Conteúdos 'online' grátis têm os dias contados
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DN
Associação Portuguesa de Imprensa revela que está a ser criada uma plataforma 'online' de agregação e venda de conteúdos jornalísticos para 2010
Uma nova tendência está a desenhar-se nos media: a cobrança dos conteúdos online. E à cabeça deste movimento encontra-se Rupert Murdoch, o magnata dos media. Pegando no êxito da experiência feita com o seu Wall Street Journal, o proprietário da News Corporation anunciou a cobrança de conteúdos no Sunday Times a partir de Junho de 2010.
Portugal está atento e a acompanhar a mudança. Em declarações ao DN, o presidente da Associação Portuguesa de Imprensa (API), João Palmeiro, assume o atraso dos media no online, mas garante que está a ser preparada uma cooperativa para gestão do licenciamento de conteúdos jornalísticos e uma plataforma de agregação online desses conteúdos, que vai marcar a concertação estratégica dos media no online.
O portal deve surgir em 2010, mas o modelo final ainda não está definido. Pode passar por um projecto europeu com as bibliotecas nacionais, usando o depósito legal para os conteúdos "serem visionados por qualquer pessoa em qualquer sítio do mundo", mas, "mais do que isso, paga".
A cooperativa cobra pelos conteúdos e distribui as verbas pelos editores. "Entram os que quiserem entrar, com os conteúdos que quiserem", e são eles quem decide o modelo de negócio, incluindo deixá-los em acesso gratuito. Aquela entidade fiscalizará os contratos de licenciamento de conteúdos e se estes são usados sem licença - um receio que pode atingir alguns sites e blogues.
"A lei é clara", esclarece o presidente da API, "há direito de citação para fins de crítica e científicos e para os fins da sua própria actividade". A infracção surge quando há "exploração económica indevida, quando se faz disso negócio".
Porque é que esta cooperativa só vai aparecer agora, quando os media online têm mais de uma década? "Porque a segurança dos micropagamentos é recente", explica Palmeiro. "O modelo que se usava para ter receitas de publicidade e de venda de conteúdos na Internet foi um modelo analógico, como os editores o concebiam e conheciam para o papel", reconhece. "A assinatura era como no papel ou negociava-se um banner da mesma forma que uma página de publicidade" quando "o modelo de negócio na rede se caracteriza por pagamentos baixos, feitos muitas vezes de forma célere e dando liberdade ao consumidor para escolher quando e quanto quer".
Algo que os associados da API sabem desde 2003, quando foi realizado um estudo sobre como os jovens entre os 15 e 25 anos se iriam relacionar com os conteúdos. "As respostas estão todas lá: compramos conteúdos agregados, compramos se pudermos pagar por vários, se não ficarmos obrigados ao jornal" mas aos artigos. No entanto, "ninguém quis ouvir falar disso".
A evolução dessa atitude de desinteresse para a actual "foi por estarmos perante uma ameaça, com a diminuição constante das vendas e da receita de publicidade - e com a publicidade online sempre a subir". Agora, "alguma coisa vai acontecer". Os editores "estão de acordo que a cópia privada tem de ser explorada até ao limite e que "têm de se preparar para uma posição coordenada na venda desagregada de conteúdos".
Também de acordo estão 25 dos principais grupos de media europeus (Declaração de Hamburgo) relativamente à directiva sobre direitos de autor em ambiente electrónico.
Uma nova tendência está a desenhar-se nos media: a cobrança dos conteúdos online. E à cabeça deste movimento encontra-se Rupert Murdoch, o magnata dos media. Pegando no êxito da experiência feita com o seu Wall Street Journal, o proprietário da News Corporation anunciou a cobrança de conteúdos no Sunday Times a partir de Junho de 2010.
Portugal está atento e a acompanhar a mudança. Em declarações ao DN, o presidente da Associação Portuguesa de Imprensa (API), João Palmeiro, assume o atraso dos media no online, mas garante que está a ser preparada uma cooperativa para gestão do licenciamento de conteúdos jornalísticos e uma plataforma de agregação online desses conteúdos, que vai marcar a concertação estratégica dos media no online.
O portal deve surgir em 2010, mas o modelo final ainda não está definido. Pode passar por um projecto europeu com as bibliotecas nacionais, usando o depósito legal para os conteúdos "serem visionados por qualquer pessoa em qualquer sítio do mundo", mas, "mais do que isso, paga".
A cooperativa cobra pelos conteúdos e distribui as verbas pelos editores. "Entram os que quiserem entrar, com os conteúdos que quiserem", e são eles quem decide o modelo de negócio, incluindo deixá-los em acesso gratuito. Aquela entidade fiscalizará os contratos de licenciamento de conteúdos e se estes são usados sem licença - um receio que pode atingir alguns sites e blogues.
"A lei é clara", esclarece o presidente da API, "há direito de citação para fins de crítica e científicos e para os fins da sua própria actividade". A infracção surge quando há "exploração económica indevida, quando se faz disso negócio".
Porque é que esta cooperativa só vai aparecer agora, quando os media online têm mais de uma década? "Porque a segurança dos micropagamentos é recente", explica Palmeiro. "O modelo que se usava para ter receitas de publicidade e de venda de conteúdos na Internet foi um modelo analógico, como os editores o concebiam e conheciam para o papel", reconhece. "A assinatura era como no papel ou negociava-se um banner da mesma forma que uma página de publicidade" quando "o modelo de negócio na rede se caracteriza por pagamentos baixos, feitos muitas vezes de forma célere e dando liberdade ao consumidor para escolher quando e quanto quer".
Algo que os associados da API sabem desde 2003, quando foi realizado um estudo sobre como os jovens entre os 15 e 25 anos se iriam relacionar com os conteúdos. "As respostas estão todas lá: compramos conteúdos agregados, compramos se pudermos pagar por vários, se não ficarmos obrigados ao jornal" mas aos artigos. No entanto, "ninguém quis ouvir falar disso".
A evolução dessa atitude de desinteresse para a actual "foi por estarmos perante uma ameaça, com a diminuição constante das vendas e da receita de publicidade - e com a publicidade online sempre a subir". Agora, "alguma coisa vai acontecer". Os editores "estão de acordo que a cópia privada tem de ser explorada até ao limite e que "têm de se preparar para uma posição coordenada na venda desagregada de conteúdos".
Também de acordo estão 25 dos principais grupos de media europeus (Declaração de Hamburgo) relativamente à directiva sobre direitos de autor em ambiente electrónico.
DN
BUFFA General Aladeen- Pontos : 4887
Re: Conteúdos 'online' grátis têm os dias contados
"A lei é clara", esclarece o presidente da API, "há direito de citação para fins de crítica e científicos e para os fins da sua própria actividade". A infracção surge quando há "exploração económica indevida, quando se faz disso negócio".
Por esta razao o vagueando nao cobra quotas nem destribui dividendos Logo nao fica abrangido pelo sistema
Admin- Admin
- Pontos : 5709
Re: Conteúdos 'online' grátis têm os dias contados
Admin escreveu:"A lei é clara", esclarece o presidente da API, "há direito de citação para fins de crítica e científicos e para os fins da sua própria actividade". A infracção surge quando há "exploração económica indevida, quando se faz disso negócio".
Por esta razao o vagueando nao cobra quotas nem destribui dividendos Logo nao fica abrangido pelo sistema
ai nao?? ora explica lah melhor mango o k eh k tem uma coisa a ver com a outra?? talvez seja melhor ler tudo com calminha, k eh para nao .....entrar mosca
Terminator- Pontos : 2544
Re: Conteúdos 'online' grátis têm os dias contados
Terminator escreveu:Admin escreveu:"A lei é clara", esclarece o presidente da API, "há direito de citação para fins de crítica e científicos e para os fins da sua própria actividade". A infracção surge quando há "exploração económica indevida, quando se faz disso negócio".
Por esta razao o vagueando nao cobra quotas nem destribui dividendos Logo nao fica abrangido pelo sistema
ai nao?? ora explica lah melhor mango o k eh k tem uma coisa a ver com a outra?? talvez seja melhor ler tudo com calminha, k eh para nao .....entrar mosca
Se eu numa taberna ler o Jornal que esta em cima da mesa tenho que pagar Royal Tea ?
Olha olha
e os programas caseiros que sao livres ?
Vitor mango- Pontos : 117494
Re: Conteúdos 'online' grátis têm os dias contados
Vitor mango escreveu:[
Se eu numa taberna ler o Jornal que esta em cima da mesa tenho que pagar Royal Tea ?
Olha olha
e os programas caseiros que sao livres ?
a explicaçao piorou consideravelmente. eu depois kuanto conseguir perceber de k eh k tas a falar respondo, ok?
O royal tea eh muito bom, mas tb gosto muito de earl grey, darjeeling e mesmo jasmim.
ahhhhhh jah agora, o tal jornal, para estar em cima da mesa da taberna, eh bem capaz de ter sido comprado pelo dono da taberna ou por algum cliente k lah se eskeceu dele. ou nao?
Terminator- Pontos : 2544
Re: Conteúdos 'online' grátis têm os dias contados
The tea gosto do jasmin que digere bem uma boa favada ku chouriço
Por acaso tive contactos com os direitos de autor aqui em leiria about
e about quem comprou o jornal garanto que este Forum é pago ( limpezas energia e anexos pelos forumeiros )
e o PC onde debito tem varios programas que sao caseiros que nao pago nada
mas se for no PC do meu mor5domo comprado com factura da empresa aí nada de nada pode entrar via free caseirismo
mas mesmo que no futuro algo ou alguem nos aperte os tomates Deixa o caso comigo
Eu pago !
e depois vendo ou alugo espaço para anuncios
Pois
O drama sao efectivamente Filmes e musica aí sim ...mas mesmo aí o sistema de controle bye bye ( about
Por acaso tive contactos com os direitos de autor aqui em leiria about
e about quem comprou o jornal garanto que este Forum é pago ( limpezas energia e anexos pelos forumeiros )
e o PC onde debito tem varios programas que sao caseiros que nao pago nada
mas se for no PC do meu mor5domo comprado com factura da empresa aí nada de nada pode entrar via free caseirismo
mas mesmo que no futuro algo ou alguem nos aperte os tomates Deixa o caso comigo
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Pois
O drama sao efectivamente Filmes e musica aí sim ...mas mesmo aí o sistema de controle bye bye ( about
Vitor mango- Pontos : 117494
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