Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Obama ainda não decidiu qual será a nova estratégia no Afeganistão

3 participantes

Ir para baixo

Obama ainda não decidiu qual será a nova estratégia no Afeganistão Empty Obama ainda não decidiu qual será a nova estratégia no Afeganistão

Mensagem por LJSMN Qua Out 07, 2009 3:06 pm

Presidente reunido com Conselho de Segurança Nacional
Obama ainda não decidiu qual será a nova estratégia no Afeganistão



O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ouve hoje a opinião dos membros do seu Conselho Nacional de Segurança sobre a estratégia a seguir na guerra do Afeganistão, que rebentou há exactamente oito anos. Obama tem de decidir se aceita o conselho dos chefes militares e reforça significativamente a operação militar americana naquele país ou se respeita a vontade do público e começa a desinvestir na guerra.


Ontem, Obama esteve reunido com legisladores de ambos os partidos, com quem discutiu a situação no Afeganistão e as diversas possibilidades em termos de revisão da estratégia. O Presidente garantiu que nenhum dos cenários actualmente em discussão envolve a redução do contingente militar americano ­— que já no passado mês de Março foi reforçado com mais 21 mil homens e terá, no final do ano, 68 mil soldados.

Num encontro promovido pela CNN na Universidade de George Washington, o secretário da Defesa Robert Gates confirmou que a retirada do Afeganistão “simplesmente não é uma opção neste momento”.

Obama também terá dito que a Administração não pretende alterar o âmbito da missão, que neste momento é de contra-insurreição, para uma de contra-terrorismo. A primeira implica uma presença sigificativa e continuada de soldados no terreno; a segunda assenta em intervenções “cirúrgicas”, que tanto podem ser acções localizadas de forças especiais, como podem ser ataques de mísseis telecomandados. Essa é a nova via defendida pelo vice-presidente Joe Biden, que considera que o foco da missão americana deve ser a eliminação da hierarquia da Al-Qaeda e não a luta contra os Taliban.

No final do encontro na Casa Branca, democratas e republicanos concordaram na sua avaliação e manifestaram total disponibilidade para apoiar a decisão do Presidente — qualquer que seja, terá de ser submetida a votação no Congresso, a quem compete o financiamento da guerra.

Mas os dois partidos expressaram algumas reservas, que dão conta das suas diferentes concepções da missão no Afeganistão. Os democratas levantaram a questão do apoio ao governo do Presidente Hamid Karzai. “O problema da sua legitimidade política é importante, porque uma parte da estratégia assenta na existência de um governo mais popular do que os Taliban”, comentou a speaker do Congresso, Nancy Pelosi.

Já os republicanos exigiram que o Presidente fosse mais expedito na resposta às recomendações dos comandantes no terreno, e mostrasse maior determinação na derrota dos insurrectos, dotando a operação com mais recursos. “É muito claro que o tempo não está do nosso lado”, sublinhou o senador do Arizona John McCain.

Até agora, a voz mais proeminente na defesa do reforço das tropas tem sido o líder da operação militar americana no Afeganistão, general Stanley McChrystal — numa atitude pouco usual e que já lhe mereceu severas críticas por parte das chefias civis do Pentágono e da própria Casa Branca, que prefere ver as “minudências” relativas à revisão da estratégia discutidas em privado.

O general defende o destacamento de mais 40 mil homens para o Afeganistão, com o argumento que a janela de oportunidade para derrotar os Taliban é muito pequena: serão os próximos doze meses que determinarão o sucesso ou a derrota da missão, considerou.

Uma sondagem da Associated Press revela um declínio no apoio à guerra entre os americanos: só 40 por cento concordam com a missão militar no Afeganistão (menos quatro pontos do que há um mês) e 57 por cento discordam. Um outro inquérito do USA Today/Gallup Poll, publicada ontem, revela que o público considera que as tropas americanas foram bem sucedidas no enfraquecimento das redes terroristas no Afeganistão, mas duvida que seja possível uma “vitória” naquela guerra.

Questionados sobre os progressos alcançados oito anos após o início da guerra, 55 por cento dos inquiridos disseram que a missão foi bem sucedida em evitar o lançamento de novos ataques terroristas e 51 por cento considerou que conseguiu impedir o regresso dos Taliban ao poder. Mas só 32 por cento consideraram que os Estados Unidos podiam ajudar a construir uma democracia estável no Afeganistão.

Público

LJSMN

Pontos : 1769

Ir para o topo Ir para baixo

Obama ainda não decidiu qual será a nova estratégia no Afeganistão Empty Re: Obama ainda não decidiu qual será a nova estratégia no Afeganistão

Mensagem por Viriato Qua Out 07, 2009 4:24 pm

Isso de ser herdeiro do arbusto é complicado de gerir.....temo que o Afeganistão venha a ter no seu corrículum a vitória sobre as duas grandes potências mundiais. Os americanos são muito bons na guerra quando ganham. Quando as coisas lhes correm mal fogem pelo telhado.
Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Ir para o topo Ir para baixo

Obama ainda não decidiu qual será a nova estratégia no Afeganistão Empty Re: Obama ainda não decidiu qual será a nova estratégia no Afeganistão

Mensagem por RONALDO ALMEIDA Qua Out 07, 2009 11:55 pm

OBAMA E UMA B-ESTA impreparado QUE POE EM RISCO AS tropas Americanas!
RONALDO ALMEIDA
RONALDO ALMEIDA

Pontos : 10367

Ir para o topo Ir para baixo

Obama ainda não decidiu qual será a nova estratégia no Afeganistão Empty Re: Obama ainda não decidiu qual será a nova estratégia no Afeganistão

Mensagem por LJSMN Qui Out 08, 2009 12:51 am

Viriato escreveu:Isso de ser herdeiro do arbusto é complicado de gerir.....temo que o Afeganistão venha a ter no seu corrículum a vitória sobre as duas grandes potências mundiais. Os americanos são muito bons na guerra quando ganham. Quando as coisas lhes correm mal fogem pelo telhado.


O Afeganistão já tem no currículo várias vitórias sobre as maiores potências mundiais, desde Alexandre, o Grande a Genghis Khan, passando pelo Império Britânico.

Em boa parte, aquilo que está a acontecer é a confirmação do dictum de Josip Broz Tito: "Os povos das montanhas são invencíveis", mas também tem que se dizer que a guerra está cada vez mais perdida porque as populações locais estão cada vez mais alienadas do poder em Kabul.

Até o Doutor Watson diria: "Eu já vi este filme".

Arrow

LJSMN

Pontos : 1769

Ir para o topo Ir para baixo

Obama ainda não decidiu qual será a nova estratégia no Afeganistão Empty Re: Obama ainda não decidiu qual será a nova estratégia no Afeganistão

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos