Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Polícias britânica e nigeriana abrem investigação, Madrid reforça segurança

Ir para baixo

Polícias britânica e nigeriana abrem investigação, Madrid reforça segurança Empty Polícias britânica e nigeriana abrem investigação, Madrid reforça segurança

Mensagem por Vitor mango Sáb Dez 26, 2009 8:54 am


Polícias britânica e nigeriana abrem investigação, Madrid reforça segurança
14h58m

A polícia britânica anunciou hoje, sábado, que está a levar a cabo em Londres diligências relacionadas com o homem que na sexta-feira activou um engenho explosivo durante um voo entre Amesterdão e Detroit (EUA).

"Estamos em contacto com as autoridades norte-americanas e temos investigações em curso em Londres", informou um porta-voz da Scotland Yard, acrescentando que a polícia está a fazer buscas em residências.

Por seu turno, o aeroporto de Madrid-Barajas activou hoje, sábado, mais apertados procedimentos de segurança nos voos com saída da capital espanhola para os Estados Unidos, após o incidente provocado por um nigeriano que activou um engenho explosivo artesanal num avião com destino a Detroit.

O avião conseguiu aterrar com normalidade no seu destino, mas alguns dos 278 passageiros sofreram igualmente queimaduras de pouca monta.

O autor da tentativa de atentado, Abdul Faruk Abdulmutallab, que afirma pertencer à organização terrorista Al-Qaeda, era estudante de engenharia no University College de Londres e já era conhecido pela polícia britânica, que segundo a BBC estava hoje a investigar um apartamento nas proximidades da universidade.

Também a Nigéria anunciou ter aberto uma investigação sobre o incidente e prometeu colaborar com as autoridades norte-americanas, refere um comunicado divulgado hoje pela sua ministra da Informação, Dora Akunyili.

"O vice-presidente da República Federal da Nigéria, Goodluck Ebele Jonathan, ordenou aos serviços de segurança nigerianos que investiguem o incidente", indica o comunicado, onde se esclarece que já estão em curso medidas para verificar "a identidade do suspeito e as suas motivações".

Por seu lado, a transportadora aérea KLM esclareceu hoje que não teve a seu cargo o controlo de passageiros do voo proveniente da Nigéria com destino a Amesterdão, em que viajou o autor do atentado.

Segundo um porta-voz da KLM, citado pela agência noticiosa ANP, a companhia operava neste caso como simples "transportadora" e o controlo de passageiros dependia da polícia holandesa.

Fonte da polícia citada pela agência indicou que o suspeito chegou a Amesterdão num voo da KLM proveniente de Lagos, na Nigéria, não tendo saído da zona de trânsito do aeroporto de Schipol nem passado pelo posto de controlo de passaportes.
Estatísticas
Partilhar

[?]
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117490

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos