Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A tribo pagã que os talibãs ameaçam nas montanhas paquistanesas

Ir para baixo

A tribo pagã que os talibãs ameaçam nas montanhas paquistanesas Empty A tribo pagã que os talibãs ameaçam nas montanhas paquistanesas

Mensagem por Joao Ruiz Dom Nov 08, 2009 9:59 am

A tribo pagã que os talibãs ameaçam nas montanhas paquistanesas

Hoje

A tribo pagã que os talibãs ameaçam nas montanhas paquistanesas Ng1214331

Gostam de adorar vários deuses, convivem na natureza com cabras, lobos, hienas, raposas, pastores de carneiros-da-montanha, bebem vinho e licores, fumam, dançam à volta das fogueiras, passeiam pelos telhados das suas casas e deixam os seus filhos casar com quem eles quiserem. A partir daí, não há muito mais que os kalash, apelidados de infiéis pelos talibãs, possam fazer sem receio.

Tribo milenar que os muçulmanos foram progressivamente empurrando para as montanhas, habitam sobretudo na região paquistanesa de Chitral - que fica entre os 2000 e os 2500 metros de altitude, na Província da Fronteira Noroeste. Ao longo de vários anos uns e outros conviveram bem apesar das diferenças religiosas. Mas com a radicalização dos talibãs foram-se sentindo cada vez mais sufocados e cercados como uma espécie em vias de extinção.

O recente conflito armado no Swat, vale vizinho de onde fugiram cerca de dois milhões de pessoas, matou a maior fonte de rendimento kalash: o turismo que os seus costumes e festivais ancestrais atraía. Além disso uma má colheita de uvas durante o Verão, todas secas, impediu a produção de um bom vinho, referiu recentemente uma reportagem do El País.

Herdeiros das gentes de Alexandre, o Grande, guerreiro feroz, oriundo da Macedónia, uma das poucas ligações que os kalash mantêm com o exterior é à Grécia. E para isso muito trabalhou nas últimas décadas o professor grego Thanassis Lerounis, que com apoio da organização não-governamental Voluntários Gregos construiu um museu e uma escola. Este vivia protegido por cinco vigilantes armados, mas no dia 18 de Setembro nem estes conseguiram valer-lhe.

Foi sequestrado durante um raide talibã, no contexto da crescente espiral de violência entre Paquistão e Afeganistão. Lerounis está agora detido em local desconhecido na província sulista afegã do Nuristão. Este era conhecido por Cafiristão, país dos infiéis, onde a população, os cafires, tinham fama de guerreiros indomáveis e sem Deus. Até que Abdul Rahman Khan, emir de Cabul, forçou pela espada a conversão da população ao islão, entre 1845 e 1900, bem como a mudança do nome das terras para Nuristão - o país da luz.

É a essa conversão forçada que os talibãs agora querem que o professor grego se submeta, tal como toda a população kalash. Numa tentativa de resistir à pobreza, muitos jovens acabam por fazê-lo e muitas mulheres aceitam casar com muçulmanos e trocar os seus vestidos pretos com bordados coloridos pelas famosas burcas.

Os talibãs radicais acham que as mulheres devem andar todas cobertas para evitar a cobiça de outros homens que não o marido, não podem sair de casa sem um homem da sua família, não devem frequentar a escola nem ver televisão ou ouvir música. Ora, tendo em conta o estilo de vida dos kalash, isso representa um sacrifício e tanto.

Há mais de dois mil anos que os kalash habitam a região de Chitral, partilhando os vales a alta altitude com os muçulmanos. Mas calcula- -se que, se há quatro décadas os pagãos eram maioria, hoje os muçulmanos aumentaram de 20% para metade da população desta zona da Província da Fronteira Noroeste. E continuam a crescer. Os kalash serão actualmente três mil.

"Apesar de Chitral ser seguro, todos os dias chegam notícias sobre o que fizeram os talibãs do outro lado das montanhas. É muito perigoso sair daqui. Cada vez somos mais pressionados para a conversão e cada vez mais a região se radicaliza", disse Wazir Zada, presidente do Human Rights Monitoring Commitees e porta-voz kalash junto do Governo paquistanês.

Só 5% dos kalash sabem ler. Os outros são analfabetos e muitos são pobres e o Governo não os ajuda. Interessa-lhes mantê-los assim, afirmou, citado pelo El País, Nabaig, um advogado oficial dos kalash - uma tribo de gente que normalmente tem pele e cabelo escuro, mas onde alguns são loiros com olhos claros. Agora, sem Lerounis, o homem que os ligava ao exterior, os kalash sentem o terror aproximar-se.

A tribo pagã que os talibãs ameaçam nas montanhas paquistanesas Ng1214460

DN

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos