Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Durão Barroso confirmado para novo mandato

2 participantes

Ir para baixo

Durão Barroso confirmado para novo mandato Empty Durão Barroso confirmado para novo mandato

Mensagem por Vitor mango Qui Jul 09, 2009 10:39 am

Durão Barroso confirmado para novo mandato

Os líderes da União Europeia chegaram a acordo para a nomeação de Durão Barroso para um novo mandato de cinco anos à frente da Comissão Europeia.

"Estão finalizados os procedimentos escritos necessários para a nomeação oficial", disse um responsável da União Europeia, citado pela Agência Reuters. Fromalizada a escolha, os 27 deverão confirmar a nomeação a 15 de Julho, quando o Parlamento se reunir pela primeira vez em Estrasburgo.

Os chefes de Estado e de Governo oficializaram, hoje, quinta-feira, o seu apoio à recondução por mais cinco anos de José Manuel Durão Barroso como presidente da Comissão Europeia, anunciou a presidência sueca da União Europeia.

"O Conselho decide nomear José Manuel Durão Barroso como a pessoa que tenciona designar como presidente da Comissão para 2009-2014", lê-se num comunicado de imprensa divulgado em Bruxelas.

Os líderes dos 27 chegaram a um acordo, a 19 de Junho último, em Bruxelas, por unanimidade, para reconduzir José Manuel Durão Barroso no lugar de presidente da Comissão Europeia por mais cinco anos, mas adiaram a nomeação formal para depois de consultas com as famílias políticas do "novo" Parlamento Europeu.

A oficialização foi agora feita através de um procedimento simplificado "escrito" sem necessidade de os líderes se voltarem a reunir.

As capitais da UE tinham até quinta-feira de manhã para assinalar se desaprovavam a candidatura de Durão Barroso, o que não aconteceu tendo a sua nomeação sido feita automaticamente depois dessa data limite.

Cabe agora ao Parlamento Europeu aprovar o nome proposto pelos chefes de Estado e de Governo europeus, o que só acontecerá depois do Verão e não na primeira sessão plenária da assembleia, na próxima semana em Estrasburgo, como se previa inicialmente.

A notícia surge dias depois de o primeiro-ministro sueco, Fredrik Reinfeldt, ter declardo que não haveria qualquer decisão sobre a reeleição do presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, no mês de Julho.

"Esperemos que uma decisão seja tomada rapidamente mais tarde", acrescentou Reinfeldt, cujo país ocupa desde do início do mês a presidência semestral da UE.
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117475

Ir para o topo Ir para baixo

Durão Barroso confirmado para novo mandato Empty Re: Durão Barroso confirmado para novo mandato

Mensagem por RONALDO ALMEIDA Qui Jul 09, 2009 10:42 am

Os meus PESAMOS a MARIO SOARES e as esquerdas!!!
RONALDO ALMEIDA
RONALDO ALMEIDA

Pontos : 10367

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos