Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Justiça: "É preciso repor a decência", adverte Alegre...

Ir para baixo

Justiça: "É preciso repor a decência", adverte Alegre... Empty Justiça: "É preciso repor a decência", adverte Alegre...

Mensagem por Kllüx Seg Nov 23, 2009 2:53 pm

Justiça: "É preciso repor a decência", adverte Alegre sobre relações entre sistemas político e judicial


Manuel Alegre afirmou hoje que é preciso "repor a decência", dizendo que justiça e política não podem misturar-se e que a corrupção tem de ser combatida com as regras de um Estado de Direito.

O ex-candidato presidencial e ex-deputado socialista falava no final da sessão de apresentação de um livro que sintetiza um ano de publicações da revista "Ops! (Opinião Socialista).

Manuel Alegre recusou-se sempre a falar em concreto no recente processo judicial "Face Oculta" e também se escusou a esclarecer se considera que os agentes da justiça estão a ter actuação política.

"Vejo muito mal este clima de tensão entre a justiça e a política. Isso é muito preocupante. Uma das questões dos sistemas políticos é hoje a corrupção, mas a corrupção tem de ser combatida com as leis, com as regras e os princípios do Estado de Direito democrático", advertiu o ex-candidato presidencial.

Manuel Alegre frisou depois que "não se pode combater um crime com soluções que não respeitam os princípios básicos de um Estado de Direito" e deixou uma crítica velada ao funcionamento do sistema judicial.

"Há muitas notícias nos meios de comunicação [sobre processos de justiça], mas, até agora, nada foi até ao fim. Ora, isto acaba por favorecer a corrupção. Não há soluções contra corrupção e há descredibilização da justiça e do sistema democrático", apontou.

O ex-candidato presidencial observou ainda que "há neste momento um clima de suspeição" nas instituições democráticas portuguesas.

"É preciso repor a decência na nossa vida política, assim como restabelecer a confiança e credibilização das instituições. Este deve ser o discurso de quem quer uma vida democrática sã. Os responsáveis políticos e da justiça não se podem misturar", salientou.

Interrogado se tem havido uma actuação política por parte dos responsáveis da justiça, Manuel Alegre respondeu apenas que tem "ideias sobre isso".

"Mas não vou falar agora sobre isso", declarou.
Kllüx
Kllüx

Pontos : 11225

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos