Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento

Ir para baixo

Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento Empty Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento

Mensagem por BUFFA General Aladeen Qua Out 07, 2009 4:00 am

Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento


O Prémio Sakharov recompensa personalidades excepcionais que lutam contra a intolerância, o fanatismo e a opressão. A exemplo de Andrei Sakharov, os laureados com o Prémio Sakharov testemunham a coragem que é necessária para defender os direitos do Homem e a liberdade de expressão.

Apresentação do Prémio Sakharov

O "Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento" é atribuído todos os anos pelo Parlamento Europeu. Criado em 1988, recompensa personalidades ou entidades que se esforçam por defender os direitos humanos e as liberdades fundamentais.

Por volta do dia 10 de Dezembro, o Parlamento Europeu entrega o seu "Prémio para a defesa dos direitos do Homem" (50 000€), numa sessão solene em Estrasburgo. A data corresponde ao dia da assinatura da Declaração Universal dos Direitos do Homem das Nações Unidas, em 1948.

Quem foi Andrei Sakharov?

Prémio Nobel da Paz em 1975, o físico russo Andrei Dmitrievitch Sakharov (1921-1989) foi, antes de mais, o inventor da bomba de hidrogénio.

Preocupado com as consequências dos seus trabalhos para o futuro da humanidade, procura fazer despertar a consciência do perigo da corrida ao armamento nuclear. Obtém um êxito parcial com a assinatura do Tratado contra os Ensaios Nucleares em 1963.

Considerado na URSS como um dissidente com ideias subversivas, cria, nos anos setenta, um Comité para a defesa dos direitos do Homem e para a defesa das vítimas políticas. Os seus esforços são coroados pelo Prémio Nobel da Paz em 1975.

Lista dos premiados

Apresenta-se abaixo a lista completa dos premiados com o Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento:

PRÉMIO SAKHAROV
Para a liberdade de pensamento


2008 Hu Jia
2007 Salih Mahmoud Osman
2006 Alexandre Milinkevich
2005 As "Mulheres de Branco", Hauwa Ibrahim e Repórteres sem fronteiras
2004 Zhanna Litvina,presidente da Associação dos Jornalistas da Bielorússia.
2003 A ONU e o seu Secretário Kofi Annan
2002 Oswaldo José Payá Sardiñas
2001 Izzat Ghazzawi,Nurit Peled-Elhanan e D. Zacarias Kamwenho
2000 ¡ Basta Ya !
1999 José Alejandro 'Xanana' Gusmão
1998 Ibrahim Rugova
1997 Salima Ghezali
1996 Wei Jingsheng
1995 Líela Zana
1994 Taslima Nasreen
1993 Oslobodjenje
1992 Las Madres de la Plaza de Mayo
1991 Adem Demaçi
1990 Aung San Suu Kyi
1989 Alexander Dubcek
1988 Nelson Rolihlahla Mandela e Anatoli Marchenko (a título póstumo)



http://www.europarl.europa.eu/parliament/archive/staticDisplay.do?language=pt&id=1003
BUFFA General Aladeen
BUFFA General Aladeen

Pontos : 4887

Ir para o topo Ir para baixo

Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento Empty Re: Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento

Mensagem por BUFFA General Aladeen Qua Out 07, 2009 4:04 am

Os dez candidatos ao Prémio Sakharov 2009

Direitos do Homem - 06-10-2009 - 18:46


Os dez candidatos ao Prémio Sakharov 2009 foram oficialmente apresentados numa reunião conjunta das Comissões dos Assuntos Externos, do Desenvolvimento e dos Direitos do Homem. O vencedor será anunciado no dia 22 de Outubro e a cerimónia de entrega do Prémio terá lugar em Dezembro, durante a sessão plenária de Estrasburgo.

O Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento é atribuído anualmente pelo Parlamento Europeu a personalidades ou organizações que se destacam na defesa dos direitos humanos. Para serem nomeados os candidatos têm de ser apoiados por um grupo político ou um mínimo de 40 deputados ao Parlamento Europeu.

Os dez candidatos ao Prémio Sakharov 2009 são os seguintes, por ordem alfabética:

Dawit Isaak

Jornalista, escritor e dramaturgo de origem eritreia e sueca, preso político desde 2001. Nomeação proposta por Eva-Britt Svensson em nome do Grupo Confederal da Esquerda Unitária Europeia/Esquerda Nórdica Verde, bem como por Olle Schmidt e mais 31 deputados.

Denis Mukwege

Médico, fundador e director do Hospital Panzi, em Bukavu, especializado no auxílio a mulheres e raparigas vítimas de violação e abusos sexuais brutais. Nomeação proposta por Guy Verhofsdtadt em nome do Grupo da Aliança dos Democratas e Liberais pela Europa (ALDE).

Fundação Vicente Ferrer

Fundação que tem por objectivo proteger e promover os direitos das minorias na Índia e apoiar a erradicação da pobreza extrema. Nomeação proposta por Andrés Perelló e mais 39 deputados.

Izzeldin Abuelaish

Médico ginecologista palestiniano, residente em Jabalia, o maior campo de refugiados da Faixa de Gaza, exerce a sua profissão de ambos os lados da “fronteira”, tanto em Israel como na Palestina, por opção e por ideal pacifista. Nomeação proposta por Véronique de Keyser, Hans-Gert Pöttering, Caroline Lucas e mais 52 deputados.

Lyudmila Alexeyeva, Oleg Orlov e Sergei Kovalev em nome da organização MEMORIAL e de todos os outros defensores dos direitos humanos na Rússia

Organização que promove os direitos fundamentais nos Estados pós-soviéticos. Nomeação proposta por Rebecca Harms e Daniel Cohn-Bendit em nome do Grupo dos Verdes/Aliança Livre Europeia.

Mariam Lamizana

Ministra da Acção Social e da Solidariedade Nacional do Burkina Faso e activista da luta contra a Mutilação Genital Feminina. Nomeação proposta por Francesco Speroni em nome do Grupo Europa da Liberdade e da Democracia (ELD/EFD).

MEMORIAL

Organização que promove os direitos fundamentais nos Estados pós-soviéticos. Nomeação proposta por Saryusz-Wolski e mais 59 deputados.

Padre Thaddeus Nguyen Van Ly

Sacerdote católico romano e destacado dissidente vietnamita envolvido em movimentos de defesa da democracia, razão pela qual esteve preso durante quase 15 anos. Nomeação proposta por Michael Gahler e mais 44 deputados.

Roberto Saviano

Jornalista e escritor italiano ameaçado pela máfia italiana em consequência do seu combate intransigente contra o crime organizado. Nomeação proposta por Sonia Alfano e mais 39 deputados.

Shadi SADR em nome de Neda e dos cidadãos iranianos que lutam pelo respeito dos direitos humanos

Advogada iraniana, feminista, activista e jornalista, defensora dos direitos humanos, com especial destaque para a abolição da pena de morte e da lapidação, e para a defesa da igualdade e dos direitos das mulheres. Nomeação proposta por Marietje Schaake e Barbara Lochbihler e mais 38 deputados.




http://www.europarl.europa.eu/news/public/story_page/015-60939-292-10-43-902-20090921STO60934-2009-19-10-2009/default_pt.htm
BUFFA General Aladeen
BUFFA General Aladeen

Pontos : 4887

Ir para o topo Ir para baixo

Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento Empty Re: Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento

Mensagem por BUFFA General Aladeen Qua Out 07, 2009 4:12 am

Finalistas do Prémio Sakharov 2009: Izzeldin Abuelaish, Dawit Isaak e Organização MEMORIAL

Direitos do Homem - 07-10-2009 - 11:16

Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento Pict_20091006PHT61973
Izzeldin Abuelaish, MEMORIAL e Dawit Isaak



O ginecologista palestiniano Izzeldin Abuelaish, o escritor e prisioneiro político Dawit Isaak, e Lyudmila Alexeyeva, Oleg Orlov e Sergei Kovalev em nome da Organização MEMORIAL e de todos os defensores dos direitos humanos na Rússia são os três finalistas do Prémio Sakharov 2009 para a Liberdade de Pensamento. O vencedor será anunciado no dia 22 de Outubro e a cerimónia de entrega do Prémio terá lugar a 16 de Dezembro, durante a sessão plenária de Estrasburgo.
Os finalistas foram seleccionados no dia 6 de Outubro, durante uma reunião conjunta das Comissões dos Assuntos Externos e do Desenvolvimento, a partir de uma lista de dez candidatos. Os três finalistas são, por ordem alfabética:

Dawit Isaak

Jornalista, escritor e dramaturgo sueco de origem eritreia, preso político desde 2001. Dawit Isaak, juntamente com um grupo de nove jornalistas e quinze membros do governo que exigiram, entre outras coisas, reformas democráticas e uma avaliação objectiva e aprofundada dos acontecimentos conducentes à guerra, foram detidos e rotulados de traidores. Os jornalistas foram acusados de receber ajudas financeiras do estrangeiro, prática criminalizada pela legislação eritreia no domínio da imprensa. Numa resolução adoptada em 15 de Janeiro de 2009, o Parlamento Europeu manifestou a sua "profunda preocupação com a situação em que se encontra o jornalista sueco-eritreu Dawit Isaak, que continua preso na Eritreia desde Setembro de 2001 sem ter sido julgado por um tribunal" e exigiu " a imediata libertação de Dawit Isaak e de outros jornalistas presos".

Izzeldin Abuelaish

Médico ginecologista palestiniano, residente em Jabalia, o maior campo de refugiados da Faixa de Gaza, exerce a sua profissão de ambos os lados da “fronteira”, tanto em Israel como na Palestina, por opção e por ideal pacifista. Em 2009, perdeu as suas três filhas num bombardeamento israelita em Gaza. Em memória das suas três filhas, Izzeldin Abuelaish pretende criar uma fundação internacional destinada a desenvolver, nomeadamente, a educação das mulheres e raparigas em Gaza e no resto do mundo. Apesar deste drama pessoal e familiar, Izzeldin Abuelaish continua a lutar pela paz entre os povos israelita e palestiniano, procurando incessantemente estabelecer pontes entre as duas comunidades dilaceradas por guerras e confrontos violentos.

Lyudmila Alexeyeva, Oleg Orlov e Sergei Kovalev em nome da Organização MEMORIAL e de todos os outros defensores dos direitos humanos na Rússia

A Organização MEMORIAL, que teve como primeiro líder Andrei Sakharov, promove os direitos fundamentais nos Estados pós-soviéticos como o Azerbaijão, a Arménia, a Geórgia, o Tajiquistão, a Moldávia e a Ucrânia. Inicialmente fundada, no final da década de 1980, como uma iniciativa para criar um centro em memória das vítimas da repressão estalinista, expandiu-se posteriormente, dando lugar a uma Organização de Defesa dos Direitos Civis. Os seus esforços concentram-se, actualmente, na luta contra as violações dos direitos humanos nas zonas de conflito dos antigos estados soviéticos, com o objectivo de assegurar o seu futuro democrático.

Vencedor será apresentado a 22 de Outubro

Os líderes dos grupos políticos do Parlamento Europeu (Conferência de Presidentes), irão seleccionar o vencedor no dia 22 de Outubro. A cerimónia de entrega do Prémio, no valor de 50.000 euros, será entregue no dia 16 de Dezembro, durante a sessão plenária de Estrasburgo.

O Prémio Sakharov

O Prémio Sakharov do Parlamento Europeu para a Liberdade de Pensamento, que tem o nome do físico russo e Prémio Nobel da Paz Andrei Sakharov, é atribuído desde 1988 a pessoas ou organizações que se destacam na defesa dos direitos humanos, das liberdades fundamentais, da justiça e da democracia.

http://www.europarl.europa.eu/news/public/story_page/015-61767-292-10-43-902-20091002STO61734-2009-19-10-2009/default_pt.htm
BUFFA General Aladeen
BUFFA General Aladeen

Pontos : 4887

Ir para o topo Ir para baixo

Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento Empty Re: Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos