Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Médio Oriente: Hamas promete continuar luta até libertar 'toda a Palestina'

Ir para baixo

Médio Oriente: Hamas promete continuar luta até libertar 'toda a Palestina' Empty Médio Oriente: Hamas promete continuar luta até libertar 'toda a Palestina'

Mensagem por Vitor mango Ter Dez 15, 2009 1:18 am

Médio Oriente: Hamas promete continuar luta até libertar 'toda a Palestina' quando assinala 22.º aniversário

Internacional

* 2009-12-14
* visitas (30)
* comentários (0)


O Hamas prometeu hoje continuar a luta até 'à libertação de toda a Palestina', reiterando a sua recusa em reconhecer o Estado de Israel durante as celebrações em Gaza do 22.º aniversário da sua criação.

O chefe do governo do Hamas em Gaza, Ismail Haniyeh, apelou à libertação 'da Palestina, do mar (Mediterrâneo) ao rio (Jordão)', perante dezenas de milhares de partidários.

Num discurso de mais de uma hora, Haniyeh assegurou que 'o Hamas não ficará satisfeito com a libertação de Gaza, nem com o estabelecimento de um Estado independente em Gaza. O Hamas quer libertar a Palestina, toda a Palestina, e a libertação de Gaza não é mais que uma etapa para a libertação de toda a Palestina'.

'Não reconhecemos Israel e não renunciamos ao nosso direito à resistência', disse ainda o chefe do governo do Hamas, que controla a Faixa de Gaza desde Junho de 2007.

Para ouvir o discurso concentraram-se no centro da cidade de Gaza partidários vindos de todo o território, alguns com bandeiras verdes do movimento islamita e outros com retratos do xeque Ahmed Yassine - líder espiritual e fundador do Hamas morto num ataque aéreo israelita em 2004.

O porta-voz das brigadas Ezzedine al-Qassam (o braço armado do Hamas), Abu Obeida, afirmou que elas continuarão a luta armada contra Israel, assegurando que 'os 'rockets' Qassam aterrorizam o inimigo sionista'.

/> Foi para acabar com o disparo daqueles 'rockets' que Israel desencadeou uma grande ofensiva militar há cerca de um ano (27 de Dezembro a 18 de Janeiro), que causou mais de 1400 mortos palestinianos e 13 israelitas.

Desde então, o Hamas tem observado um cessar-fogo, mais ou menos respeitado pelas outras facções armadas palestinianas da Faixa de Gaza.

O Hamas foi criado a 14 de Dezembro de 1987, tendo por base a ideologia da Irmandade Muçulmana egípcia, pouco depois do início da primeira Intifada, o levantamento palestiniano contra a ocupação israelita na Cisjordânia e na faixa de Gaza.

Tendo-se oposto aos acordos de Oslo de 1993 que conduziram à criação da Autoridade Palestiniana, o movimento islamita, cujo líder político máximo, Khaled Mechaal, está exilado em Damasco, defende a criação de um Estado islâmico no conjunto da Palestina histórica, do Mediterrâneo ao Jordão, ou seja, englobando Israel.

O movimento declara-se, no entanto, pronto a aceitar como 'solução temporária' um Estado palestiniano nos territórios ocupados em 1967 por Israel, mas sem reconhecer o direito à existência do Estado hebreu.

O Hamas venceu as últimas eleições legislativas palestinianas de Janeiro de 2006, ganhando ao Fatah, o partido laico fiel ao presidente da Autoridade Pale
stiniana Mahmud Abbas, antes de o afastar pela força da Faixa de Gaza em Junho de 2007.
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117569

Ir para o topo Ir para baixo

Médio Oriente: Hamas promete continuar luta até libertar 'toda a Palestina' Empty Re: Médio Oriente: Hamas promete continuar luta até libertar 'toda a Palestina'

Mensagem por Vitor mango Ter Dez 15, 2009 1:20 am

O movimento declara-se, no entanto, pronto a aceitar como 'solução temporária' um Estado palestiniano nos territórios ocupados em 1967 por Israel, mas sem reconhecer o direito à existência do Estado hebreu.

O Hamas venceu as últimas eleições legislativas palestinianas de Janeiro de 2006, ganhando ao Fatah, o partido laico fiel ao presidente da Autoridade Palestiniana Mahmud Abbas, antes de o afastar pela força da Faixa de Gaza em Junho de 2007.
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117569

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos