Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Enviado dos EUA discutirá na Síria paz no Oriente Médio

Ir para baixo

Enviado dos EUA discutirá na Síria paz no Oriente Médio Empty Enviado dos EUA discutirá na Síria paz no Oriente Médio

Mensagem por Admin Dom Jul 26, 2009 6:52 am


Enviado dos EUA discutirá na Síria paz no Oriente Médio

AE-AP - Agencia Estado

...
DAMASCO - George Mitchell, enviado especial dos Estados Unidos para o Oriente Médio, chegou neste sábado à capital da Síria, Damasco, em sua segunda visita ao país desde que assumiu o posto. Em junho, ele tornou-se a primeira autoridade norte-americana a visitar Damasco desde 2005. Na ocasião, ele reconheceu o poder político local e disse que o governo sírio tinha um papel-chave na promoção da paz na região.



Mitchell não deu declarações à imprensa ao desembarcar no aeroporto da capital, hoje. Ele deve encontrar-se com o presidente sírio, Bashar Assad, amanhã para discutir as relações entre os dois países e a perspectiva de retomar as negociações de paz entre Síria e Israel. Depois, ele irá a Jerusalém como parte dos esforços do governo norte-americano para reativar as negociações de paz entre Israel e Palestina.



Autoridades da administração Barack Obama tiveram uma série de encontros na Síria e esperam que o esforço diplomático encoraje Damasco a ter um papel positivo tanto no processo de paz do Oriente Médio quanto no Iraque. A Síria é vista como um jogador importante por conta de seu apoio ao grupo palestino Hamas, que controla a Faixa de Gaza, pelo suporte ao Hezbollah, no Líbano, e por suas conversações intermitentes com Israel. O país também tem laços estreitos com o Irã. A Turquia já declarou estar preparada para voltar a ser a mediadora da paz no Oriente Médio.



Antes da chegada de Mitchell, o ministro do Exterior da Síria, Walid al-Moallem, disse que o país está trabalhando para reconstruir sua relação diplomática com os Estados Unidos, que retirou seu embaixador local em 2005 para protestar contra o assassinato do ex-primeiro-ministro libanês, Rafik Hariri, em Beirute. Muitos políticos locais culparam a Síria pela execução, o que o país nega.



A administração Obama disse no mês passado que planeja enviar um embaixador ao país, mas não disse quando. Os EUA aumentaram a pressão sobre os países árabes para ajudar a retomar as negociações de paz entre Palestina e Israel. Apesar disso, o governo norte-americano renovou as sanções econômicas da Era Bush contra a Síria em maio para pressioná-la a cooperar
Admin
Admin
Admin

Pontos : 5709

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos