Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tema dos combustíveis deve dominar visita de Hillary Clinton a Luanda

Ir para baixo

Tema dos combustíveis deve dominar visita de Hillary Clinton a Luanda Empty Tema dos combustíveis deve dominar visita de Hillary Clinton a Luanda

Mensagem por Joao Ruiz Dom Ago 09, 2009 4:57 am

Tema dos combustíveis deve dominar visita de Hillary Clinton a Luanda

Hoje às 11:12

Tema dos combustíveis deve dominar visita de Hillary Clinton a Luanda Ng1176071

Hillary Clinton inicia este domingo uma visita a Luanda, sendo que a questão dos combustíveis deverá ocupar um espaço importante na agenda oficial.

Mas à margem desta visita, a Associação Mãos Livres «pede» à chefe da diplomacia norte-americana para não se esquecer de levantar a questão dos direitos humanos.

http://www.tsf.pt/paginainicial/AudioeVideo.aspx?content_id=1330148

- David Mendes explico o pedido da carta enviada a Hillary Clinton

- David Mendes explicou à TSF porque teme do desrespeito pelos direitos humanos em Angola

Angola é o terceiro ponto de paragem numa viagem em que a secretária de estado norte-americana visita sete países africanos.

Uma visita que decorre sob o signo do petróleo, mas à margem do programa oficial há uma carta aberta a pedir a Hillary Clinton para falar dos direitos humanos e da democracia.

David Mendes, presidente da Associação Mãos Livres, é um dos subscritores desse documento e explicou à TSF o objectivo da mesma.

«Tem estado a correr pelo mundo que a ideia de que Angola está a evoluir do ponto de vista da democracia, quando na verdade as pessoas que ideias opostas são perseguidas, presas, o direito de manifestação é proibido», sublinhou David Mendes.

«Para a normalização política seria bom que o regime aceitasse que houvessem eleições presidenciais para normalizar o sistema político», acrescentou.

«Nos gostaríamos que os interesses económicos não se afastassem dos direitos humanos, creio que muitos países, incluíndo os EUA estão preocupados com a intervenção da China em Angola e todos sabemos que a China não respeita os direitos humanos», frisou David Mendes.

Na agenda deste domingo está também marcado um encontro com o chefe da diplomacia angola, Assunção Anjos, e com responsáveis do sector dos petróleos.

TSF

Tema dos combustíveis deve dominar visita de Hillary Clinton a Luanda 000201C0
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Tema dos combustíveis deve dominar visita de Hillary Clinton a Luanda Empty Secretária de Estado dos EUA chegou a Luanda

Mensagem por Joao Ruiz Dom Ago 09, 2009 5:35 am

Secretária de Estado dos EUA chegou a Luanda

Hoje às 11:29

Tema dos combustíveis deve dominar visita de Hillary Clinton a Luanda Ng1176072

A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, chegou esta manhã a Angola, terceiro país que visita no quadro do périplo que está a efectuar por África.

A aeronave que transportava Hillary Clinton aterrou o aeroporto internacional, 4 de Fevereiro, às 11:15.

No aeroporto está o ministro das Relações Exteriores de Angola, Assumpção dos Anjos, e o embaixador dos Estados Unidos da América no país, Dan Mozena, para a recepção de Hillary Clinton

TSF


Tema dos combustíveis deve dominar visita de Hillary Clinton a Luanda Usaflag
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Tema dos combustíveis deve dominar visita de Hillary Clinton a Luanda Empty Hillary Clinton pede investigação contra crimes dos direitos humanos (actual.)

Mensagem por Joao Ruiz Dom Ago 09, 2009 11:28 am

.
Hillary Clinton pede investigação contra crimes dos direitos humanos (actual.)

Hoje às 15:59

Tema dos combustíveis deve dominar visita de Hillary Clinton a Luanda Ng1176110

A secretária de Estado norte-americana espera que Angola possa ounir os crimes de abuso dos direitos humanos e realize a tempo as eleições presidenciais. Hilllary Clinton considerou ainda que o país já deu «passos para aumentar a transparência».

A secretária de Estado norte-americana espera que Angola faça a investigação e possa punir os crimes de abuso dos direitos humanos e realize a tempo as eleições presidenciais.

«Esperamos que Angola vá capitalizar sobre a realização no ano passado das eleições (legislativas) e que adopte a nova Constituição, investigue e puna os crimes de abuso dos direitos humanos, e realize a tempo as eleições presidenciais», salientou Hillary Clinton.

A governante norte-americana explicou que «isto tudo depende da transparência, responsabilização e da vigilência» e frisou que as primeiras legislativas em 16 anos no país «foram eleições que tiveram credibilidade».

De visita a Luanda, a antiga Primeira Dama lembrou ainda que a «paz, depois de 27 anos de conflito, deu ao povo angolano a possibilidade de realizar o seu potencial e ao governo a oportunidade e responsabilidade de mostrar que a paz dá resultados».

Hillary Clinton adiantou ainda que os «EUA serão o parceiro estratégico» de Angola e que e que um dos objectivos é revitalizar a grucultura do país, sector destruído durante a guerra, mas que «no futuro se pode tornar um motor económico importante».

«Vamos cooperar para reforçar a segurança nacional aqui na África Austral e trabalhar em parceria para lutar contra o flagelo da malária, onde os EUA ajudaram a reduzir para metade o número de crianças que morrem por ano», sublinhou.

Sobre a questão da corrupção no país, Hillary Clinton reconheceu que «é preciso reconhecer que Angola já iniciou os passos para aumentar a transparência».

«Angola está a publicar agora on line as receitas que recebe do petróleo,o governo angolano está a trabalhar com funcionários do Departamento do Tesouro no sentido de de aumentar a transparência nas operações do Governo», concluiu.

A secretária de Estado norte-americana falava aos jornalistas durante uma conferência de imprensa, após as conversações oficiais entre as delegações dos dois países, no âmbito da visita de dois dias que realiza a Angola.

TSF

Rolling Eyes
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Tema dos combustíveis deve dominar visita de Hillary Clinton a Luanda Empty Re: Tema dos combustíveis deve dominar visita de Hillary Clinton a Luanda

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos