Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Homem esteve 23 anos em falso coma e consciente

Ir para baixo

Homem esteve 23 anos em falso coma e consciente Empty Homem esteve 23 anos em falso coma e consciente

Mensagem por Joao Ruiz Ter Nov 24, 2009 11:29 am

Homem esteve 23 anos em falso coma e consciente

por DN.pt
Hoje

Homem esteve 23 anos em falso coma e consciente Ng1221525

Foram 23 anos preso a uma cama e a ouvir e ver tudo o que se passava à sua volta, mas sem conseguir reagir. Um belga vítima de um acidente de viação ficou totalmente paralisado e os exames médicos diagnosticaram-lhe coma, mas na realidade o homem esteve sempre consciente. Neurologista alerta que pode haver casos semelhantes.

Há 23 anos, quando sofreu o acidente, Rom Houben foi submetido a vários testes motores, verbais e oculares, conta a BBC. Os resultados indicaram que o paciente estava em coma, mas o diagnóstico estava errado, pois o belga estava consciente. A verdadeira situação de Houben só foi descoberta há alguns meses, quando foi submetido a exames de tomografia de última geração: os resultados indicaram que as áreas cerebrais relativas à consciência e à interpretação da informação auditiva e visual estavam a funcionar.

Desde essa altura, o belga tem sido submetido a fisioterapia e já consegue comunicar escrevendo mensagens no computador. “Nunca vou me esquecer do dia em que descobriram qual era o meu verdadeiro problema. Foi o meu segundo nascimento. Em todo este tempo eu tentava gritar, mas não havia nada para as pessoas ouvirem”, disse o belga, citado pela BBC, vincando que “frustração é uma palavra muito pequena para descrever” o que ele sentiu durante 23 anos.

O verdadeiro estado de Houben foi descoberto por uma equipa liderada pelo neurologista Steven Laureys, chefe do Grupo de Coma do Departamento de Neurologia da Universidade de Liège, que publicou o estudo relativo a este caso.

À BBC, Laureys deixou um alerta: “Só na Alemanha, em cada ano, 100 mil pessoas sofrem de traumatismo cerebral grave. Estima-se que de 3 mil a 5 mil se mantêm presos em um estágio intermediário entre o coma verdadeiro e a total recuperação de sentidos e movimentos. Vivem sem nunca mais voltarem.”

In DN

Twisted Evil

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Homem esteve 23 anos em falso coma e consciente Empty Re: Homem esteve 23 anos em falso coma e consciente

Mensagem por Joao Ruiz Ter Nov 24, 2009 11:46 am

Eu não sei, se se poderá considerar este um caso de catalepsia, uma vez que não tenho dados técnicos, que possam suportar uma afirmação dessas.

Sei, todavia, que a catalepsia se caracteriza pela incapacidade de, tudo vendo e ouvindo, o paciente não poder manifestar-se, aprisionado num corpo rígido.

Há mesmo relatos de gente enterrada viva, nessas circunstâncias, cujos cadáveres apareceram virados ou contorcidos, sem qualquer outra explicação plausível, que não a da catalepsia. Para prevenir situações dessas, há quem defenda a utilização de um estímulo (eléctrico ou outro), antes de um sepultamento.

Sei que tenho alguns livros sobre isso, mas não ignoro onde páram, neste momento.
affraid

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos