Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

As laranjas -artigo de VM nunca é demais informar que Portugal foi pioneiro a divulgar esta fruta

Ir para baixo

As laranjas -artigo de VM nunca é demais informar que Portugal foi pioneiro a divulgar esta fruta Empty As laranjas -artigo de VM nunca é demais informar que Portugal foi pioneiro a divulgar esta fruta

Mensagem por Vitor mango Dom Ago 10, 2008 3:26 am

Figos e  Laranjas

Falar Hoje em FIGO associa-se de imediato ao jogador português , de nível internacional
Falar em laranjas , na idade media , era de imediato falar de Portugal
São dois frutos de grande interesse para o nosso país .
Vamos ás laranjas .Que tal aprofundarmos um pouco a historia deste fruto , valeu ?
Existem  dois tipos de laranjas ;
- Uma amarga , Citrus auratium Linn
- Outra doce , Citrus sinensis Linn
As laranjeiras amargas foram introduzidas pelos árabes , vindas do Sueste da Ásia  possivelmente no século X ou XI e era apreciada apenas como remédio .
Quanto ás doces ( as que nos interessam ) ,quando Vasco da Gama chegou a Mombaça , em 1498 , o rei local ofereceu-lhe laranjas  grandes e doces ... melhores do que as de Portugal o que demonstram que já havia laranjas deste tipo em Portugal
Gaspar Correia, em Quiloa no ano de  1502 descreve novamente as laranjeiras ,  como as melhores que já  experimentou .
Diversos autores  descrevem as famosa “pommes” de Shangtarah  - “Cintra “ –já referenciadas no século 14 que se propagaram primeiro com o nome de Sintra alternando com o nome de “ Portugals  “
Parece que foi D. Francisco de Mascarenhas , quem plantou as primeiras   arvores ,  em Xabregas , se bem  , que outros autores afirmem que foram os árabes que as trouxeram através das rotas comerciais até Génova  .
De Xabregas partiram enxertos para Madeira , Açores e Brasil .
Apesar de D. Pedro II , em 1671 ,  ter proibido a saída das laranjeiras , do país estas arvores depressa se propagaram no mediterrâneo .
Ninguém duvida que foram ,realmente , os portugueses a espalhar esta arvore pelo mundo , apesar da sua origem no  sudeste  da Ásia , nordeste da Índia e da Indochina como o nome botânico de - Citrus sinensis .
A data citada é de 1560 .
Em Lisboa , este fruto ,  era apregoado  como “laranja da china “.
Partindo de Lisboa ela adquiriu nomes associados a Portugal como :
- Portugales na Grécia ,Secilia-portogallo  na Turquia-portokal , Piemonte-portogalleto na Albânia- portokale , no  Kurdistão-portoghal  em abcácio de patrakal e nomes idênticos nos restantes países , quando o nome árabe era naranj derivado do persa naranj ou narangi
No novo continente , ela foi levada para a  Baia pelos portugueses .Daqui  levada para a Índia (Ormuz )
Curiosa a sua expansão em Portugal .
Necessitando de dias compridos ,só conseguidos em  latitude baixa ou media e proximidade do mar m e não aguentando temperaturas abaixo dos 2graus negativos , activando-se a vegetação acima dos 12,8 graus de temperatura depressa se encontraram os melhores locais de plantação com estas caracteristicas .
Para se obterem laranjas  mais doces a sua cultura  foi levada para Setúbal e depois para o Algarve .
A sua adaptação ,  na Baia acabou por criar uma variedade hoje bem apreciada pelo excelente  sabor
Na concentração de laranjais no mediterrâneo laranjais destacam-se Portugal, Espanha , Córsega, Itália, Grécia , Turquia, Síria, Líbano, Israel,  Palestina , Egipto, Tunísia, Argélia e Marrocos .
Curiosa foi a sua introdução nos Açores A  cultura teve tal sucesso , na ilha de S. Miguel , no século  XVIII ,  que passou a monocultura . Exportavam-se toneladas de laranjas para Inglaterra .
Interessante também a descrição na visita de William Beckford a Alcobaça e Batalha 1794 onde são descritas laranjas entre as iguarias servidas e concerteza ele deveria já conhecer bem ,as laranjas idas dos Açores para o seu país .
Uma doença acabou por extinguir , rapidamente ,  todos os laranjais nos Açores .
Mas foi dos Açores , que foi levada uma variedade conhecida como Valência Late , para os EUA - esta variedade era conhecida como “laranja de Lisboa “

Noivas e ramos de Laranjeira

O tradicional uso de flores de Laranjeira no vestuário das Noivas vem do tempo das cruzadas .
Os cavaleiros cristãos , vindos da Palestina ,  ofereciam ás esposas , ramos de flor de laranjeira no aniversario do seu casamento . Os Sarracenos aliás consideravam esta flor símbolo da fertilidade , aliando o facto ao numero elevado de frutos que esta arvore , de porte médio conseguia .
Assim , este símbolo , entrou na tradição das noivas levarem  um ramo de laranjeira ,  em toda a Europa meridional , Inglaterra e América do Norte


(*) Neste temas ecológicos das terças feiras temos evitado utilizar calões técnicos e digerir de forma pratica informações ao grande publico para fácil digestão informativa – a compreensão aos colegas deste facto





As laranjas -artigo de VM nunca é demais informar que Portugal foi pioneiro a divulgar esta fruta Images?q=tbn:ANd9GcQXG7CLp6Ik13qkFoyBDWETHoBjVZ56FHU4mkGLgHzpYUuhTYPFJoWd--26
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117472

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos