Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Consórcio alemão propõe a Portugal um submarino grátis

2 participantes

Ir para baixo

Consórcio alemão propõe a Portugal um submarino grátis Empty Consórcio alemão propõe a Portugal um submarino grátis

Mensagem por Vitor mango Sáb Ago 15, 2009 1:26 pm

Consórcio alemão propõe a Portugal um submarino grátis
Por Graça Rosendo*
Os dois submarinos adquiridos por Portugal ao consórcio alemão, e que têm levantado tanta controvérsia, podem transformar-se em três. É que as contrapartidas previstas no contrato não estão a verificar-se – e o construtor propõe-se entregar um submarino a custo zero, avança a edição do SOL desta sexta-feira

...

O consórcio German Submarine Consortium (GSC), a quem o Governo de Durão Barroso adjudicou em 2004 a compra de dois novos submarinos, sondou elementos da Marinha portuguesa, há cerca de dois meses, propondo a entrega de um terceiro submarino a Portugal a custo zero.

Um dos responsáveis da empresa líder do consórcio, a Man Ferrostaal, esteve em Portugal em Junho passado e, nos vários encontros mantidos com diversas personalidades, participou numa reunião com elementos da Armada que acompanham a execução do contrato dos submarinos.

Nessa reunião terá surgido a proposta, com carácter muito informal, conforme explicaram ao SOL, de ser entregue um terceiro submarino a Portugal, mas sem custos.

Graça Rosendo com Tânia Ferreira e Helena Pereira
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117472

Ir para o topo Ir para baixo

Consórcio alemão propõe a Portugal um submarino grátis Empty Re: Consórcio alemão propõe a Portugal um submarino grátis

Mensagem por ricardonunes Sáb Ago 15, 2009 1:57 pm

15 Agosto 2009 - 00h30

Ministério garante que não recebeu proposta do consórcio alemão
Não há submarino grátis


O Ministério da Defesa garantiu ontem que não existe qualquer proposta do consórcio alemão GSC para fornecer um submarino grátis a Portugal de forma a resolver o diferendo com as contrapartidas e assegurou que "se houvesse seria recusada".

"O programa das contrapartidas deve ser rigorosamente cumprido na defesa dos interesses nacionais", afirmou o Ministério da Defesa em comunicado, negando notícias vindas ontem a público, que apontaram para a existência de uma proposta para a entrega de um terceiro submarino a custo zero.

O presidente da Comissão Permanente de Contrapartidas (CPC), Pedro Catarino, admitiu, em declarações à Lusa, estar em contacto com o consórcio alemão para resolver as "dificuldades" que têm surgido no cumprimento das contrapartidas, mas assegurou que "nunca recebeu qualquer proposta formal ou informal [para a entrega de um submarino grátis]".

Sem revelar os valores globais das contrapartidas negociadas na aquisição de dois submarinos em 2004, Pedro Catarino avançou que "cerca de metade já foram cumpridas".

A empresa contratada pelo consórcio alemão, MAN Ferrostaal, assegurou por outro lado que o "grau de cumprimento das contrapartidas atinge actualmente os 63,6%. Uma das contrapartidas realizadas foi a compra da Koch de Portugal em 2007, quando estava em risco de insolvência.


Ana Patrícia Dias
ricardonunes
ricardonunes

Pontos : 3302

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos