Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Portugal avalia reservas mundiais de petróleo

Ir para baixo

Portugal avalia reservas mundiais de petróleo Empty Portugal avalia reservas mundiais de petróleo

Mensagem por Admin Qua Ago 12, 2009 4:10 am

Portugal avalia reservas mundiais de petróleo
Projecto é financiado pela Petrobrás e Partex. Galp será o próximo parceiro
CATARINA CRAVEIRO

O Centro de Modelização de Reservatórios Petrolíferos é o único no país a criar modelos para avaliar reservas petrolíferas mundiais. O objectivo é minimizar os riscos das empresas que investem nos campos.

Chamam-se modelos matemáticos e geoestatísticos e têm como principal finalidade caracterizar reservatórios petrolíferos a nível mundial. Ou seja, através de imagens computorizadas das jazidas, é possível ter uma imagem precisa da permeabilidade do campo, da porosidade e da quantidade de óleo existente.

Este método evita que sejam feitos furos - que requerem um investimento superior a 250 mil euros - para perfurar as jazidas sem garantias de sucesso. Através das imagens de caracterização dos poços, as empresas investidoras têm uma noção mais correcta da realidade, o que lhes permite quantificar o risco e o grau de incerteza, aumentando, assim, o conhecimento do reservatório. As zonas mais ou menos viáveis são identificadas e a gestão do campo é mais eficaz.

"Não são modelos deterministas, são modelos probabilistas, e a vantagem é darem a probabilidade de falhar", explicou ao JN, Amílcar Soares, presidente do Centro de Modelização de Reservatórios Petrolíferos, situado no Instituto Superior Técnico de Lisboa. No entanto, segundo o professor, estes modelos "honram a informação que se tem dos poços, e quando se extrai algum risco, é um risco viável".

O CMRP é o único no país a criar modelos para avaliar reservas petrolíferas mundiais. O pontapé de saída foi dado em 1986, em conjunto com a Partex, para a caracterização de um reservatório no Médio Oriente - o campo de Asab de Abu-Dhabi. Com provas dadas na área da investigação em campos petrolíferos, o Centro conta ainda com projectos em África, Médio-Oriente e Europa do Leste. Em cima da mesa, está ainda Angola e Brasil.

Desenvolvidos por alunos e docentes do Técnico, o projecto é financiado pela brasileira Petrobrás e pela Partex (petrolífera da Fundação Gulbenkian), sendo que em breve terão um novo parceiro: a Galp. "As jazidas da Galp são muito profundas e há uma grande necessidade de tecnologia não só para a exploração, mas também para a caracterização", avançou Amílcar Soares, acrescentando que a exploração dos reservatórios do pré-sal são, actualmente, o ponto quente a nível de investigação. "Já cooperamos com a empresa na formação, e tudo indica que vamos começar a colaborar também ao nível da investigação", concluiu.
Admin
Admin
Admin

Pontos : 5709

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos