Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

OK. Esta é cá comigo!

2 participantes

Ir para baixo

OK. Esta é cá comigo! Empty OK. Esta é cá comigo!

Mensagem por LJSMN Qua Set 02, 2009 12:17 pm

Melodias influenciam comportamentos de primatas
Macacos só dançam ao ritmo da sua própria música


02.09.2009 - 18h29 Nicolau Ferreira

O saguim-cabeça-de-algodão não reage a Beethoven, a Nina Simone ou aos Beatles. Este primata presta pouca atenção à música produzida pelos humanos, como tantas outras espécies de macacos, que em geral preferem o silêncio. Este facto foi sempre uma barreira para os cientistas compreenderem a origem da música e a importância que teve na evolução humana. Mas um psicólogo e um músico resolveram pôr indivíduos desta espécie a ouvir música feita a partir de vocalizações de saguis e verificaram que os macacos reagiram às melodias com alterações no estado de humor.

O estudo publicado esta semana na revista “Biology Letters” faz um paralelo com a capacidade que as melodias com que se embalam os bebés têm de influenciar o seu comportamento. “As componentes emocionais da música e as vocalizações dos animais podem ser muito similares. De uma perspectiva evolucionária, estamos a descobrir que os padrões de notas, dissonâncias e ritmo são importantes para comunicar estados afectivos, tanto em animais como em pessoas”, disse em comunicado o primeiro autor do artigo, Charles Snowdon, professor de psicologia na Universidade de Wisconsin-Madison (EUA).

A experiência começou quando o violoncelista David Teie, da Universidade de Maryland, perguntou a Snowdon se alguma vez tinha testado os efeitos da música em macacos. O músico compôs duas melodias diferentes (podem-se ouvir a partir dos links), uma a partir de vocalizações que transmitem ameaças ou medos, outra a partir de chamamento de afiliação, mais amigáveis.

Os saguim-cabeça-de-algodão (Saguinus oedipus é o seu nome científico) ouviram os dois sons durante cinco minutos. Com a primeira melodia ficaram mais ansiosos e agitados; ao ouvirem a segunda, tiveram um comportamento mais calmo.

Esta mudança no comportamento tem, segundo os autores, implicações na importância dos elementos musicais na fala dos humanos ou nas vocalizações dos animais, que têm uma carga emocional. “As pessoas têm olhado para a comunicação dos animais em termos de condutor de informação – ‘tenho fome’, ou ‘estou com medo’”, explica Snowdon. “Mas é muito mais. Estes elementos musicais estão a induzir uma alteração relativamente longa no comportamento dos ouvintes.”

Deste modo, na selva, o chamamento não serve só para informar como o indivíduo se está a sentir, mas também para levar os outros a sentirem o mesmo. “Isso teria valor quando um grupo é ameaçado”, acrescenta o investigador

Nós fazemos o mesmo ao tentar acalmar um bebé: “Estou a usar a forma como comunico para induzir um estado semelhante no bebé.” Mas o cérebro do saguim é diferente do humano, é por isso que só consegue ouvir “música saguim”: mesmo quando reage à música humana – os Metallica foram o único exemplo disso – os macacos, estranhamente, acalmaram-se.

Público


OK. Esta é cá comigo! Monky

LJSMN

Pontos : 1769

Ir para o topo Ir para baixo

OK. Esta é cá comigo! Empty Re: OK. Esta é cá comigo!

Mensagem por Terminator Qua Set 02, 2009 3:59 pm

Sam escreveu:OK. Esta é cá comigo!


ai eh sam-guim????!!! tb ficas calminho com os metallica, eh???


OK. Esta é cá comigo! Laughter12

Terminator

Pontos : 2544

Ir para o topo Ir para baixo

OK. Esta é cá comigo! Empty Re: OK. Esta é cá comigo!

Mensagem por LJSMN Qua Set 02, 2009 4:05 pm



A coisa mais horrorosa que se pode imaginar

lol! lol! lol! lol!

LJSMN

Pontos : 1769

Ir para o topo Ir para baixo

OK. Esta é cá comigo! Empty Re: OK. Esta é cá comigo!

Mensagem por Terminator Qua Set 02, 2009 4:33 pm

Sam escreveu:


A coisa mais horrorosa que se pode imaginar

lol! lol! lol! lol!
[/center]

ah sim! os makakinhos para ficarem calminhos com musica dos metallica, eh porque lhes reconheceram parecenças sonoras, e mesmo assim soh se for esta:


Terminator

Pontos : 2544

Ir para o topo Ir para baixo

OK. Esta é cá comigo! Empty Re: OK. Esta é cá comigo!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos