Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Crise do Leite

Ir para baixo

Crise do Leite Empty Crise do Leite

Mensagem por Joao Ruiz Qua Out 21, 2009 7:04 am

Crise do Leite

Cada produtor de leite receberá menos de mil euros

«Menos de mil euros» é quanto poderá chegar a cada produtor de leite para o ajudar a arcar com as consequências da descida dos preços, do envelope de 280 milhões que a Comissão Europeia disponibilizou ontem. segunda-feira.

A Portugal deverá caber, num envelope nacional, uma fatia de cerca de cinco milhões de euros para ajudar os profissionais dos sector. A distribuição do dinheiro será feita através da quantidade produzida por cada país, devidamente limitada pela quota nacional.

A comissária dinamarquesa responsável pela Agricultura dizia ontem, no Luxemburgo, que o valor avançado é o \"mais próximo que conseguiu chegar\" do pedido pelos 21 países europeus - entre eles Portugal - que se reuniram há uma semana em Viena para exigir medidas adicionais a Bruxelas e um novo quadro regulamentar. Marianne Fischer-Boel disse que a cada produtor vai chegar \"menos de mil euros\" distribuídos numa base \"não discriminatória\".

O dinheiro deverá ajudar a financiar medidas de apoio para combater a descida dos preços do leite que, em alguns casos superiores a 50% só no último ano, podem passar pelo abate de animais ou pela reforma antecipada de alguns produtores mais velhos que pretendam deixar a actividade.

Os 280 milhões de euros estarão disponíveis já em 2010 e saem do orçamento comunitário da agricultura. A proposta precisa de ser votada pelo Parlamento Europeu, mas tendo em conta que a instituição já se tinha pronunciado a favor da ajuda, não serão de esperar dificuldades.

A comissária admitiu que ia \"esvaziar os bolsos\" para ceder ao pedido, mas não se demove quanto à suspensão do fim das quotas do leite marcada para 2015 que foi aprovada pela totalidade dos países.

As associações do sector não ficaram satisfeitas com a novidade. Em Portugal o vice-presidente da CAP disse que se trata de \"mais uma medida avulsa\" que não \"resolve o problema do sector do leite ao nível da União Europeia\".

No Luxemburgo, o ministro da Agricultura português mostrou uma posição diferente e defendeu que \"significa que nós ganhámos\" com respeito à cedência da Comissão Europeia. Jaime Silva diz que \"mais importante do que o dinheiro é o consenso sobre a necessidade de um novo quadro regulamentar a médio e longo prazo\".

No Luxemburgo, o descontentamento foi mostrado através de uma manifestação de alguns milhares de produtores de leite de vários países europeus que mais uma vez protestaram contra o fim das quotas que está agendado para 2015 e até lá vão aumentando progressivamente todos os anos.

JN, 2009-10-21

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos