Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Aguas Santas = Por Jose Cutileiro

2 participantes

Ir para baixo

Aguas Santas = Por Jose Cutileiro Empty Aguas Santas = Por Jose Cutileiro

Mensagem por Vitor mango Qua Jun 04, 2008 2:45 am


José Cutileiro, O mundo dos outros - José Cutileiro, O mundo dos outros
Igrejas e Estados
Um grande médico de família da sociedade lisboeta, livre-pensador e anti-salazarista (depois de demitido da função pública começava sempre assim atestados que passasse: "Francisco Pulido Valente, professor da faculdade de medicina de Lisboa compelido à reforma por motivos políticos..."), respondeu um dia a senhora católica, apostólica, romana da sua privança que lhe perguntara se podia dar água de Fátima a uma filha doente: "Desde que seja fervida..."

Gente das ciências sociais encontrará nesta vinheta velha de mais de meio século sinais de ditadura intolerante, de fé acrisolada, de ateísmo resistente, de nascentes de água inquinadas, da pequenez de Lisboa. Eu acho que serve de metáfora ao lugar que a religião deveria ter na política e que vale a pena lembrá-la nesta altura em que Deus voltou e vem zangado. John McCain, candidato republicano à Casa Branca mal visto pela direita do seu partido, andou meses a namorar o apoio do pregador evangelista John Hagee, voz respeitada no sul dos Estados Unidos por milhões de fiéis que, sem o aval do seu pastor, talvez fiquem em casa em Novembro em vez de irem votar pelo senador do Arizona. Depois de o obter não o rejeitou apesar de o pastor ter chamado à Igreja Católica "a grande meretriz" e ter dito que o furacão 'Katrina' era castigo de Deus pelo pecado homossexual - embora condenasse os comentários - mas há uma semana teve mesmo de o repudiar. Descobriu-se gravação de sermão antigo de Hagee ensinando que Hitler executara um plano divino a fim de levar os judeus à Terra Santa. Desta vez era de mais: o pastor, para esticar a metáfora, nem deixara a sua água levantar fervura.

Quase um terço dos eleitores americanos são cristãos evangelistas; muitos acreditam na profecia que diz que os judeus terão de reconquistar a Terra Santa para Jesus Cristo poder voltar à terra e apoiam incondicionalmente a mais fanática e intolerante das direitas israelitas. (A profecia também diz que, entre uma coisa e outra, será preciso matar os judeus mas essa parte é esquecida). George W. Bush, um "born-again", ou acredita ou faz como se acreditasse. O resultado tem sido paralisia e apodrecimento progressivo do chamado processo de paz, agravado pelo caso de corrupção contra Olmert, a partir de denúncia de um rabi sionista, furioso por o primeiro-ministro tencionar devolver aos palestinos terra ilegalmente ocupada por Israel. Na Palestina fundamentalistas islâmicos ganham terreno a moderados e em Teerão Ahmadinejad, seguro da vontade de Deus, quer aniquilar Israel.

Viceja na região um oásis de esperança: o partido no poder em Ancara - equivalente muçulmano das democracias cristãs europeias - vinga em casa a despeito de fanáticos do Islão e fanáticos do ateísmo e consegue fora de casa encetar negociações entre Síria e Israel. Em 2009, com outra gente na Casa Branca e a União Europeia menos assustada pela Turquia talvez fé e geopolítica se possam combinar e dêem alento novo a paz na região.

José Cutileiro
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117472

Ir para o topo Ir para baixo

Aguas Santas = Por Jose Cutileiro Empty Re: Aguas Santas = Por Jose Cutileiro

Mensagem por Vitor mango Qua Jun 04, 2008 3:03 am

Considero o Ze Cutileiro como o mais prestigiado comentador de politica mundial ca no nosso burgo
Le-o sempre com o maior dos cuidados
O Mango sempre ao longo dos tempos e batelando no teclado um apoiante de nunca se misturar a politica com a religião
NUNCA apoiei os Judeus que quererem á força de armas terem criado um estado confessional e digo-o e repito quantas forças tiver
Estarei sempre ao lado do povo de Israel amante da paz ..sempre gritei por issso
Sou vizinho e respeitado pelo Seminario maior de Fatima que controlam economicamente o maior Milagre de Portugal ( em euros )
Sou visceralmente contra a intolerância religiosa armada e sanguinária
Quando o lobby Judaico me escolhe para alvo escondido por aí nos cantos disfarçado de vibora patos patas ou em tribunus a gaguejar coisas e lousas eu respondo
Mostrem o que ja fizeram pelo povo de Israel ( incluam la as religiões ...
O mango mostrou que quando um, Kibutz necessitava de um clone meu ... eu nem pensei se ele era judeu matateu ou farineu ..eu enviei material cujo valor anadraia á volta de 4000 contos ...e á borlix
Porque cago nisso
Sou tecnico ...humano e nao arroto postas de pescada
Por isso ADOREI O COMENTARIO DO cUTILEIRO
o MEU " AMIGO " TRIBUNUS TEM UM DRAMA
Ele quer-me converter á fe de Moises com longooooooooooooooooooooooooooooooooooooosssss copys tirados na Google ou bolorentos tratados
No fundo esta malta cobarde no escuro vomita odio e tenta beijar quem de cara descoberta com porta numero e sanita se sente livre e puro na sua consciência
Bato em todas as religiões que se servirem ou servem para ...
Requisições meus manos
Jamais e em tempo algum
e GOD sabe a quem passou procuração na terra
...aos fanaticos e cobardes ...de certeza que nao
..a esses ELE sabe onde voces estão ...
disso eu tenho a certeza
..ELE tem la o vosso IP todinho
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117472

Ir para o topo Ir para baixo

Aguas Santas = Por Jose Cutileiro Empty Re: Aguas Santas = Por Jose Cutileiro

Mensagem por Viriato Qua Jun 04, 2008 3:42 am

Vitor mango escreveu:
No fundo esta malta cobarde no escuro vomita odio e tenta beijar quem de cara descoberta com porta numero e sanita se sente livre e puro na sua consciência
Bato em todas as religiões que se servirem ou servem para ...
Requisições meus manos
Jamais e em tempo algum
e GOD sabe a quem passou procuração na terra
...aos fanaticos e cobardes ...de certeza que nao
..a esses ELE sabe onde voces estão ...
disso eu tenho a certeza
..ELE tem la o vosso IP todinho

Oh mango. Porque tanta espantação?? Homem batido e viajado. Como bem sabe, a alcateia só ataca pela calada. Cobras então, aqueles seres rastejantes e traiçoeiros, ainda pior. Habitue-se á vida. Agora, como por aí escrevi, a partir de hoje a minha resposta será sempre "... é um descanso". Conhece a frase completa, não conhece??
Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Ir para o topo Ir para baixo

Aguas Santas = Por Jose Cutileiro Empty Re: Aguas Santas = Por Jose Cutileiro

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos