Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

CIA dispensa Blackwater de actuar no Paquistão

Ir para baixo

CIA dispensa Blackwater de actuar no Paquistão Empty CIA dispensa Blackwater de actuar no Paquistão

Mensagem por ricardonunes Dom Dez 13, 2009 5:20 am

A empresa de segurança privada americana terá participado em operações secretas e sensíveis da CIA, incluindo o transporte de prisioneiros. A decisão de Leon Panetta poderá ter como objectivo quebrar ligação "quase afectiva" revelada pelo 'New York Times'.

A Blackwater, ou melhor, a Empresa Xe, volta a estar sob as luzes da ribalta: o jornal The New York Times revelou, na sua edição de ontem, que o director da CIA [serviços secretos dos EUA] decidiu suspender o contrato que dava mão livre aos efectivos daquela empresa privada de segurança americana para bombardear áreas do Paquistão e Afeganistão. Estes ataques eram feitos com aviões sem piloto, os ditos drones.
A decisão de Leon Panetta, segundo fontes da CIA, baseia-se na sua determinação em querer que sejam os operacionais americanos a realizar tais operações e não funcionários da antiga Blackwater. Mas a história parece ser um pouco mais complicada, tendo em conta que funcionários da referida empresa continuam a contas com a justiça, acusados da morte de civis na capital iraquiana.
Por exemplo, na sexta-feira, o mesmo jornal americano revelava que elementos da Blackwater participaram, com efectivos da CIA, em acções particularmente sensíveis. A saber, operações clandestinas contra combatentes no Iraque e no Afeganistão e voos de transporte de prisioneiros.
De acordo com o New York Times, que cita funcionários da Blackwater, estas operações "realizavam-se normalmente durante a noite, e foram quase diárias no período de maior violência no Iraque de 2004 a 2006" e com o pessoal da empresa de segurança a ter um "papel central".
Esta cooperação estreita entre as duas organizações transformou-se numa relação "muito amistosa, quase fraterna" e criou a sensação, como explicou ao jornal um efectivo da CIA, de que a Blackwater "era uma extensão" da agência governamental, cujos agentes protegia, afinal, dos rebeldes.
Marco Corallo, porta-voz da Blackwater, fez, no entanto, questão de desmentir tais relações. E, em declarações ao jornal nova-iorquino, garantiu que a sua empresa nunca teve contactos para participar em operações clandestinas com a CIA ou com os serviços de operações especiais dos EUA, no Iraque, no Afeganistão ou em qualquer outro lugar
E entre as afirmações de uns e os desmentidos de outros, George Little, um porta-voz da CIA garantiu ao New York Times que "actualmente, a Blackwater não está envolvida em qualquer operação da CIA, para além do seu papel no sector da segurança e de apoio".
A decisão de Leon Panetta agora tornada pública parece prender-se com a ordem que deu no início do ano, isto é, que fossem revistos os contratos estabelecidos com a Blackwater de forma a garantir que os seus funcionários apenas estejam implicados em actividades de segurança.
A Blackwater mudou o seu nome em Agosto para Empresa Xe, após funcionários seus terem sido acusados da morte de 17 civis no Iraque, em Setembro de 2007. Quatro deles vão a tribunal em 2010.

DN
ricardonunes
ricardonunes

Pontos : 3302

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos