Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Portugal é dos países da Europa onde menos se confia nos partidos

Ir para baixo

Portugal é dos países da Europa onde menos se confia nos partidos Empty Portugal é dos países da Europa onde menos se confia nos partidos

Mensagem por BUFFA General Aladeen Seg Set 28, 2009 11:26 am

Portugal é dos países da Europa onde menos se confia nos partidos

Hoje às 10:45


Os partidos portugueses recebem uma nota claramente negativa. O diagnóstico resulta de um inquérito realizado no ano passado em 17 países europeus.

Perto de 30 por cento dos portugueses dizem mesmo que não têm qualquer confiança nos políticos e partidos. No outro extremo, apenas 0,1 por cento afirmam ter uma confiança total nos partidos.

Na média, as forças políticas portuguesas recebem uma nota claramente negativa: 2,4 numa escala de 0 a 10.

Os dados fornecidos à TSF pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa mostram que a confiança nos partidos portugueses fica claramente abaixo da média europeia (3,35), num valor semelhante ao verificado no anterior Inquérito Social Europeu, feito em 2006.

No resto da Europa o cenário também é negativo. Apenas os partidos da Dinamarca recebem uma nota positiva (5,66). Numa lista de 17 países europeus, a confiança média nos partidos portugueses é, no entanto, a terceira mais baixa. Pior do que Portugal, apenas os partidos polacos e búlgaros.

Cerca de 55 por cento dos portugueses admitem ainda que a política é um tema difícil ou muito difícil de compreender e a maioria afirma também que não está interessada no assunto. Quase 40 por cento dos portugueses vai mais longe e diz que não tem qualquer interesse por política.

O Inquérito Social Europeu de 2008, agora divulgado, compara os valores e atitudes sociais no velho Continente. Em Portugal o inquérito é feito pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE).


tsf


.... assunto interessante !

E muito associado aos elevados níveis de abstenção que em Portugal como na Europa, se registam.....
BUFFA General Aladeen
BUFFA General Aladeen

Pontos : 4887

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos