Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Previsão de grande negócio não se verificou

Ir para baixo

Previsão de grande negócio não se verificou Empty Previsão de grande negócio não se verificou

Mensagem por Joao Ruiz Seg Ago 31, 2009 4:16 pm

Previsão de grande negócio não se verificou

Hoje

Previsão de grande negócio não se verificou Ng1185552

As farmácias nos hospitais estão a atravessar dificuldades, em resultado das condições que assumiram, ao contrário das previsões iniciais de que viriam a ser um grande negócio, segundo o presidente do Sindicato dos Profissionais de Farmácia e Paramédicos.

"Parecia que era um grande negócio, mas os valores exorbitantes que [as farmácias hospitalares] assumiram estão a conduzir a algumas dificuldades", referiu à agência Lusa Diamantino Elias, um ano depois de inaugurada a primeira farmácia de venda ao público num hospital, em Leiria, e de existirem já mais quatro unidades (Coimbra, Lisboa, Faro e Penafiel).

O presidente do Sindicato dos Profissionais de Farmácia e Paramédicos (SIFAP) realça que as rendas e as percentagens dos lucros que estas farmácias se propuseram entregar aos hospitais - e que são muito favoráveis às instituições do Serviço Nacional de Saúde (SNS) - são difíceis de alcançar.

Por exemplo, a farmácia no Hospital Santa Maria - a maior do país, inaugurada em Abril - vai dar como contrapartida ao hospital 600 mil euros de renda anual e ainda 22 por cento da sua facturação. Com uma facturação média anual prevista de 19 milhões de euros, esta farmácia estima que seja procurada diariamente por 1500 pessoas.

Condições muito favoráveis para as instituições e que resultam, segundo Diamantino Elias, da "concorrência que se estabeleceu em termos de concurso".

A legislação que veio permitir a existência de farmácias de venda ao público em hospitais data de 2006, mas mereceu muitas críticas, nomeadamente da Associação Nacional de Farmácias (ANF) e da Ordem dos Farmacêuticos.

Uns e outros previam graves prejuízos e até o encerramento de dezenas de farmácias localizadas junto aos hospitais, mas quase um ano depois a crise ainda não se manifestou nestes estabelecimentos.

O SIFAP está a acompanhar a situação das farmácias em hospitais e, apesar de não ter registo oficial, já tomou conhecimento de que algumas poderão não conseguir pagar as rendas anuais, sendo que a primeira a fazer o pagamento será a localizada em Leiria, inaugurada a 01 de Setembro de 2008.

Segundo Diamantino Elias, as farmácias contavam com algumas alterações legislativas que não avançaram tão cedo como pretendiam, como a venda por unidose, que está a arrancar a conta-gotas.

A legislação aprovada em 2006 criou um serviço público de venda de medicamentos nos hospitais do SNS, a funcionar 24 horas por dia. A medida estabeleceu um regime de instalação, abertura e funcionamento de farmácia de dispensa de medicamentos ao público nos hospitais, bem como as condições da respectiva concessão.

Já este ano, a 23 de Julho, o Governo aprovou um decreto-lei, que revogou o de 2006, estabelece regras sobre a periodicidade do pagamento das rendas (fixa e variável), o que não deverá, contudo, melhorar a situação de algumas das farmácias que já estão em funcionamento nos hospitais, segundo Diamantino Elias.

Pelo contrário, e apesar das expectativas mais desfavoráveis das farmácias junto aos hospitais, estas não têm registado sinais de crise, refere o sindicalista.

As farmácias são "um dos negócios mais rentáveis em Portugal", pelo que não será a concorrência a condená-las à falência, considera.


SMM.

Lusa
In DN

Rolling Eyes
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos