Vagueando na Notícia


Participe do fórum, é rápido e fácil

Vagueando na Notícia
Vagueando na Notícia
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Obama vira pragmático

2 participantes

Ir para baixo

Obama vira pragmático Empty Obama vira pragmático

Mensagem por Vitor mango Dom Dez 27, 2009 1:51 am


Obama vira pragmático
O "Sim, nós podemos' da campanha eleitoral se tornou, no primeiro ano de governo do primeiro presidente negro dos EUA, em "Já veremos"


Washington (EFE) - O primeiro presidente negro dos Estados Unidos, Barack Obama, chegou à Casa Branca em janeiro passado com o lema "Sim, nós podemos", mas ao longo de seu primeiro ano de mandato esse otimismo se transformou gradualmente em um mais cauteloso "Já veremos".

Obama encerra o ano com várias conquistas: no começo de 2009 conseguiu a aprovação de um plano de estímulo econômico avaliado em US$ 787 bilhões; a economia evitou uma depressão e começou a crescer de novo; no início de dezembro recebeu em Oslo o prêmio Nobel da Paz, e conseguiu, na semana passada, a aprovação no Senado de uma moção de procedimento que abre caminho para a legislação da reforma do sistema de saúde que defende.

Mas Obama também deixa muitos assuntos pendentes: a reforma migratória deverá esperar o ano que vem, e as guerras no Iraque e no Afeganistão não só continuam mas, no caso do país centro-asiático, vai se intensificar.

Após sua chegada à Casa Branca, nos primeiros dias anunciou o fechamento da prisão de Guantánamo, um novo esforço pela paz no Oriente Médio e um enorme plano de estímulo econômico.

Por enquanto, apenas foi para frente o plano de estímulo. O processo de paz no Oriente Médio parece tão encalhado como sempre e o governo reconheceu que não poderá fechar Guantánamo na data prevista, 20 de janeiro - mas continua tomando medidas com esse fim, e recentemente anunciou a aquisição de uma penitenciária em Illinois para acolher alguns desses presos.

Talvez seu pragmatismo tenha sido mais evidente em suas batalhas mais recentes, a mudança climática e a reforma da saúde. Em ambos os casos, para conseguir um consenso, teve que aceitar acordos muito abaixo de suas expectativas iniciais. Mas, como observou em Copenhague, "se esperávamos conseguir (todos os objetivos), não alcançaríamos nenhum avanço".

E o que Obama quis fazer este ano foi avançar. Ou, em palavras de seu assessor político, David Axelrod, "semear agora para colher mais tarde". Essa é a atitude que aplicou em sua política externa. Em cada nova visita ofereceu "um novo começo" nas relações de seu país.

Obama obteve o apoio dos aliados europeus para sua nova estratégia no Afeganistão, que prevê o envio de reforços agora e o começo da retirada para julho de 2007. Ele anunciou no dia 1º de dezembro o desdobramento de mais 30 mil soldados norte-americanos, e a Otan acrescentou mais sete mil.

Menos claro está o resultado de sua estratégia, por enquanto, em relação à China. O presidente norte-americano viajou a Pequim para uma visita de Estado pela qual recebeu diversas críticas em seu país diante da aparente falta de resultados. Precisamente, o que acontecer com o Irã - outro país ao qual Obama ofereceu um novo começo, mas cujas tentativas de aproximação foram rechaçadas - será uma das primeiras pedras no sapato de sua política no próximo ano.
Vitor mango
Vitor mango

Pontos : 117490

Ir para o topo Ir para baixo

Obama vira pragmático Empty Re: Obama vira pragmático

Mensagem por Joao Ruiz Dom Dez 27, 2009 2:59 pm

Pelo andar da carruagem, palpita-me que Obama vai defraudar as expectativas de muito boa gente.

A ver vamos...


Idea

_________________
Amigos?Longe! Inimigos? O mais perto possível!
Joao Ruiz
Joao Ruiz

Pontos : 32035

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos