Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

POLÉMICA

Ir para baixo

POLÉMICA Empty POLÉMICA

Mensagem por Viriato Qua Dez 09, 2009 3:59 pm

POLÉMICA

POLÉMICA MJSeixas+by+Maluda


A propósito deste post, um leitor escreveu-me: «Por momentos, pensei que estava a ler o curriculum de uma comissária política. Mas concerteza que estou errado.» Está. O currículo de Maria João Seixas, na RTP e fora dela, fala por si. Decerto não por acaso, a Associação Portuguesa de Realizadores recebeu a nomeação com agrado. Paulo Branco [«Óptima escolha»] também apoia. E Margarida Gil. E João Pedro Rodrigues. Tudo gente do cinema.

Quem desaprova é Vasco Pulido Valente: «Não tem sombra de competência para o cargo», disse hoje. Opinião diferente tem Medeiros Ferreira: «Está tudo dito sobre o seu amor ao cinema e o seu culto da Cinemateca. Como gestora cultural ela não precisa que eu diga alguma coisa.»

Entretanto, tudo serve para denegrir Maria João Seixas. Até o facto de, enquanto assessora de Gueterres, não ter convidado João César Monteiro para um jantar com o então primeiro-ministro. Ela lá sabe. Uma coisa é a admiração pela obra dos artistas. Outra o respeito institucional. E outra ainda a escolha de quem come connosco à mesa.


[Na imagem, Maria João Seixas retratada em 1961 por outra moçambicana, a pintora Maluda.]

posted by Eduardo Pitta
Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Ir para o topo Ir para baixo

POLÉMICA Empty Re: POLÉMICA

Mensagem por Viriato Qua Dez 09, 2009 4:01 pm

Maria João Seixas


Já inventariámos os nossos antepassados e chegámos à conclusão que não temos qualquer parentesco. Mas, mesmo que o tivéssemos, não prescindiria de dizer aqui quanto me agradou a nomeação de Maria João Seixas para a presidência da Cinemateca Nacional.

Leiam ou assistam às suas entrevistas e percebam como é possível transpor para um diálogo a inteligência crítica e o sentido de oportunidade, revelando a capacidade de trazer a riqueza essencial do interlocutor à tona da conversa. Estou certo que Maria João Seixas vai fazer um excelente lugar, com uma programação que coloque a Cinemateca, de forma ainda mais evidente e eficaz, nos roteiros culturais da cidade de Lisboa.

Ah! e há um ponto importante. A Maria João sabe rir e não cultiva aquele ar sisudo de quem acha que a cultura e a frequência dos meios intelectuais impõem uma pesada gravitas, como os que parecem ter por nobre e prestigiado destino o transporte às costas de todas as angústias existenciais do mundo.


Postado por Francisco Seixas da Costa
Viriato
Viriato

Pontos : 16657

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos