Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Alterado método de votação para “Melhor Filme” nos Óscares

Ir para baixo

Alterado método de votação para “Melhor Filme” nos Óscares Empty Alterado método de votação para “Melhor Filme” nos Óscares

Mensagem por LJSMN Ter Set 01, 2009 3:33 pm

Implementado sistema de votação preferencial
Alterado método de votação para “Melhor Filme” nos Óscares


A partir de agora, os 5800 membros da Academy of Motion Picture Arts & Science (que escolhe os nomeados para os Óscares) vão eleger o vencedor da categoria de “Melhor Filme” em função de uma lista de preferências de cada votante. Os filmes serão ordenados de 1 a 10, sendo 1 a melhor classificação possível.

O método utilizado até agora baseava-se apenas na escolha de um único filme, marcado com um “X”, prática que já fazia escola. O presidente da Academia, Tom Sherak, explicou, em comunicado, que, “em vez de marcarem simplesmente com um “X” para indicar qual é o filme que crêem ser o melhor, os membros vão indicar o segundo, o terceiro e as restantes preferências”, permitindo distinguir o filme "com um apoio mais forte da maioria" dos membros.

O que sobressai desta mudança é o facto de os filmes considerados preferências secundárias (em segundo ou em terceiro) ganharem mais peso. Neste novo sistema, é possível que um filme que não tenha uma maioria de votos de primeiro lugar ganhe o Óscar, sobretudo se receber um apoio superior na segunda e terceira posições. No entanto, todas as restantes categorias vão manter os seus métodos de voto intactos.

Esta alteração no sistema de votação acompanha uma tendência de mudança no que respeita ao galardão da categoria de “Melhor Filme”. Há dois meses, a Academia anunciou que passariam a ser dez os nomeados para a categoria, alargando para o dobro a lista das nomeações, que desde 1945 só permitia cinco filmes. Quando essa alteração foi anunciada, em 24 de Junho, o então presidente da Academia, Sid Ganis, avisou que a mudança poderia "tornar as votações mais interessantes e menos restritas".

A Academia lembra que não é a primeira vez, nem em relação ao método de voto nem ao número de nomeados, que estamos perante este cenário. Em 1934 e 35, houve 12 nomeados para “Melhor Filme” e aplicou-se o sistema de votação preferencial. Desde então e até 1944, apenas se registou uma mudança: a redução para dez nomeações. Depois de 1945, passariam a ser apenas cinco os nomeados para Melhor Filme e votava-se simplesmente numa única película.

Os nomeados desta categoria para a 82ª edição dos Óscares (a 7 de Março) serão anunciados no dia 3 de Fevereiro do próximo ano.

Público

LJSMN

Pontos : 1769

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos