Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

CAVACO DESCONFIA DE SOCRATES

Ir para baixo

CAVACO DESCONFIA DE SOCRATES Empty CAVACO DESCONFIA DE SOCRATES

Mensagem por RONALDO ALMEIDA Sáb Ago 08, 2009 1:18 pm

Alterar tamanho de letra CAVACO DESCONFIA DE SOCRATES LetrasMenosCAVACO DESCONFIA DE SOCRATES LetrasMais
Lusa CAVACO DESCONFIA DE SOCRATES Ca967162-b341-4feb-88dd-fecb0766bf67_738D42D9-134C-4FBE-A85A-DA00E83FDC20_35D7FA17-4D72-41B7-B2F1-653737327751_img_detalhe_noticia_pt_1O Presidente da República, Cavaco Silva, já não tem confiança pessoal no primeiro-ministro, José Sócrates

08 Agosto 2009 - 00h30
Conflito: Belém e S. Bento de costas voltadas


Cavaco desconfia de José Sócrates

As relações entre Cavaco Silva e José Sócrates estão definitivamente estragadas. Não por razões políticas ou ideológicas, naturais em pesoas que têm trajectórias diferentes. A questão essencial que os separa dá pelo nome de ‘confiança pessoal’. O Presidente da República deixou de confiar na palavra e nos compromissos pessoais assumidos pelo primeiro-ministro na confidencialidade das reuniões que os dois têm em Belém.

O primeiro caso que deixou Cavaco Silva verdadeiramente perplexo aconteceu com o polémico Estatuto dos Açores. A reacção indignada do Presidente não aconteceu só por razões de interesse nacional, como referiu nas duas comunicações ao País, em Julho e Dezembro de 2008. Em causa estiveram igualmente questões de lealdade, institucional e pessoal. Isto é, alguém – leia-se, Sócrates – assumiu compromissos em privado que foram rompidos em público, com o pretexto de que era essa a vontade do líder açoriano, Carlos César, fervoroso adepto do primeiro-ministro, e da maioria socialista na Assembleia da República.
O facto de o Tribunal Constitucional ter atirado para o lixo o Estatuto e os artigos mais polémicos não fez sarar a ferida de Cavaco Silva. E agora, de uma forma que é encarada em Belém como uma vingança mesquinha – muito ao estilo da actual direcção do PS –, o neurocirurgião João Lobo Antunes, cavaquista confesso, foi afastado do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida por ter tido um papel muito activo no parecer que acabou por rejeitar o diploma, conhecido por ‘Testamento Vital’, que o PS queria aprovar no final da legislatura e foi obrigado por isso mesmo a deixar cair.
Belém não tem dúvidas em afirmar que Sócrates se comprometeu a indicar o nome de João Lobo Antunes para mais um mandato. De S. Bento dizem que não, e falam mesmo de "mais uma intriga". Mas conhecendo-se o perfil institucional e a habitual reserva de Cavaco Silva em falar do que se passa nos seus encontros com Sócrates, a perplexidade assumida publicamente e de forma oficial vale por mil palavras.
RONALDO ALMEIDA
RONALDO ALMEIDA

Pontos : 10367

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos