Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Congresso abre porta dos EUA aos presos de Guantánamo

Ir para baixo

Congresso abre porta dos EUA aos presos de Guantánamo Empty Congresso abre porta dos EUA aos presos de Guantánamo

Mensagem por Vitor mango Sex Out 09, 2009 5:34 am

Congresso abre porta dos EUA aos presos de Guantánamo

por HUGO COELHOHoje
Congresso abre porta dos EUA aos presos de Guantánamo

Líderes democratas concordam com transferência de detidos para serem julgados. Proposta é uma ajuda a Obama para fechar prisão até Janeiro

O Congresso dos EUA pode em breve abrir a porta da América aos detidos de Guantánamo. Líderes da maioria democrata deram o aval, quarta-feira, a uma proposta que admite a transferência de suspeitos terroristas para o continente. A imprensa fala em "cedência" a Barack Obama e num passo importante para "fechar" a controversa prisão da ilha de Cuba.

A ideia porém ainda está longe de passar à prática - ou seja, ser aprovada em plenário nas duas câmaras do Congresso. Até ao momento, apenas duas comissões legislativas votaram o projecto-lei que prevê que os detidos possam ser transferidos para serem julgados nos tribunais americanos.

Em Junho, o Congresso proibiu a transferência de prisioneiros e cortou os fundos à Casa Branca para fechar a prisão. A maioria democrata "abandonou" Obama quando começaram a surgir notícias de que ex-suspeitos terroristas poderiam ser libertados e presos nos EUA, duas propostas muito impopulares e que foram visadas pelos republicanos numa campanha intitulada: "Não queremos terroristas no nosso quintal".

O recuo do Congresso dá margem de manobra ao Presidente. Mas isso não deverá ser suficiente para que Obama cumpra a promessa de fechar a prisão de Guantánamo até 22 de Janeiro de 2010.

Nas últimas semanas, conselheiros da Casa Branca avisaram que a meta é irrealista. A Administração não confirma os rumores mas segundo o Miami Herald o Pentágono até já começou a contratar guardas para a prisão no próximo ano.

O maior obstáculo ao encerramento de Guantánamo é o destino dos 223 homens que ali continuam detidos. Depois de rever os seus processos o departamento de Justiça recomendou que 90 sejam libertados e enviados para os países de origem ou países de acolhimento. Até agora, só 17 foram transferidos. Dois deles foram recebidos por Portugal.

A Administração considera que há provas para julgar e condenar em tribunais nos EUA outros 40. Os restantes, quase uma centena, são perigosos de mais para saírem em liberdade e não há provas apara os julgar, pelo que terão de ficar detidos sem condenação. É aqui que os problemas começam.

A equipa de Obama está a estudar possíveis localizações para construir uma prisão de alta segurança onde possa colocar os terroristas. Mesmo que encontre uma solução terá de convencer o Congresso a permitir que eles fiquem em solo americano.

O centro de detenção de Guantánamo foi usado depois dos atentados de 11 de Setembro de 2001 para manter e interrogar suspeitos de terrorismo. A prisão tornou-se um símbolo da Guerra ao Terror de George W. Bush.
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117576

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos