Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Gripe A está a atacar crianças de três formas diferentes

Ir para baixo

Gripe A está a atacar crianças de três formas diferentes Empty Gripe A está a atacar crianças de três formas diferentes

Mensagem por Joao Ruiz Qua Nov 25, 2009 7:00 am

Gripe A está a atacar crianças de três formas diferentes

por PATRÍCIA JESUS
Hoje

Gripe A está a atacar crianças de três formas diferentes Ng1221851

Há crianças que praticamente não têm febre e outras que vomitam. O vírus é o mesmo mas os organismos reagem de formas diferentes à infecção, explicam pediatras

Pelo consultório do pediatra Gomes Pedro passaram nas últimas semanas muitas crianças com gripe A, mas há casos tão diferentes que se os pais não tivessem pedido testes seria difícil acreditar que se trata da mesma doença, conta o médico. "Há variações enormes de caso para caso, mesmo entre irmãos. Há crianças que praticamente nem febre têm e outras que apresentam todos os sintomas da gripe incluindo diarreia e vómitos", explica.

O vírus é o mesmo, mas afecta as crianças (e os adultos também) de três maneiras diferentes, explicam os pediatras: há as que quase não têm sintomas, com febre baixa ou uma ligeira dor de cabeça; as que têm os sintomas "tradicionalmente" associados à gripe como febre alta, tosse, dores no corpo. E ainda as que a estes sintomas juntam problemas digestivos: vómitos e diarreia (ver caixas). E ainda outras variações.

"É por isso que dizemos que não há doenças, há doentes", conclui Gomes Pedro. "Já tive doentes que nem febre tiveram", diz o pediatra Libério Bonifácio Ribeiro.

"Uma das razões pelas quais os mais novos apresentam quadros mais graves é porque a resposta do sistema imunitário é mais forte", explica o pneumologista António Segorbe Luís. Aliás, não é o vírus que causa febre, mas assim a resposta do nosso organismo ao vírus, acrescenta.

Se a criança não tem outros problemas de saúde, o tratamento não varia muito, explica Gomes Pedro. "Tratam-se os sintomas. Quando têm febre dá-se um antipirético para baixar a temperatura. E sempre muita água para os manter hidratados", recomenda Gomes Pedro. Se a febre não baixar ao fim de três dias então recomenda que se procure o médico.

O pediatra Calheiros Lobo lembra as recomendações da Direcção-Geral da Saúde (DGS): sempre que as crianças mostrarem sintomas como febre e mal estar os pais devem ligar para Linha Saúde 24 para ser aconselhados", diz. Por outro lado, não é possível distinguir entre a gripe A e a comum sem testes laboratoriais, lembram os médicos. "Os problemas gastrointestinais parecem ser mais comuns nesta gripe, mas também podem ocorrer com a gripe normal", explica Gomes Pedro.

Por isso, embora se saiba que a maior parte são casos de gripe A, só há certezas quando foram feitos testes. No entanto, como as autoridades de saúde só fazem testes ás crianças com indicações que mexam no tratamento, muitos pais acabam por recorrer ao privado.

In DN

Embarassed Rolling Eyes

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos