Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Chávez põe as armas nas mãos do povo

Ir para baixo

Chávez põe as armas nas mãos do povo Empty Chávez põe as armas nas mãos do povo

Mensagem por Joao Ruiz Sáb Out 24, 2009 10:57 am

Chávez põe as armas nas mãos do povo

por SUSANA SALVADOR
Hoje

Chávez põe as armas nas mãos do povo Ng1208206

Presidente promulgou uma lei que estabelece a formação das milícias populares e outra que prevê novamente a instalação do serviço militar obrigatório por um ano. Mas a sua popularidade continua em queda

"Nós não temos planos para agredir ninguém, mas vamos converter a Venezuela num país capaz de defender até o último milímetro do território", disse o Presidente venezuelano, no dia em que promulgou a lei que cria as milícias bolivarianas. "É o povo em armas", um corpo armado de civis que responde directamente a Hugo Chávez.

A criação das milícias remonta já a 2005, mas estas estavam directamente ligadas aos militares. No ano passado, a Lei Orgânica das Forças Armadas indicava que as Milícias Nacionais Bolivarianas estavam formadas por reservistas, pelas "milícias territoriais" e pelos "corpos combatentes". Estes foram criados em instituições públicas, universidades ou empresas (como a Petróleos da Venezuela).

As novas Milícias Bolivarianas (desaparece o "nacional" e há quem diga que poderá no futuro vir a incluir estrangeiros e ser alargada à totalidade dos países da Alternativa Bolivariana para as Américas) não incluem agora os militares na reserva. São "unidades formadas por cidadãos e cidadãs que trabalham em instituições públicas ou privadas e que, de maneira voluntária, são registados, organizados e treinados pelo Comando Geral da Milícia Bolivariana".

Segundo o El País, o novo corpo de combatentes ajudará também à formação dos Comités de Defesa Integral, feitos à imagem dos Comités de Defesa da Revolução em Cuba, usados como mecanismo de organização e controlo social.

Além desta "reforma" das milícias, foi promulgada ainda a lei que, na prática, acaba por instituir a obrigatoriedade do serviço militar durante um ano. Isto porque a Lei de Incorporação Militar, que estabelece como "dever" de todos os venezuelanos com idades entre os 18 e os 60 anos a obrigatoriedade de prestar serviço militar - completo ou por fases, para conjugar com trabalho e estudos.

Esta semana, uma sondagem da organização Hinterlaces revelou uma queda da popularidade de Chávez, agora abaixo dos 52%. Se as presidenciais fossem hoje, 49% dos venezuelanos não saberiam em quem votar, só 35% escolheriam Chávez e 16% outros candidatos. Além disso, 55% dos inquiridos revelaram não ter confiança no Presidente e 61% disseram que devia deixar o poder em 2012, no final do segundo mandato.

DN

Chávez põe as armas nas mãos do povo Gun4

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos