um novo crescimento da economia baseado em medidas que priorizem o "desenvolvimento sustentável" e a diminuição da "emissão de gases" na atmosfera.
"O Japão, líder em eficiência energética, com seu ambicioso plano de redução das emissões de gases, contribuirá ao desenvolvimento com uma nova estrutura (o protocolo pós-Kyoto, ndr) que vai oferecer suporte e assistência tecnológica aos outros países."
Após a Cúpula do G8, Aso viajará ao Vaticano, onde deve se encontrar com o papa Bento XVI em 7 de julho.
"Irei para reforçar as relações entre o Japão e a Cidade do Vaticano. Enquanto católico, aguardo a minha ida com alegria", afirmou Aso, primeiro premier católico na história do Japão.
Esta será a primeira visita de um premier japonês ao Papa em dez anos. Em 1999, Keizo Obuchi foi recebido por João Paulo II.
Aso, de 68 anos, é membro de uma tradicional família de católicos e de políticos do Japão -- seu avô, Shigeru Yoshida, foi o mais prestigioso primeiro-ministro do período pós-guerra. (ANSA)
06/07/2009 13:53
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117472

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos